Número 5 – Verão de 2007
Secretaria Municipal de Saúde

Apresentação
O PRHOAMA – Programa de Homeopatia, Acupuntura e Medicina Antroposófica atende aos usuários do SUS/BH desde 1994. Atualmente são 16 homeopatas, 9 acupunturistas e 2 médicos antroposóficos que atendem em 21 unidades básicas e em uma unidade secundária.

Este Boletim se propõe a apresentar a todos os trabalhadores da SMSA informações sobre o PRHOAMA e a promover uma maior interação entre os seus profissionais. São quatro edições por ano: verão, outono, inverno e primavera. Isso porque uma das contribuições destas terapias vitalistas é o resgate da ligação do homem às forças da natureza. A cada estação, a cada novo ciclo do ano, percebe-se a mudança da disposição física e a renovação da disponibilidade interna das pessoas, de seus pensamentos, idéias e sentimentos.


Num Dia de Verão

 

Como quem num dia de Verão abre a porta de casa
E espreita para o calor dos campos com a cara toda,
Às vezes, de repente, bate-me a Natureza de chapa
Na cara dos meus sentidos,
E eu fico confuso, perturbado, querendo perceber
Não sei bem como nem o quê...
Mas quem me mandou a mim querer perceber?
Quem me disse que havia que perceber?
Quando o Verão me passa pela cara
A mão leve e quente da sua brisa,
Só tenho que sentir agrado porque é brisa
Ou que sentir desagrado porque é quente,
E de qualquer maneira que eu o sinta,
Assim, porque assim o sinto, é que é meu dever senti-lo...

Alberto Caeiro/ Fernando Pessoa

 

Quem é quem

Maria Elisa Carvalho Barbosa, que apresenta o caso clínico desta edição (veja Incentivo à Pesquisa) é médica acupunturista do PRHOAMA desde 1996, atende no Centro de Saúde Dom Joaquim, Distrito Sanitário Nordeste, tendo já trabalhado no C.S. Tirol e Conjunto Ribeiro de Abreu. Em depoimento sobre sua experiência com esta prática médica milenar, ela nos fala com espontaneidade como a Medicina Chinesa entrou em sua vida e como foi vir trabalhar no SUS BH: "quando a Prefeitura ofereceu o concurso para médico acupunturista, vi nesta oportunidade uma forma de levar este tratamento a uma população que não teria acesso à acupuntura. Fiquei muito feliz de ver que foi uma técnica terapêutica prontamente assimilada pela população e desde a sua implantação centenas de pessoas tem se beneficiado dela."
Clique aqui para mais informações sobre este profissional do PRHOAMA.
 
Incentivo à pesquisa

O caso clínico desta edição é apresentado pela médica acupunturista Maria Elisa Carvalho Barbosa (veja Quem é Quem), e nos mostra como a acupuntura, através de uma abordagem diagnóstica e terapêutica que considera o indivíduo em sua totalidade, não trata apenas de sintomas ou doenças. Uma paciente que inicialmente é tratada com sucesso de dor lombar por hérnia de disco, anos mais tarde a procura espontaneamente para se tratar de depressão com insônia, medos e tonteiras, acreditando que "a acupuntura poderia ajudá-la de novo e isto efetivamente ocorreu".
Clique aqui para ler mais a respeito.


Onde encontrar

Todos os usuários do SUS/BH podem se tratar com homeopatia, acupuntura e medicina antroposófica. Essas práticas médicas fazem parte da atenção básica. O usuário deve procurar o centro de saúde onde está cadastrado e pegar a guia de referência, que pode ser
fornecida pelo auxiliar de enfermagem, enfermeiro, dentista, fisioterapeuta ou médico. Não é necessário passar pela consulta médica. Ao receber a guia o usuário será orientado quanto à unidade que deve procurar para agendar a consulta.

PRHOAMA em eventos

  • De 01 a 17 de dezembro de 2006 foi realizado em Campinas, São Paulo e Belo Horizonte o 1º COLÓQUIO BRASIL CHINA SOBRE EXERCÍCIOS DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA. No dia 15, no auditório da SMSA houve a palestra Ginástica Terapêutica Chinesa e Saúde Pública proferida pelo Dr. Zhuan Jian Shen que abordou principalmente o Lian Gong. A palestra despertou muito interesse nos mais de 70 participantes que no debate puderam esclarecer dúvidas sobre o tema.
  • Curso de Formação de Monitores em Lian Gong (Ginástica Terapêutica Chinesa)
    A Secretaria de Saúde, enviou projeto, aceito pelo Ministério da Saúde, que fornecerá verba necessária para capacitação de 76 profissionais em Lian Gong, ao longo de 8 meses, em 2007.
    A introdução do Lian Gong na rede tem como objetivo a prevenção e recuperação da saúde do trabalhador e do usuário.

Menu