Secretaria do Planejamento lança livro dos 15 anos do Orçamento Participativo

Os quinze anos de democracia participativa, sob diferentes abordagens analíticas, estão no livro “Democracia Participativa - A experiência de Belo Horizonte” lançado no seminário Internacional do Orçamento Participativo. O objetivo é apresentar um balanço dos 15 anos do processo na capital ( 1993-2008) por meio de análises, de vários autores, de políticas setoriais estratégicas implementadas nesse período. São destacados também o perfil dos conselheiros municipais, a apropriação do espaço urbano em obras do Orçamento e a revitalização da área central de Belo Horizonte.

Para a secretária de Planejamento, Orçamento e Informação, Maria Caldas, a publicação é de extrema importância ao definir os anos de compartilhamento da Prefeitura com a população, empresários, universidades. “Belo Horizonte é uma cidade vivendo uma revolução silenciosa”.

Segundo o organizador do livro, Sérgio de Azevedo, professor titular da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro,  este  é um perfil acadêmico com críticas e avaliação que, além de enfocar a nova política , apresenta uma revolução mais ampla, os potenciais desta política de uma experiência que deu certo. “Acho que  esta diferença é pela questão da confiança no Orçamento Participativo de Belo Horizonte. As regras são claras, os autores sabem o que está acontecendo e os mecanismos permitem maior cobrança na organização do processo”.

 


parceiros