Número 6 – Outono de 2007
Secretaria Municipal de Saúde

Apresentação
O PRHOAMA – Programa de Homeopatia, Acupuntura e Medicina Antroposófica atende aos usuários do SUS/BH desde 1994. Atualmente são 16 homeopatas, 9 acupunturistas e 2 médicos antroposóficos que atendem em 21 unidades básicas e em uma unidade secundária.

Este Boletim se propõe a apresentar a todos os trabalhadores da SMSA informações sobre o PRHOAMA e a promover uma maior interação entre os seus profissionais. São quatro edições por ano: verão, outono, inverno e primavera. Isso porque uma das contribuições destas terapias vitalistas é o resgate da ligação do homem às forças da natureza. A cada estação, a cada novo ciclo do ano, percebe-se a mudança da disposição física e a renovação da disponibilidade interna das pessoas, de seus pensamentos, idéias e sentimentos.

Outono
 
Perdoa-me, folha seca,
não posso cuidar de ti.
Vim para amar neste mundo,
e até do amor me perdi.

De que serviu tecer flores
pelas areias do chão,
se havia gente dormindo
sobre o própro coração?


E não pude levantá-la!
Choro pelo que não fiz.
E pela minha fraqueza
é que sou triste e infeliz.
Perdoa-me, folha seca!
Meus olhos sem força estão
velando e rogando àqueles
que não se levantarão...

Tu és a folha de outono
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
- a melhor parte de mim.
Certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão...

Cecília Meireles

 
Quem é quem
Maristela Botelho, Presidente do Instituto Mineiro de Tai Chi e Cultura Oriental (BH/MG) teve seu primeiro contato com o Lian Gong em 18 Terapias em 1987, e nos relata como foi para ela ‘treinar com alegria’ todo este tempo e como hoje, após 19 anos, mantém a “mesma disposição e alegria para acolher e ensinar esta técnica tão preciosa que contribui para a melhoria da saúde do nosso povo”. Clique aqui para mais informações sobre este profissional do PRHOAMA.
 
   
Incentivo à pesquisa
Saiba sobre o Lian Gong em 18 terapias, prática corporal chinesa reconhecida pela Política Nacional de Prática Integrativas e Complementares, que chega ao SUS-BH através de um curso de instrutores para profissionais da SMSA, e de uma prática bem sucedida no Centro de Saúde Carlos Prates.
Clique aqui para ler mais a respeito.
 
   

 

 

 

Onde encontrar

Todos os usuários do SUS/BH podem se tratar com homeopatia, acupuntura e medicina antroposófica. Essas práticas médicas fazem parte da atenção básica. O usuário deve procurar o centro de saúde onde está cadastrado e pegar a guia de referência, que pode ser fornecida pelo auxiliar de enfermagem, enfermeiro, dentista, fisioterapeuta ou médico. Não é necessário passar pela consulta médica. Ao receber a guia o usuário será orientado quanto à unidade que deve procurar para agendar a consulta. 
 

PRHOAMA em eventos

  • Ocorreu de 29 a 31 de março o 2º Seminário da Atenção Básica do SUS-BH. Foi um grande evento na sua concepção, organização e no leque de convidados nacionais e internacionais (Espanha, Canadá). Grande também na participação dos atores da Atenção Básica: cerca de 400 trabalhos enviados pelos participantes, uma exuberante vitrine do que está acontecendo no dia a dia dos centros de saúde em Belo Horizonte.
    O PRHOAMA esteve presente em nove trabalhos apresentados em pôsteres nos vários temas propostos, e um apresentado oralmente, nas Comunicações Coordenadas do Tema 8: Atenção à Saúde Mental, pelo médico homeopata Hélio Ribeiro Rocha, que trabalha no CS Padre Tarcísio.
    Marcamos presença ainda no espaço "Tenda", com a prática de Lian gong pelos participantes interessados, um sucesso, e com uma palestra sobre o PRHOAMA, sua história e evolução como rede de apoio ao PSF. Uma feliz coincidência, neste evento, foi a distribuição da edição mais recente do Sirimim, publicação periódica da SMSA -BH, sob coordenação da Saúde Mental (janeiro/abril 2007), onde Soraida Pereira Peixoto, médica homeopata do PRHOAMA que trabalha no CS Maria Goretti, apresenta o artigo "Homeopatia no Tratamento do Sofrimento Mental: Experiência que Comprova Benefícios". Leitura imperdível.
    O Boletim do PRHOAMA parabeniza a todos os envolvidos na realização deste seminário, particularmente a Gerência de Assistência da SMSA, organizadora do evento.
  • O PRHOAMA foi convidado pelo atual Presidente da Associação Médica Homeopática de Minas Gerais, Núncio Antônio Araújo Sol, a participar de um Seminário levando a experiência da Homeopatia no SUS-BH. O evento, que ocorrerá em Ouro Preto, dia 2 de junho, na Escola de Farmácia da UFOP, tem o objetivo de promover a implantação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) naquele município.

Menu