LIRAa - Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti
logo SUS e PBH
Acessos
249121
Ações contra a Dengue
O resultado do LIRAa também norteia ações do grupo de mobilização social da SMSA, o Mobiliza SUS-BH. Por meio dos projetos “Meu bairro em foco” e “Quinta Itinerante”, são promovidas ações de mobilização no combate à dengue por meio de atuações técnicas e lúdicas nas regiões que apresentam maiores índices de infestação vetorial e o registro de entrada de novos casos da doença.

Dentro dos dois projetos são realizadas apresentações de esquetes em escolas, blitzes nos semáforos, panfletagens interativas, ações lúdicas em áreas comerciais e contações de histórias com o tema da dengue.

 As ações de mobilização de combate e prevenção à doença acontecem durante todo o ano, em locais de grande circulação de público, corredores de acesso ao centro e/ou grandes corredores centrais, como o Mercado Central, Restaurante Popular, estações do metrô e Praça Sete, entre outros. Outra atividade desenvolvida pelo grupo de mobilização é a capacitação de profissionais das Academias da Cidade e também do setor privado, para que possam atuar como multiplicadores e representantes no combate à dengue.

Prevenção e Controle

Serão realizadas programações específicas para cada um dos distritos sanitários, de acordo com o mapa de risco e da dinâmica da situação epidemiológica. Também será intensificada a operação “pente fino’ nas áreas selecionadas, em função do mapa de risco e da dinâmica da situação epidemiológica.

Secretaria Municipal de Saúde . Av. Afonso Pena . 2336 . Funcionários . Belo Horizonte . MG