Iº Salão do Livro de Minas Gerais
Concurso 500 ANOS DE POESIA - DE PESSOA A DRUMMOND

   No dia 14 de dezembro de 2000, aconteceu na Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte a premiação para os textos selecionados no Concurso "500 Anos de Poesia - De Pessoa a Drummond", fechando a programação do 1º Salão do Livro de Minas Gerais e do Encontro Internacional de Literaturas em Língua Portuguesa.
   Sete trabalhos receberam prêmios de acordo com a sua colocação. O primeiro lugar foi para Thiago César Viana Lopes Saltarelli (BH), aluno do Colégio Padre Machado, autor da obra "A Fratura do Eu". Thiago recebeu uma viagem, em excursão, para a cidade de Lisboa (Portugal), com duração de sete dias, podendo levar um acompanhante. À professora-coordenadora, Ciléia Tavares França, foi concedido um prêmio no valor de R$ 1.000,00.
   Os classificados entre o segundo e quinto lugar, que são Vanessa Soares de Paiva (Itabira), Maria Luiza Horta Mendes (Montes Claros), Clarisse de Fátima Pereira (Mariana) e Renato Cabral Dias Dutra (Ipatinga), receberam prêmio no valor de R$ 100,00 cada um e obras publicadas de Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade. O sexto e sétimo lugares, Claudio Baêsso Lopes (São João do Oriente) e Daniel Carvalho Rocha (Ipatinga), foram contemplados com obras publicadas de Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade.
   "500 Anos de Poesia" é uma promoção da Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal de Cultura/Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de BH, Câmara Mineira do Livro e da Secretaria de Estado da Cultura.

Thiago César Viana Lopes Saltarelli - vencedor do concurso