Número 4 – Primavera de 2006
Secretaria Municipal de Saúde

Apresentação

O PRHOAMA – Programa de Homeopatia, Acupuntura e Medicina Antroposófica atende aos usuários do SUS/BH desde 1994. Atualmente são 16 homeopatas, 9 acupunturistas e 2 médicos antroposóficos que atendem em 21 unidades básicas e em uma unidade secundária.

Este Boletim se propõe a apresentar a todos os trabalhadores da SMSA informações sobre o PRHOAMA e a promover uma maior interação entre os seus profissionais. São quatro edições por ano: verão, outono, inverno e primavera. Isso porque uma das contribuições destas terapias vitalistas é o resgate da ligação do homem às forças da natureza. A cada estação, a cada novo ciclo do ano, percebe-se a mudança da disposição física e a renovação da disponibilidade interna das pessoas, de seus pensamentos, idéias e sentimentos.

Primavera

 

(do latim: primo vere, o começo do verão, a época primeira, a estação que antecede o Verão).

Numa constante metamorfose, a natureza se transforma, de uma estação nasce outra e aquilo que no inverno existe de puramente espiritual dentro da terra, se desloca agora para a superfície, para fora, onde há calor e luz.É a disseminação das forças de semente em vida brotante, no crescimento vegetal e nas floradas. E seguindo com o coração, com a alma, a chegada da primavera no mundo, somos contagiados por esta vida borbulhante, frutificante e convidados a participar desta vivência para fora de nosso corpo.
Aquilo que refletimos e elaboramos internamente durante o inverno, brota como força criativa no mundo, com um ânimo novo para vencer obstáculos e alcançar conquistas de fato.

 

Quem é quem

Nina Teresa Brina, que apresenta o caso clínico desta edição (ver Incentivo à Pesquisa), é médica antroposófica do PRHOAMA e atende no Centro de Saúde Pilar/Olhos D'Água, no Distrito Sanitário Barreiro, desde dezembro de 2003. Anteriormente, trabalhou por mais de 3 anos no Centro de Saúde Urucuia, do mesmo distrito. No depoimento sobre sua prática médica antroposófica, ela relata: "(...) a medicina antroposófica é ainda pouco conhecida e acredito que fazer este trabalho numa instituição pública, é uma das formas mais gratificantes e realizadoras de trazer e ampliar a medicina antroposófica na vida cotidiana. (...)".
Clique aqui para mais informações sobre este profissional do PRHOAMA.
 
Incentivo à pesquisa

O caso clínico apresentado ao Boletim pelo médica antroposófica Nina Teresa Brina (leia sobre ela no Quem é quem), ilustra a abordagem antroposófica diagnóstica e terapêutica sobre a totalidade do ser ao investigar o seu adoecer. A paciente busca tratar-se de rinite alérgica e polipose nasal e, além da melhora deste quadro, inicia uma nova percepção de si mesma, com mudança de atitude: "Com as crianças, ou com os amigos, me relaciono bem, sem problemas, todos gostam de mim, mas no ambiente de trabalho, como é difícil lidar com as diferenças (...) Por isso tenho procurado investir mais nos relacionamentos tanto em casa, quanto com amigos e no trabalho."
Clique aqui para ler mais a respeito.


Onde encontrar

Todos os usuários do SUS/BH podem se tratar com homeopatia, acupuntura e medicina antroposófica. Essas práticas médicas fazem parte da atenção básica. O usuário deve procurar o centro de saúde onde está cadastrado e pegar a guia de referência, que pode ser fornecida pelo auxiliar de enfermagem, enfermeiro, dentista, fisioterapeuta ou médico. Não é necessário passar pela consulta médica. Ao receber a guia o usuário será orientado quanto à unidade que deve procurar para agendar a consulta.

PRHOAMA em eventos

  • Em 3 e 4 de novembro de 2006, acontecerá o XII Encontro Mineiro de Homeopatia, que terá como tema "Ampliando o Benefício ao Paciente: Homeopatia no Contexto Interdisciplinar". O PRHOAMA estará participando de uma mesa de debates no dia 4: "Homeopatia e Saúde Pública", que terá o palestrante Dr. Giovano de Castro Iannotti apresentando sua tese: "Da Convergência de Princípios e Objetivos entre a Homeopatia e o Sistema Público de Saúde do Brasil", a qual foi realizada no Serviço Physis de Homeopatia do Instituto Mineiro de Homeopatia. Sua palestra será seguida pela fala de quatro profissionais participantes do PRHOAMA (gestoras e médicas das três áreas: homeopatia, acupuntura e medicina antroposófica). O XII Encontro Mineiro de Homeopatia acontecerá na sede da AMMG, na Avenida João Pinheiro, 161.

Menu