LIRAa - Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti
logo SUS e PBH
Acessos
249140
Notícias
Regional Norte recebe ação de mobilização contra a dengue

Um sábado diferente para a Vila Biquinhas, no Bairro Heliópolis, Regional Norte. A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), realizou no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), a primeira ação de mobilização do ano contra dengue. Durante o encontro, os pais puderam trocar materiais que acumulam água por cadernos, lápis e borrachas. Foram recolhidos 84 pneus, 2.702 garrafas PET e 3.268 latas.

O Secretário Municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, afirmou que os cuidados contra a dengue devem continuar, especialmente nesse período do ano. “Janeiro é um mês chuvoso e conta com períodos ensolarados. Essa combinação favorece a reprodução do mosquito. Por isso, Estado e município continuam em alerta. Mas a participação de todos é fundamental”, disse ele, ao lembrar que 85% dos focos da doença estão nas residências.

O motorista Washington Santos, 47 anos, levou latinhas e garrafas PET para trocar por material escolar. Pai de três filhas adolescentes, Santos elogiou a iniciativa. “A ideia é muito boa. De um lado, contribui para eliminar os focos do mosquito. Do outro, nos ajuda a economizar na compra do material escolar”, disse ele, que levou três cadernos, quatro lápis e oito borrachas.

A estudante Mylene Santos, de nove anos, aluna na Escola Municipal Secretário Umberto Almeida, levou para casa dois cadernos, cinco lápis e sete borrachas. “Já tive dengue e sei como é ruim. Por isso, não vacilo mais”, garantiu ela.

Durante o encontro, os moradores ainda participaram de um “aulão” com os professores da Academia da Cidade. Já as crianças assistiram a peça teatral “Taquinho e Dona Conceição”. Apresentada pelos atores do grupo de teatro da SMSA, o espetáculo conta a história de um Agente de Combate a Endemias que tenta convencer uma senhora sobre a importância de se manter o quintal limpo.

Segundo o Superintendente Regional de Saúde da SES, Paulo de Tarso, a participação da sociedade para eliminar os focos do mosquito é fundamental. “Sozinho, o poder público não terá êxito. É preciso uma parceria tríplice, isto é, população, estado e município”, defendeu ele.

Outras ações de mobilização estão programas para os próximos finais de semana. No sábado (14/01), o evento será no bairro Confisco, na Regional Pampulha. No sábado seguinte (21/01), será a vez do bairro Dom Bosco, na Regional Noroeste. Durante a ação de mobilização no bairro Heliópolis, foram distribuídos 2.702 lápis, 3.236 borrachas e 84 cadernos.

Cai número de casos

A capital mineira apresentou em 2011 a maior redução no número de casos de dengue da década, desde a primeira epidemia da doença em 1998. Comparado com o mesmo período de 2010, o número de casos notificados suspeitos da doença apresentou uma redução de 90%. Já nos casos confirmados, a queda chegou a 97%.

Até o momento, a capital registrou 8.287 notificações de casos suspeitos da doença. Desse total, 1.559 casos foram confirmados, sendo três casos de dengue com complicações e quatro casos de Febre Hemorrágica Dengue (FHD); 6.196 foram descartados e 532 estão pendentes.

Secretaria Municipal de Saúde . Av. Afonso Pena . 2336 . Funcionários . Belo Horizonte . MG