LIRAa - Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti
logo SUS e PBH
Acessos
249141
Notícias
Gincana contra a dengue mobiliza cerca de 2 mil crianças

É com muita alegria, animação e importantes informações que o grupo de mobilização social, Mobiliza SUS-BH, está comandando as aberturas da “Gincana na Escola”, projeto da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED), Projeto Guernica e a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), criado com o objetivo de abordar assuntos relacionados a saúde e ao meio ambiente.

 

 

Nove escolas municipais, das nove Regionais da cidade, foram escolhidas para participarem da gincana. Em cada escola, de quatro a sete turmas do 3º ciclo estão participando da ação. Cada turma recebe uma temática dentre; dengue, leptospirose, esquistossomose, leishmaniose, reciclagem, coleta seletiva e impacto do lixo no meio ambiente.

 

“Estamos trabalhando na ‘Gincana na Escola’ com mais de 2.500 alunos de 12 a 14 anos de idade. O objetivo é tratar de assuntos relevantes para uma vida saudável de uma forma lúdica, o que facilita o entendimento e desperta maior interesse dessas crianças”, disse o coordenador do Mobiliza SUS-BH, Samir Amim.

 

Segundo o Chefe de Divisão de Educação para Limpeza Urbana da SLU, Daniel Deleuze, a população de Belo Horizonte só tem a ganhar com essa parceria. “Já trabalhamos juntos em vários eventos. Com a gestão compartilhada, criada na gestão do prefeito Marcio Lacerda, os grupos de mobilização social das diversas secretarias estão se reunindo com o intuito de melhor atender a população. Cada secretaria está levando a sua temática. É uma parceria natural”, ressaltou Deleuze.  

 

Na última segunda-feira, 09/04, a abertura da gincana foi na Escola Municipal Armando Ziller, Regional Venda Nova. Nesta quarta-feira, 11/04, foi a vez da Escola Municipal Mário Werneck, Regional Oeste. Cerca de 200 crianças participaram da abertura que contou com shows das bandas Atitude e Banda SUScesso. Não faltou animação dos alunos que se comprometeram com os temas da gincana.

 

Jordana Aparecida Gonçalves Pereira, 12 anos, representante do grupo da Dengue, garantiu que sua equipe vai ganhar. “Já sabemos bastante sobre esta doença. A dengue mata! Espero aprender muito com a gincana”, lembrou Jordana. 

 

Já a aluna Ana Flávia Sales Pimenta, 14 anos, representante da equipe responsável pela Leishmaniose. “Adorei a abertura da gincana, as danças e as músicas. Me diverti muito. Vamos aprender tudo sobre essas doenças e sobre a preservação do meio ambiente”, ressaltou estudante.

 

Será vencedora da gincana a equipe que acumular o maior número de pontos após todas as etapas. A “Gincana na Escola” se estende ao longo de todo o ano letivo, começando em abril e terminando no final do mês de novembro. As equipes vencedoras de cada escola receberão como prêmio um grande dia de lazer em uma área ecológica com atividades como caminhadas, desafios, jogos, apresentações artísticas, piquenique, oficinas temáticas e shows.  

 

A gincana acontece durante todo o mês de abril, em todas as regionais da cidade.

Secretaria Municipal de Saúde . Av. Afonso Pena . 2336 . Funcionários . Belo Horizonte . MG