Paciente W.D.P., 36 anos.
SINUSITE + QUEDA DE CABELO + SUDORESE DE EXTREMIDADES + TIMIDEZ + PÂNICO

Iniciou o tratamento em 09/03/05, procurando-o por sua iniciativa, desejando tratar-se de sinusite, com relato de estar fazendo tratamento com antibióticos há aproximadamente seis anos: “trato com antibiótico e depois volta”. Queixava-se de cefaléia fronto-etmoidal, congestão nasal (pior à direita e de noite), rinorréia amarelo-esverdeada, precedida por alguns dias de coriza e espirros, bem como ausência de olfato e paladar durante as crises. Associa o referido quadro a mudança de tempo, “quando ele vai ficando mais frio, fica assim”. Também queixava-se de queda de cabelo constante, sem causa aparente. Relatava sudorese de extremidades (mãos e pés), caso tivesse de enfrentar algum problema, como falar em público, por exemplo. Também não gostava de andar sozinha, se tivesse que o fazer para ir ao centro, ficava “em pânico”. Foi medicada com Silicea 30 CH Dose Única.

1o Retorno, 26/04/05: Após a tomada da medicação em 17/03/05, ficou “como se estivesse resfriada” no início, depois passou. Relata que não teve mais dor de cabeça, obstrução nasal ou rinorréia, tendo voltado o olfato e o paladar, bem como havia parado de espirrar. Parou de cair o cabelo. Sobre a timidez, disse que “não reparou nisto”. Fala que tem “outras queixas hoje”, informando estar sentindo boca amarga, estômago ruim e sensação de barriga, meio inchada, afirmando, durante o interrogatório, que já havia tido isto há um tempo atrás, antes de sentir o problema da sinusite. Como consideramos que o quadro evoluía satisfatoriamente, com agravação/exoneração seguida de melhora do quadro, passando então por fase de retorno de sintomas antigos, não foi a paciente medicada novamente, recomendando-se o seu retorno em 30 dias.

2o Retorno, 26/05/05: Relatou encontrar-se assintomática, a ansiedade que tinha melhorou bastante (“uns 70%”), não sente mais aquela angústia, nem mãos e pés suando, como se estivesse na expectativa de alguma coisa, está sentindo-se mais tranquila, porque o cabelo não está mais caindo e diminuiu a seborréia. Também relata o desaparecimento de lombalgia e dor de joelho, que não havia mencionado antes. Nâo teve mais sinusite e parou de espirrar. Melhorou bastante a timidez em público. Não tem mais sentido as queixas da última consulta (boca amarga, estômago ruim, lombalgia e sensação de barriga muito inchada), afirmando “estar adorando o tratamento”. Como continua melhorando, não foi medicada, tendo sido orientada a retornar em aproximados 60 dias.

3o Retorno, 25/07/05: Comparece relatando que, há alguns dias, apareceu com quadro de febre termometrada (38,5o C), sensação de ardência dentro do nariz, lacrimejamento, cefaléia frontal, dor nos dentes e coriza, com o relato de que estão demolindo uma casa perto da dela, com muita poeira. Ao ser indagada se os sintomas mudaram em relação às crises que costumava ter, que o incômodo está menor do que das outras vezes, embora os espirros e a ardência no nariz estejam piores. Continua melhor da ansiedade e da timidez. Foi medicada com Silicea 40 CH Dose Única.

4o Retorno, 29/08/05: Após tomar a medicação (27/07/05), teve gripe por três dias, depois sumiram os sintomas. Também informa estar sentindo epigastralgia há três dias, sem relato de história pregressa, com a sensação de que está com fome, com o estômago vazio e, ao mesmo tempo, parece que tem um bolo lá dentro. Depois que come e a comida chega no estômago, dói mais ainda. Toma muito café, achando se vício mesmo. Depois relatou Ter tido azia há anos, mas a dor era diferente desta. Medicada com Nux vomica 30 CH Dose Única.

5o Retorno, 27/10/05: Tomou a medicação em 05/09/05, piorou do estômago por duas semanas, depois teve melhora, estando hoje assintomática. Nega outros comemorativos. Não medicada. Retorno em 60 dias.

6o Retorno, 30/12/05: Relata que não teve mais nada. Assintomática. Melhorou muita coisa nela, a ansiedade que tinha, era muito estressada. Conduta: Alta.