|
APRESENTAÇÃO
Os leitores da Revista iP – Informática Pública devem ter observado a alteração que foi promovida nas datas de publicação de nossas duas edições anuais. Diante das dificuldades, conhecidas por todos os que trabalham no setor público, em sustentar a publicação da edição de dezembro de cada ano, decidimos alterar os meses de publicação da revista para os meses de março e setembro.
No final de 2004, particularmente, vivemos a dificuldade de não ter renovado o apoio do CNPq à produção da revista. Isso ocorreu em conseqüência de uma mudança dos termos do Edital do Programa Editorial daquela agência de fomento, que excluiu a possibilidade de se ter apoio a uma publicação ligada a uma empresa pública. Pelo novo critério, publicações apoiadas devem estar ligadas a instituições de ensino e pesquisa ou a sociedades científicas. Apesar da impossibilidade da renovação, gostaríamos aqui de renovar nossos agradecimentos ao CNPq, cujo apoio foi não apenas importante do ponto de vista da sustentação econômica da publicação da Revista iP, mas foi para nós uma distinção, um reconhecimento muito relevante e qualificado pelo trabalho na produção do periódico.
Tivemos, recentemente, provas dessa qualidade e do interesse crescente na Revista iP. Em primeiro lugar, registramos as manifestações de apoio e agradecemos a todos os leitores que entraram em contato conosco desde a data de publicação prevista, preocupados com a continuidade da revista. Informamos, também com grande satisfação, que a Revista iP foi classificada pelo Qualis do Comitê da Área de Ciências Sociais Aplicadas da CAPES na categoria A, como publicação nacional. A Revista iP está também classificada em diversas outras áreas, e sujeita em muitas delas a limites em sua classificação por ser um periódico nacional.
A presente edição da Revista iP – Informática Pública traz, mais uma vez, artigos de áreas bastante variadas. São abordados aspectos de informática aplicada a processos administrativos, ao governo eletrônico e à reforma do Estado, além de aspectos de interações sociais em comunidades virtuais. São também discutidas técnicas para o dimensionamento de projetos de desenvolvimento de software, algo de fundamental importância para órgãos e empresas que pretendam ter flexibilidade e controle sobre o desenvolvimento de software contratado externamente, e portanto sujeito aos ditames da Lei de Licitações.
Continuamos incentivando o envio de artigos, aproveitando para informar a autores em potencial que a Revista iP está iniciando esforços no sentido da diminuição do tempo de avaliação dos artigos. Assim, renovamos nosso convite a pesquisadores e estudantes nas áreas de interesse da revista, para que continuem produzindo artigos técnico-científicos, submetendo-os à Revista iP para análise e publicação.
Clodoveu Davis
Editor
|