Prefeitura realiza Seminário Internacional do Orçamento Participativo

Neste mês, Belo Horizonte comemora os 15 anos de OP com a entrega da milésima obra conquistada por meio desse processo democrático. Como parte das comemorações, a Prefeitura promove entre os dias 11 e 12 de dezembro o Seminário Internacional do Orçamento Participativo, que será realizado no Auditório Juscelino Kubitscheck, avenida Afonso Pena, 1212, 1º andar.

O evento será um espaço para reflexão, debate e união de esforços com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências de gestão participativa existentes em diversas regiões do mundo e discutir mecanismos para qualificação dos processos participativos e aprofundamento da democracia. Para tanto, foram convidados gestores públicos e representantes de diversas instituições nacionais e internacionais como governos, universidades, institutos de pesquisa e organizações não governamentais. Na ocasião, também serão realizados o I Encontro Internacional de Redes de Orçamento Participativo e o III Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo.

O Seminário Internacional terá conferências, painéis técnicos com debates, reuniões de trabalho e  lançamento de publicações, livro e revista relacionados ao Orçamento Participativo. Os temas abordados durante a programação serão: Os 15 Anos do OP em Belo Horizonte; Desafios da Qualificação dos Processos Participativos; OP e Indicadores para Medição de Resultados; Inovações nos Modelos de Orçamento Participativo; Institucionalização do Orçamento Participativo e OP e Participação em Redes.

O Seminário é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte com o apoio da Rede Brasileira de Orçamento Participativo, Centro Internacional de Gestão Urbana (CIGU – Equador), Fondo Andaluz de Municipios para la Solidaridad Internacional (FAMSI), Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), Foro Autoridades Locales por la Inclusión Social y la Democracia Participativa (Rede FAL), Rede Portuguesa de Orçamento Participativo e Rede Estatal dos Orçamentos Participativos da Espanha. Mais informações pelo telefone (31) 3277-4806.

Rede de OP

No dia  12 de dezembro, haverá ainda o I Encontro Internacional de Redes de Orçamento Participativo e o intercâmbio Participação Popular: a experiência das comissões e dos conselhos do OP, com a participação das Comissão de Fiscalização e Acompanhamento do OP (Comforça). As atividades visam debater as possibilidades de interação e articulação entre as Redes de OP e a possibilidade da criação de uma Rede Internacional de Orçamento Participativo. De acordo com Maria Auxiliadora, coordenadora da Rede Brasileira OP, o Encontro Internacional apresenta uma possibilidade de construir estratégias para a articulação efetiva da Rede Internacional, além de ser fundamental para que os parceiros se conheçam pessoalmente.

Também será realizado no dia 13, o 3º Encontro Nacional da Rede Brasileira de Orçamento Participativo para discutir e validar o plano de trabalho para o biênio 2009/2010. “O encontro é uma oportunidade de consolidar as relações já estabelecidas. O nosso funcionamento em Rede se estabelece num plano virtual, portanto um encontro presencial estabelece um compromisso entre os parceiros e um debate mais aprofundado. O encontro presencial potencializa a troca de idéias, informações e conhecimentos”, afirma Maria Auxiliadora.

Esses eventos paralelos são direcionados apenas para integrantes das redes e convidados.

 


parceiros