| ANO 7 - Nº 2 SETEMBRO 2005 |
APRESENTAÇÃO
A presente edição da Revista iP – Informática Pública traz à comunidade de leitores duas discussões bastante atuais no setor público. Uma delas diz respeito às especificidades legais que incidem sobre as atividades de informática, ao lidar com informação que está registrada em meio eletrônico, e não exclusivamente em papel. A outra apresenta a iniciativa CACIC, pioneira no desenvolvimento de software que, mais do que ser denominado de “produto de cooperação no setor público”, merece a alcunha de “software público”.
O registro de experiências inovadoras está presente nos demais artigos desta edição. São abordadas experiências de implantação da gerência de processos por meio de workflow, implantação de sistemas de informação geográficos para cadastro urbano, e de software livre em organizações públicas. Dentro da temática abordada habitualmente pela Revista iP, esperamos que essas contribuições ajudem na disseminação das boas práticas e na percepção das dificuldades inerentes a todo processo de implantação de novas tecnologias no setor público brasileiro.
Continuamos incentivando o envio de artigos, aproveitando para informar a autores em potencial que a Revista iP está desenvolvendo esforços no sentido da diminuição do tempo de avaliação dos artigos. Assim, renovamos nosso convite a pesquisadores e estudantes nas áreas de interesse da revista, para que continuem produzindo artigos técnico-científicos, submetendo-os à Revista iP para análise e publicação. Interessam à Revista contribuições de autores tanto ligados às áreas acadêmicas que trabalham em temas ligados à informática e ao setor público, quanto ligados a órgãos, entidades, empresas e instâncias governamentais dos três poderes. Alguns dos temas tradicionais de interesse da revista estão relacionados a seguir, porém constituem uma simples indicação de temas ligados à realidade e às inovações tecnológicas necessárias para a evolução do setor público brasileiro.
- Administração pública
- Democracia eletrônica e processos de participação popular
- Governo eletrônico e certificação digital
- Tecnologia da informação em economia e finanças públicas
- Formação e capacitação em informática pública
- Tecnologias de informação e comunicação
- Impactos do uso de tecnologia no setor público
- Aplicações nas áreas sociais
- Geoprocessamento e informação espacial
- Sistemas de apoio à decisão
- Dispositivos tecnológicos de transparência governamental e controle social
- Políticas públicas de informação
- Gerenciamento de informação pública
- Sistemas baseados na Internet
Convidamos também acadêmicos que tenham recentemente concluído trabalhos de pós-graduação stricto sensu para que enviem resumos de suas dissertações ou teses para divulgação na Revista, de acordo com as Normas Editoriais publicadas nas últimas páginas desta edição.
Clodoveu Davis
Editor
|