TITULO


Indicadores gerais sobre Belo Horizonte 

Endereço de 2,4 milhões de habitantes, aos 111 anos de existência Belo Horizonte consolida a posição de cidade cosmopolita que busca o talento e esforço de seus cidadãos para superar dificuldades e criar grandes apostas no futuro. A capital do estado de Minas Gerais destaca-se pela combinação de participação popular e forte política de inclusão social e cresce com qualidade de vida.  

A população beneficia-se dos investimentos em programas de melhoria das condições de vida. O reconhecimento tem o atestado da "Population Crisis Commitee", vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), que indicou Belo Horizonte como a metrópole com melhor qualidade de vida na América Latina e a 45ª entre as 100 melhores cidades do mundo. A cidade também exibe o diploma de "Cidade Modelo na Área Ambiental", com seus 32 metros quadrados de área verde por habitante, o triplo do índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde. 

Belo Horizonte em síntese

Moeda
 – Real

Idioma – Português

População
Belo Horizonte - 2.412.937 habitantes
Minas Gerais - 19.261 .816 habitantes

* Dados de população residente – 1º de abril – Contagem da População 2007, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Área terrestre – 331 quilômetros quadrados

Altitude média – 852 metros

Temperatura média – 21º C

Umidade relativa – Os totais anuais de chuva são relativamente altos (1.450mm aproximadamente). 

Clima – Predomina o clima tropical, basicamente pelo regime sazonal de chuvas; estações úmida, chuvosa e seca.

A temperatura média anual fica em torno de 21,1°C e há pequena variação de estações.

Hidrografia – Localizada na bacia do São Francisco, Belo Horizonte é atendida pelos ribeirões Arrudas e do Onça, afluentes do rio das Velhas. O Arrudas atravessa a cidade de oeste para leste. Mais ao norte, corre o ribeirão Pampulha, represado para formar o reservatório de igual nome – a lagoa da Pampulha –, um dos recantos de turismo e lazer da cidade.

Relevo – Região de contato entre séries geológicas diferentes do proterozóico, compostas de rochas cristalinas, o que dá ao território paisagens diferenciadas.

As serras de Belo Horizonte são ramificações da cordilheira do Espinhaço e pertencem ao grupo da serra do Itacolomi. Contornando o município, estão as serras do Jatobá, José Vieira, Mutuca, Taquaril e Curral. 

Ponto culminante do município está localizado entre Nova Lima e Brumadinho, atingindo 1.583

parceiros