TITULO


A Prefeitura de Belo Horizonte adota há 15 anos o Orçamento Participativo como forma de gestão pública, aliando participação popular na decisão dos investimentos municipais com o planejamento da cidade.

Esta experiência de gestão compartilhada entre governo e sociedade civil alterou o modo de operar os processos de planejamento e de gestão urbana. Governar coletivamente gerou transparência, inclusão social e criou uma nova cidadania na cidade - metas perseguidas não somente pelo Orçamento Participativo de Belo Horizonte, como também pela maioria das cidades que adotam este dispositivo de participação e gestão.

Resultados como estes despertaram a atenção de diversos segmentos da comunidade internacional. Atualmente, são mais de 2.000 experiências de Orçamento Participativo no mundo. Esta importante de experiências de OP não diminui as dificuldades e os limites dessa forma de gestão. Garantir e aprofundar a democracia participativa, em uma conjuntura que envolve complexas transformações políticas, sociais, econômicas e culturais, impõe desafios que precisam ser enfrentados e, para tal, necessitam de esforços conjuntos e espaços sistemáticos e periódicos para reflexão.

Por isso, a capital mineira viabiliza o intercâmbio e o fortalecimento de experiências de orçamento participativo e apoia a implantação e implementação dessas experiências no mundo, por meio da realização do Seminário Internacional.


parceiros