LIRAa - Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti
logo SUS e PBH
Acessos
249535
Notícias
Moradores do Confisco mobilizados contra a dengue

Aproveitando o primeiro fim de semana de sol forte em Belo Horizonte, em 2012, os moradores do bairro Confisco, na Região da Pampulha, foram à praça principal do bairro, no último sábado, dia 14. Mas não era apenas para passear ou levar as crianças para brincar. O motivo era muito mais importante: prevenção e combate dengue.

No local, mais de seis mil garrafas pet foram trocadas por material escolar. Pneus velhos, latas e outros materiais inservíveis também foram recolhidos. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Rede Globo, teve como objetivo mobilizar a população para entrar na luta de combate à doença.

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, ressaltou uma redução de 97% dos casos da doença, quando comparados 2011 e 2010. O secretário também destacou o fato de que não houve registro de mortes em decorrência da doença no ano passado, mas alertou que o trabalho de prevenção precisa continuar intenso por causa da circulação da dengue 4, que não entrava em Minas há 30 anos. “Uma pesquisa que fizemos mostrou que 84,5% dos focos estão nas residências. Por isso buscamos apoio da população. Qualquer milímetro água parada pode se tornar um criadouro do mosquito transmissor da dengue, até mesmo em tampinhas de garrafas”, enfatizou.

Ações de combate à doença continuam

Em 2011 foram confirmados 1.568 casos de dengue em Belo Horizonte contra 51.755 casos confirmados em 2010, quando 15 pessoas morreram na Capital por causa da doença. O evento realizado no último sábado “Meu Bairro Sem Dengue”, foi o segundo realizado neste ano. Os moradores do bairro Confisco se divertiram com performances teatrais e um show musical do grupo de Mobilização Social da SMSA, MobilizaSUS. A população teve acesso ao jogo “dengueville” e a um laboratório de zoonose instalado no local. Foram recolhidos 6.368 garrafas pet, 5.230 latas e 226 pneus.

No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde realizou 193 mutirões de limpeza nas nove regionais da capital. Foram recolhidas 1.823 toneladas de lixo e 4.507 pneus. Estão previstas mais ações de combate à dengue ao longo de 2012. No próximo sábado um evento será realizado no bairro Dom Bosco, na Regional Noroeste.

Secretaria Municipal de Saúde . Av. Afonso Pena . 2336 . Funcionários . Belo Horizonte . MG