LIRAa - Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti
logo SUS e PBH
Acessos
249556
Notícias
SMSA divulga resultado do LIRAa de janeiro

O primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) em 2013 demonstra que 1,9% dos imóveis pesquisados em Belo Horizonte contam com a presença do mosquito transmissor da dengue. Ou seja, quase dois, em cada 100 imóveis apresentam focos do Aedes aegypti. Esse é o menor índice apresentado no mês de janeiro nos últimos quatro anos.

De acordo com a padronização do Ministério da Saúde, o índice de infestação larvária recomendado para evitar epidemia é de até 1%. O LIRAa realizado no mesmo período do ano passado, em janeiro, apontou um índice de 3,1%. O último LIRAa, realizado em 2012, feito em outubro, teve um resultado de 0,5% de infestação.

 

O levantamento foi realizado em 34.320 imóveis e revelou que 78% dos focos do mosquito estão dentro dos domicílios, situação muito semelhante dos anos anteriores.

 

A SMSA executa durante todo o ano ações de prevenção e controle da dengue: assistência aos pacientes, combate ao vetor, mutirões de limpeza e comunicação/mobilização social.  As ações são para prevenir a proliferação dos focos do Aedes aegypti, conscientizar a população sobre a importância da participação de todos no combate a dengue, reduzir o número de pessoas com dengue, garantir a assistência médica aos pacientes e evitar óbitos.

 

Secretaria Municipal de Saúde . Av. Afonso Pena . 2336 . Funcionários . Belo Horizonte . MG