3º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo



Representantes da Rede Brasileira de Orçamento Participativo se reuniram, no dia 13 de dezembro, encerrando as atividades do Seminário Internacional Orçamento Participativo realizado em Belo Horizonte, Brasil.

A reunião contou com a participação de 15 cidades sendo Belo Horizonte, Contagem, Fortaleza, Guarulhos, João Pessoa, Osasco, Santo André, Porto Alegre, Recife, Suzano, Várzea Paulista, Vitória, Embu das Artes, Porto Feliz e Maputo (Moçambique). Estiveram presentes mais de 70 pessoas, além de representantes dos delegados e conselheiros do OP, bem como do Fórum Paulista de Participação Popular  e da Rede Nordestina de Orçamento Participativo. 

As atividades foram divididas em dois blocos. No primeiro bloco foi feito a validação da pauta e apresentado e discutido o projeto de cooperação África-Brasil. O projeto, cujo produto será um guia passo-a-passo de implementação do OP a ser utilizado em cidades africanas, foi apresentado por Eduardo Nguenha, de Maputo e co-líder do mesmo. De acordo com Kátia Lima, coordenadora do OP de Guarulhos e participante do Comitê Organizador da Rede Brasileira OP, o guia é um instrumento para a troca de conhecimentos entre as cidades participantes da Rede e as cidades africanas. Após as discussões foi definido um grupo de trabalho para o projeto de cooperação, composto por representantes do Foro Paulista, da Rede Nordestina, de Belo Horizonte, de Vitória e de Porto Alegre.

O plano de trabalho para o biênio 2009/2010 foi o centro do debate, no segundo bloco. Foram discutidas questões como a participação da Rede no Fórum Social Mundial em 2009 e novas adesões para o próximo ano. Além disso, foram constituídos três grupos de trabalho: o GT Análise de Cenário (pós-eleições) composto pelo Fórum Paulista e a Rede Nordestina; o GT Formação e Capacitação composto pelas cidades de Suzano, Guarulhos, Fortaleza e Vitória; e o GT Estrutura e Composição da Rede formado pelas cidades de Osasco, Vitória, João Pessoa, Recife, Suzano, Várzea Paulista e Embu das Artes. Ao final, foi agendado o próximo encontro da Rede OP, que será em junho de 2009, na cidade Recife.

Maria Auxiliadora Gomes, coordenadora da Rede Brasileira de Orçamento Participativo encerrou a reunião ressaltando a importância do encontro presencial para a troca aprofundada de experiências e conhecimentos, bem como o fortalecimento dos compromissos e das relações entre os participantes da Rede Brasileira de OP.

parceiros