Número 3 – Inverno de 2006
outras edições
Secretaria Municipal de Saúde
 

Apresentação
O PRHOAMA – Programa de Homeopatia, Acupuntura e Medicina Antroposófica atende aos usuários do SUS/BH desde 1994. Atualmente são 16 homeopatas, 9 acupunturistas e 2 médicos antroposóficos que atendem em 21 unidades básicas e em uma unidade secundária.
Este Boletim se propõe a apresentar a todos os trabalhadores da SMSA informações sobre o PRHOAMA e a promover uma maior interação entre os seus profissionais. São quatro edições por ano: verão, outono, inverno e primavera. Isso porque uma das contribuições destas terapias vitalistas é o resgate da ligação do homem às forças da natureza. A cada estação, a cada novo ciclo do ano, percebe-se a mudança da disposição física e a renovação da disponibilidade interna das pessoas, de seus pensamentos, idéias e sentimentos.

Inverno
Inverno vem do latim hibernus, tempus hibernus, tempo em que alguns animais e vegetais se recolhem em sono letárgico ou entorpecimento. A natureza se recolhe, se guarda num movimento de introspecção, sem a vitalidade que é trazida pelas águas e pelo calor. O clima se torna frio e seco, e as plantas e os animais se submetem a estas condições da natureza. O Homem é um ser que também faz parte desta natureza, mas com sua capacidade de pensar, refletir, sentir e agir em direção ao mundo que o cerca, vivencia este clima externo de frio e ‘morte’ e busca o calor e a luz nas fogueiras, nas danças folclóricas, nos quentes alimentos, nos encontros mais acolhedores ...
 
Quem é quem
 
Incentivo à pesquisa 
Patrícia Saporetti Joaquim, que apresenta o caso clínico desta edição (ver Incentivo à Pesquisa), é médica homeopata do PRHOAMA e atende no Centro de Saúde Mariano de Abreu, no Distrito Sanitário Leste, desde dezembro de 2003. No depoimento sobre sua opção pela homeopatia, ela relata: “(...) Passei a ter mais um grande instrumento médico no auxílio á saúde de nossos doentes, mesmo os mais carentes pelo baixo custo do medicamento. Recebendo o paciente com uma nova postura, respeitando seu jeito próprio de sentir, no físico e no emocional. (...)”. . Clique aqui para mais informações sobre este profissional do PRHOAMA.
O caso clínico foi enviado pela médica homeopata Patrícia Saporetti (ver Quem é quem). O adolescente de 13 anos a procurou para tratar-se de obesidade a partir de outubro de 2004, no Centro de Saúde Mariano de Abreu. Como é característico da técnica homeopática – vitalista - que trata a totalidade do indivíduo, foram observados e tratados ainda: insônia, dificuldade para fazer amigos, desânimo, constipação intestinal e ranger de dentes.
Clique aqui para ler o caso clínico.

Onde encontrar
Todos os usuários do SUS/BH podem se tratar com homeopatia, acupuntura e medicina antroposófica. Essas práticas médicas fazem parte da atenção básica. O usuário deve procurar o centro de saúde onde está cadastrado e pegar a guia de referência, fornecida por profissionais de sua equipe de Saúde da Família (médico, enfermeiro, auxiliar de saúde) ou das equipes de apoio, como clínico, ginecologista, pediatra, fisioterapeuta, dentista, psicólogo e assistente social. Não é necessário passar pela consulta médica. Ao receber a guia, o usuário será orientado quanto ao centro de saúde que deve procurar para agendar a consulta.

PRHOAMA em eventos
  • Em 10 de junho de 2006, a convite da Escola Mineira de Homeopatia, a coordenação do PRHOAMA proferiu palestra de 2 horas de duração no Curso de Formação de Homeopatia – Farmácia, daquela instituição, tendo como tema “A Inserção da Homeopatia na Saúde Pública”.
  • No dia 19 de agosto de 2006 - I Encontro Mineiro de Terapêuticas Complementares à Odontologia. Participação na "Mesa Redonda sobre Experiências, Projetos e Possibilidades do Uso das Terapêuticas no SUS e nas Entidades de Ensino".

Ministério da Saúde aprova inclusão da Medicina Antroposófica na
Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares


Em 17 de julho de 2006, o Ministro da Saúde interino, o Sr. Agenor Álvares, através da Portaria 1600, aprovou a constituição do Observatório das Experiências de Medicina Antroposófica no Sistema Único de Saúde, de maneira complementar à Portaria 971, de 03 de maio de 2006, referente à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.
Clique aqui para ler a portaria 1600 na íntegra