Número 2 – Outono de 2006
outras edições
Secretaria Municipal de Saúde

Apresentação
O PRHOAMA – Programa de Homeopatia, Acupuntura e Medicina Antroposófica atende aos usuários do SUS/BH desde 1994. Atualmente são 16 homeopatas, 10 acupunturistas e 2 médicos antroposóficos que atendem em 21 unidades básicas e em uma unidade secundária.
Este Boletim apresenta a todos os trabalhadores da SMSA informações sobre o PRHOAMA, para a interação dos profissionais que atuam no Programa. Serão quatro edições por ano: verão, outono, inverno e primavera. Isso porque uma das contribuições da Antroposofia – base filosófica da Medicina Antroposófica – é o resgate da ligação do homem às forças da natureza. A cada estação, a cada novo ciclo do ano, percebe-se a mudança da disposição física e a renovação da disponibilidade interna, de pensamentos, idéias e sentimentos.

A participação do leitor é muito importante para que o Boletim do PRHOAMA cumpra seus objetivos. Por isso, comentários, opiniões e sugestões podem ser enviados para o e-mail prhoama@pbh.gov.br.

Outono
O curso e os ciclos do ano eram festejados pelo homem em épocas mais antigas , quando havia uma ligação maior com os fenômenos e as forças da natureza, quando vigorava uma consciência mais instintiva. O homem foi se tornando mais racional , se separando da natureza que o cerca, e mais inconsciente dos fenômenos naturais. Mas isso não quer dizer que não faça parte de todo o movimento que o cerca e não seja tocado e influenciado por todo o cosmo do qual faz parte.
Vivenciar as épocas do ano, as sensações e sentimentos que cada estação nos traz, resgatar o sentido original das festas do ano- páscoa, junina, primavera,natal - pode ser uma forma de buscar e evoluir numa harmonia interna e com o meio ambiente.

Neste sentido, o que nos traz o outono?
A exuberância e o calor da natureza que nos cerca no verão encontram-se, no outono, num movimento de recolhimento, o que nos inspira também a um movimento de introspecção, de busca desta luz e calor em nosso interior.
Desde a antiguidade os homens festejavam a páscoa como um processo em que, através da morte e do sacrifício, se buscava uma nova vida.
Só saberemos conviver com o que cresce, frutifica, brota, germina, se pudermos conviver com o que se paralisa, atrofia, se mata, decai, a vida que murcha.
Nas épocas em que morre a natureza externa, devemos nos opor a esta consciência natural e desenvolver a força da auto-consciência.

 
 
Quem é quem

Hélio Ribeiro Rocha, que nos enviou o caso clínico (ver Incentivo à Pesquisa), é médico homeopata concursado e nomeado, que desde 2004 trabalha no Centro de Saúde Padre Tarcísio (antigo C.S. Nossa Senhora da Conceição), no Distrito Sanitário Centro-Sul. Integra o SUS-BH desde 1996, inicialmente como clínico geral. Ele considera que a visão abrangente da Homeopatia lhe permite oferecer um tratamento humanizado e gratificante aos pacientes. Clique aqui para mais informações sobre este profissional do PRHOAMA.
 
Incentivo à pesquisa

O caso clínico apresentado ao Boletim pelo médico homeopata Hélio Ribeiro Rocha (veja ao lado), ilustra a abordagem homeopática da totalidade sintomática do caso individual de doença. A paciente busca tratar-se de quadros repetidos de Sinusite e alcança o restabelecimento da saúde como um todo: timidez, ansiedade, pânico, sudorese excessiva, queda de cabelo, lombalgia, dor no joelho.
Clique aqui para ler o caso clínico.
 

Onde encontrar

Todos os usuários do SUS/BH podem se tratar com homeopatia, acupuntura e medicina antroposófica. Essas práticas médicas fazem parte da atenção básica. O usuário deve procurar o centro de saúde onde está cadastrado e pegar a guia de referência, que pode ser fornecida pelo auxiliar de enfermagem, enfermeiro, dentista, fisioterapeuta ou médico. Não é necessário passar pela consulta médica. Ao receber a guia o usuário será orientado quanto à unidade que deve procurar para agendar a consulta.

PRHOAMA em eventos

Em março, a coordenação do PRHOAMA participou do Seminário de Planejamento de Execução do Projeo“Fortalecendo o cuidado domiciliário à pessoa idosa frágil", promovido pela GEAS/CES levando a proposta de participar dos cursos de capacitação de profissionais da Unidade Básica de Saúde, do Programa de Atenção domiciliária, profissionais das Instituições de Longa Permanência de Idosos e cuidadores familiares de idosos frágeis.
O PRHOAMA pode contribuir trazendo uma reflexão sobre como a Homeopatia, Acupuntura e Medicina Antroposófica abordam o processo de envelhecer, bem como trazendo medidas preventivas e terapêuticas no cuidado do dia-a-dia dos idosos

O PRHOAMA ministrou aula de 4 horas em 17 de março, sobre Organização de Práticas Alternativas na Saúde Pública para o Curso de Especialização em Saúde da Família para médicos e enfermeiros do Programa de Saúde da Família de toda a micro região de Conselheiro Lafaiete, promovido pela UNIPAC - Universidade Presidente Antônio Carlos- campus Conselheiro Lafaiete. Foi apresentado o histórico, bases organizacionais, dados estatísticos do PRHOAMA, bem como breve histórico e bases filosóficas da homeopatia, acupuntura e medicina antroposófica.


Ministério da Saúde autoriza e normatiza a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS)

No 04 de maio de 2006, o Diário Oficial da União publicou a portaria nº 971 referente a Política Nacional de Práticas Integravivas e Complementares (PNPIC) que normatiza o uso da fitoterapia, homeopatia, medicina tradicional chinesa (mtc)/acupuntura e termalismo (uso de águas minerais para tratamento de saúde). Por meio desta portaria, o Ministério da Saúde reconhece oficialmente a importância das manifestações populares em saúde e a chamada medicina não-convencional, considerada como prática voltada à saúde e ao equilíbrio vital do homem. Também estabelece as diretrizes para a incorporação e implemantação dessas práticas no Sistema Único de Saúde de forma a garantir qualidade, eficácia, eficiência e segurança a todos os brasileiros usuários do sistema único de saúde. Aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde e finalizada após amplo diálogo com a comunidade médica e científica, a PNPIC define as ações e responsabilidades dos gestores federais, estaduais e municipais na implementação de novas terapias e serviços no SUS como também a adequação de programas que já vinham sendo desenvolvidos em âmbito regional. Clique aqui para ler a portaria na íntegra
Menu
Outras Edições