« Voltar

Uma Mãe Coragem e seus Filhos no Purgatório – (Madre Coraje y sus hijos en el purgatorio) - Palco

  • Grupo: Teatro del Silencio e Karlik Danza Teatro - França/ Espanha/Chile
  • Gênero: Teatro-Dança
  • Dramaturgia, Adaptação e Direção: Mauricio Celedón
  • Roteiro e Realização: Teatro de Anônimo
  • Elenco: Raúl Amores, Cristina D. Silveira, Carla Echeverría, Nelson Estibill, Lhacen Hamed Ben Bella, Tania Garrido, Silvana Gutiérrez, Claire Joinet, Julie Jourdes, Camila Osorio Ghigliotto, Claudia Verdejo
  • Músicos: Pablo Quezada, Bárbara López, Cristian Pino, Jean–Michel Raussou, Nelson Rojas Torres
  • Duração: 1h05
  • Classificação etária: 16 anos
  • Local:
    • Teatro Sesiminas - 21:00h - 28/07
    • Teatro Sesiminas - 18:00h - 29/07
    • Teatro Sesiminas - 17:00h - 30/07

A produção deste espetáculo não permite entrada após seu início

Agradecimentos
Centro Internacional de Creación Le Parapluie, Centro Técnico Municipal de Aurillac, Casar de Cáceres, Centro Cultural Matucana 100, Jean-Paul Peuch, Pedro Celedón, Françoise Commandeur, Hugo Lecanu, Jean Marie Rase, Chaldia Seltri, Sandia Frérot

Co-produção-residência
Le Parapluie - Centre International de Création Artistique- Aurillac
Centro Cultural Matucana 100 – Santiago de Chile

Parceiros e co-produtores (França)
Ministère de la Culture et de la Communication – DMDTS et DRAC Auvergne, Ville d’Aurillac, Festival d’Aurillac, Ville d’Aurillac – Le Théâtre, L’Avant Rue - Friches Théâtre Urbain, Institut Culturel français de Santiago du Chili, Ambassade de France au Chili, Association Française d’Action Artistique – AFAA.

Parceiros e co-produtores (Espanha)
Consejería de Cultura de la Junta de Extremadura, Ministerio de Cultura – INAEM, Ayuntamiento Casar de Cáceres

Parceiros e co-produtores (Chile)
Ministerio de Relaciones Exteriores – DIRAC, Centro Culturol Matucana 100, Banco del Estado.

Recriação contemporânea da viagem ao Purgatório, de Dante, a montagem nos fala das batalhas de cada dia, do êxodo, dos grandes cataclismos de nossa época e de suas ideologias. Fala da guerra transformada em um antro de ladrões e contrabandistas, essa construção materialista que apodrece a existência humana. Carroças conduzidas por misteriosos seres vestidos de preto, perambulam pelo espaço, se entrecruzam e quase colidem. Um grande caos reina na cena. A obra mostra um mundo em conflito, onde mães vêm morrer seus filhos e as religiões são desculpas para o confronto.

Os Grupos


O Teatro del Silencio foi fundado por Mauricio Celedón em 1989 em Santiago do Chile. Suas buscas são por um teatro do gesto e da emoção que reúne dança, teatro, pantomima moderna, música e artes circenses.

O grupo montou “Gargantúa”, “Transfusión”, “Ocho horas”, “Malasangre o las 1001 Noches del Pota”, que participou do III FITB (Festival Internacional de Bogotá) e “Taca Mon Amour” que levaram ao V FITB e “Nanaqui Dossier 262 602 – El Hombre que se Dice Poeta”. Desde 1992 tem realizado várias turnês pela União Européia, Norte da África e América Latina. Em 1999, a companhia se instala em Aurillac, França e cria “Alice Underground”, um espetáculo de circo–teatro inspirado na obra de Lewis Carroll. Em 1999, Celedón realiza “Palabra de Angel” para a Companhia espanhola Karlik Dança Teatro e em 2002, “Amloii o como lo Dijo Hamlet”, para Karlik em parceria com o Samarkanda, grupo também espanhol. Em 2003, nasce uma nova criação circense: “O Divina la Commedia – Infierno”, inspirada na célebre obra de Dante e em 2004, “Le cas Büchner”, inspirada em Woyzeck e nos textos de Buchner.

Em 2005, o Teatro del Silencio, em colaboração com Karlik Danza Teatro, cria a segunda parte da trilogia sobre Dante: “O Divina la Commedia – Purgatorio – una madre e sus hijos en el purgatório”.

A companhia Karlik Dança e Teatro foi fundada em Cáceres, Espanha, em 1991, com direção artística de Cristina D. Silveira, com o objetivo de encontrar uma linguagem cênica que possa ir além que qualquer técnica assimilada. Depois de longos períodos de investigação, produzem os espetáculos “Tr ilogia Gea” (1992), “Huéspede” (1994), “Al Otro Lado” (1995) e “Cajá de Papel” (1997). Logo no início, a companhia se envolve com a dança contemporânea convidando os coreógrafos Graciel Meneu, Pedro Berdayes e os costa-riquenhos Sandra Berdejo e Alejandro Tossati. Depois, envolve-se com o teatro físico, a dança gestual e a acrobacia teatral.

É quando, então, começam a trabalhar com Mauricio Celedón. “Alicia Underground” e “O Divina la Comedia”, do Teatro del Silencio são os resultados desse trabalho conjunto. Outros de seus espetáculos são “Extremadura Ajo de Pieces”, “Amentos”, “Poeta Hambriento” (projeto europeu entre Espanha, Polônia e Áustria), “Las Aves”, “Agripina y las Parcas”. Com “La Palavra de Angel” e “Amloii, como lo Dijo Hamlet”, a companhia participa do Festival Internacional de Manizales e do Festival de Medelin (Colômbia), Festival Teatro a Mil e a Temporada Estação Machopo (Chile), Festival de Londrina e Curitiba (Brasil), Festival Mercosul (Argentina), Festival de Périguex y Aurilac (França), Festival de Covilha (Portugal) e em mais de vinte festivais em toda Espanha. Sua produção mais recente é “Prometeo: del Fuego a la Luz de Memé Tabares”, criada em 2004, para o Festival de Teatro Clássico de Mérida.