Belo Horizonte é destaque com o Orçamento Participativo Digital no Seminário Internacional


As inovações nos modelos de Orçamento Participativo e a Institucionalização do OP: desafios e possibilidades foram os temas do segundo dia do Seminário Internacional Orçamento Participativo, realizado hoje pela manhã, no Espaço Municipal da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Participaram das discussões representantes dos Estados Unidos, Índia, Paris, Equador, República Dominicana, México, Peru e Brasil - Belo Horizonte e Recife.

A secretária Municipal Adjunta de Planejamento, Ana Luiza Nabuco, falou sobre as inovações do Orçamento Participativo de Belo Horizonte nos últimos anos com o OP Habitação e o OP Digital, que ampliou os investimentos e a participação dos moradores, e sobre as melhorias na qualidade de vida com a construção de obras escolhidas pela população. “O Orçamento Participativo Digital implantado em 2006, teve a sua segunda edição este ano e mais uma vez a população de Belo Horizonte pode escolher a obra pela internet”, disse a secretária explicando a grande inovação do OP de Belo Horizonte.


Para Hyun Deok Chol, da Organisation for Economic Co operation and Development (OECD), de Paris, é preciso buscar novas formas para divulgar o Orçamento Participativo, pois em vários países mais de 80% da população não tem uma cultura participativa. “Temos que derrubar estas barreiras, oferecer treinamentos tanto para técnicos do governo quanto para a população, criar escolas de participação e atrair os jovens por meio da website”.

 

Outro aspecto destacado durante os painéis foram os lugares em que a experiência do Orçamento Participativo tem dado certo. Além de Belo Horizonte, Hyun Deok Chol, destacou a experiência de Bukgu, na Coréia, que apesar de ser recente, pois o processo foi implantado em 2002, hoje já atinge há mais de 250 municípios.
 
Participaram dos painéis pela manhã: Gianpaolo Balocchi da Brown University – Rhode Island, nos Estados Unidos; Ramakumar Ramasubramonian da Índia; Amir Schvartz de Recife, Hun Deok Chol de Paris, Ana Luíza Nabuco de Belo Horizonte, Jaime Vásconez do Equador, Francis Jorge Garcia da República Dominicana, David Miguel Noyola Martinez do México e Samuel Torres do Peru.

 
parceiros