LIRAa - Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti
logo SUS e PBH
Acessos
249371
Aliança contra a Dengue

Reconhecendo ser imprescindível a participação da sociedade civil nas ações de controle a dengue, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte firmou aliança com diversas instituições públicas e privadas, além de várias prefeituras da Região Metropolitana, com vistas a intensificar o combate à doença. O crescente número de casos de dengue registrados na capital constitui alerta para o risco de epidemia.

Diante desse risco de aumento expressivo de casos de dengue e as implicações da doença na sociedade, Poder Público e as instituições parceiras acordaram medidas que visam garantir o desenvolvimento de ações de mobilização social que possibilitem a mudança de hábitos da população. A ideia é que cada instituição pública e privada se comprometa a exercer o seu papel no trabalho contínuo de controle e combate à dengue.

Cada instituição assume o compromisso de manter seu espaço físico livre de dengue, mobilizar seu público de abrangência e contribuir com o cumprimento das metas de reduzir o índice de infestação predial (aferição através do LIRAa, o Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes Aegypti.


EIXO DAS AÇÕES PRIORITÁRIAS

As principais ações a ser implementadas pela Secretaria Municipal de Saúde e as instituições parceiras são, por área, as seguintes:

1) Comunicação:
utilização de peças publicitárias com conteúdo harmônico estabelecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, para divulgação entre o público alvo.

2) Mobilização:
envolvimento do público de abrangência em torno do desenvolvimento de ações que promovam a mudança de hábitos e consciência da "cidadania responsável", como realização de palestras, capacitações, formação de mobilizadores, mutirões de limpeza.

3) Agenda do Setor Saúde:
participação na divulgação dos protocolos assistenciais, fluxos de atendimento e encaminhamento de pacientes, notificação imediata de casos, ações de prevenção e controle da doença.

4) Articulação e Integração das Ações de controle da Dengue na Região Conurbada a Belo Horizonte:
contribuição para a implementação do "Plano de Ação para Prevenção e Controle da Dengue da Região Conurbada à Belo Horizonte", com envolvimento de outras instituições públicas e privadas de alcance estadual.

5) Compromisso:
orientação e treinamento para que todo funcionário público seja um agente de disseminação do combate à dengue, em períodos específicos do ano, durante suas atividades funcionais.

6) Ampliação:
aumento do número de parceiros, com o objetivo de criar uma rede cada vez mais ampla de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti.

PARCEIROS DA ALIANÇA

 

 

Secretaria Municipal de Saúde . Av. Afonso Pena . 2336 . Funcionários . Belo Horizonte . MG