LIRAa - Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti
logo SUS e PBH
Acessos
249541
Notícias
Ações contra Dengue

Comunicação e Mobilização

O resultado do LIRAa norteia ações pontuais do grupo de mobilização social da SMSA, o Mobiliza SUS-BH. Por meio dos projetos “Meu bairro em foco” e “Quinta Itinerante”, são promovidas ações de mobilização no combate à dengue por meio de atuações técnicas e lúdicas nos territórios que apresentam altos índices de infestação vetorial e registro de entrada de novos casos da doença.

Dentro dos dois projetos são realizadas blitzes nos semáforos, panfletagens interativas, ações lúdicas em áreas comerciais e contações de histórias, além de apresentações de esquetes em escolas.

As ações de mobilização de combate e prevenção à dengue acontecem durante todo o ano, em locais de grande circulação de público, corredores de acesso ao centro e/ou grandes corredores centrais, como Mercado Central, Restaurante Popular, estações do metrô, Praça 7, entre outros. Outra atividade desenvolvida pelo grupo de mobilização é a capacitação de profissionais das Academias da Cidade e também do setor privado para atuarem como multiplicadores e representantes no combate à dengue.

 

Prevenção e Controle

Serão realizadas programações específicas para cada um dos distritos sanitários, de acordo com o mapa de risco e da dinâmica da situação epidemiológica. Também será intensificada a operação “pente fino’ nas áreas selecionadas, em função do mapa de risco e da dinâmica da situação epidemiológica.

 

 

Secretaria Municipal de Saúde . Av. Afonso Pena . 2336 . Funcionários . Belo Horizonte . MG