TITULO


15 anos do Orçamento Participativo da Prefeitura de Belo Horizonte

O ano de 2008 é especial para a população de Belo Horizonte. O Orçamento Participativo comemora 15 anos e conclui, em dezembro, a milésima obra escolhida pelos moradores. Para se ter uma idéia do impacto do OP, basta dizer que  80% da população da capital mineira reside a, no máximo, 500 metros de distância de uma obra construída com recursos do Orçamento Participativo.

São escolas, centros de saúde, centros culturais, áreas de lazer, moradias e, sobretudo, obras de infra-estrutura que levaram o desenvolvimento urbano e social a todas as regiões da cidade, principalmente aos bairros periféricos, vilas e favelas, contribuindo para a diminuição das desigualdades sociais.

Desde 1993, o modelo de OP construído na cidade alcançou um alto grau de sofisticação – expresso na metodologia utilizada para a condução do processo, na construção de critérios para a distribuição dos recursos e para a escolha de empreendimentos – que pôde ser transmitido e apropriado por todos os envolvidos no processo, através de inúmeras iniciativas voltadas para a qualificação dos cidadãos e dos integrantes do poder público. Isso resulta não só no desenvolvimento urbano e social do município, mas também no aprimoramento das relações entre o poder público e os cidadãos.

O registro de toda essa história pode ser conferido na Revista Comemorativa do Orçamento Participativo de Belo Horizonte  - 15 anos, que também será divulgada durante a realização do Seminário Internacional.


parceiros