A PREFEITURA DE BELO HORIZONTE, a ELETROBRÁS e a PETROBRAS APRESENTAM:
8º FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO PALCO & RUA DE BELO HORIZONTE

De 27 de julho a 06 de agosto, o Teatro do Mundo Vai Invadir a Cidade!

Co-realização: Associação dos Amigos da Fundação de Educação Artística – FLAMA e Associação dos Amigos do Teatro Marília – SOAMA

Co-patrocínio: Cemig (Lei Rouanet) e Caixa Econômica Federal

Apoio cultural: Grupo Gerdau-Açominas, Vallourec & Mannesmann (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), Funarte e Núcleo de Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil.

Na Rua, muita atenção para não perder nada. Todos assentados no chão para tudo ver e deixar que todos vejam tudo. Palhaçadas, gargalhadas, surpresa, emoção. Aplausos!

No Palco, pontualidade, silêncio, reverência. Celulares e pagers desligados. Drama, tragédia, humor, encantamento. Muitos aplausos!


Qualidade, Diversidade, Descentralização e Democratização norteiam a programação

Como faz desde 1994, de dois em dois anos, a Prefeitura de Belo Horizonte, através da Fundação Municipal de Cultura-FMC realiza em 2006, mais uma edição do Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte.

O evento contará com a participação de grupos de teatro internacionais, nacionais e locais, com espetáculos escolhidos dentro dos critérios de qualidade e diversidade.

A descentralização do evento – são programados três espetáculos em cada uma das nove Regiões Administrativas da cidade – e a democratização – com ingressos que podem sair por até cinco reais (pacotes), são outras prioridades do FIT-BH.

Grupos da Argentina, Benin, Bolívia, Colômbia, França/Espanha/Chile, Itália, Polônia e Rússia estarão presentes. Do Brasil participam, além dos mineiros, grupos do Rio de Janeiro, São Paulo, Maranhão e Alagoas.

Nesta 8ª edição, o FIT-BH retoma o projeto de incentivo à produção de teatro de rua, iniciado em 2002. Micropeças e intervenções cênicas integram a programação oficial, após serem escolhidas com antecedência e em duas etapas.

Um Ateliê de Produção deu suporte às montagens selecionadas na confecção de cenários, figurino e objetos de cena, estilo, maquiagem. Foram incluídas, também, atividades reflexivas sobre teatro de rua.


Eventos Especiais

O tradicional Ponto de Encontro do FIT-BH volta a funcionar no Parque Municipal, ao lado do Teatro Francisco Nunes. Depois dos espetáculos, os integrantes dos grupos, a equipe e o público assistirão a shows musicais, em torno de barracas de comidas e bebidas. Ali acontece outro projeto retomado nesta edição, a 2ª Mostra Movimentos Urbanos, que busca estimular e difundir o trabalho de grupos e artistas representantes da cultura popular tradicional e contemporânea da cidade.

Integram ainda a programação paralela, lançamentos de livros com bate-papo com os autores, oficinas, exposições, mesas-redondas, palestras, exposição. O projeto FIT Escola, que propõe refletir sobre a formação em artes cênicas, também integra a programação.