« Voltar

Tabu - Espaço Alternativo

  • Grupo: Trama de Teatro - Belo Horizonte-Minas Gerais/Brasil
  • Gênero: Drama
  • Texto: Guiomar de Grammont e Glicério Rosário
  • Direção: Gustavo Bartolozzi
  • Elenco: Gilberto Mauro
  • Duração: 1h
  • Classificação etária: 14 anos
  • Local:
    • Sala João Cescchiatti - 20h - 03/08
    • Sala João Cescchiatti - 20h - 04/08
    • Sala João Cescchiatti - 18h - 05/08

Um padre se debate em conflitos após ouvir de fiéis várias confissões recheadas de volúpia. Esse homem, dividido entre seu lado animal que busca o prazer dos sentidos e seu lado racional, preso a convenções religiosas, reprimindo o corpo e o prazer, expõe a grande contradição humana. Num outro plano, um Diabo retórico e sofista tenta convencer um Deus calmo e despretensioso do fracasso do reino divino, justificando, assim, a necessidade de um novo senhor para a humanidade. "Tabu" reflete sobre uma das interrogações básicas da vida: há possibilidade de harmonização entre as energias contrárias presentes no ser humano?.

A oposição de forças se mostra também na encenação. Desde um trabalho de equilíbrio/desequilíbrio físico e psicológico dos atores, à concepção do cenário, a montagem joga com a instabilidade e a tentativa de encontrar um eixo. Uma plataforma de 2m x 4,50m que, a uma altura de 50cm do chão, balança como uma gangorra, serve de confessionário, contribuindo para a desestabilidade e a tensão dos atores. A platéia ao redor do confessionário torna-se cúmplice do tormento e da tentativa de redenção da personagem central que é o padre. Deus e o Diabo circulam no chão, no nível da platéia, interagindo com o público.

O Grupo


Fundado em 1998 por Carlos Henrique, Epaminondas Reis e Glicério Rosário, após seu desligamento da extinta Cia. Sonho e Drama, o grupo tem como proposta fazer do teatro um instrumento de entretenimento crítico e reflexivo, colocando o ator como cerne do evento teatral.

Sua estréia foi com o relançamento do espetáculo de rua "O Pastelão e a Torta". Desde então vem realizando apresentações de espetáculos para adultos e crianças e oficinas teatrais em Belo Horizonte, interior e outros estados.

Entre 1998 e 1999 o grupo concebe e estréia o infantil "Abracadalivro" e, em 2001, lança o espetáculo adulto "O Homem da Cabeça de Papelão", agraciado com o Prêmio Sinparc/Bonsucesso (2002) nas categorias melhor espetáculo, melhor direção e melhor iluminação. Em 2005, estréia o espetáculo adulto “Tabu”.

Entre os eventos de que participou estão o Circuito Trilhas da Cultura, o projeto EnCena Brasil, da Funarte; o projeto Teia, no Vale do Aço; os festivais (FIT-BH, FILO, Festival de Cataguases, Festival de São José do Rio Preto, o projeto Peça Bis, do Teatro Alterosa; a 1ª e 2ª Mostra de Teatro de Grupo do MTG-MG, o projeto Viagem Teatral, produzido pelo SESI SP.

Em 2005, o Grupo Trama participou da produção e da filmagem do curta metragem “O Homem da Cabeça de Papelão”, com direção de Carlos Canela e roteiro inspirado no espetáculo homônimo e fez a produção do evento “Por Cima do Temporal: 70 anos João das Neves”. Num reconhecimento à importância da carreira deste artista, o Grupo, junto à Zap 18 e ao MTG, realizou o evento que consistiu de exposição, debates, palestras e leituras dramáticas, além do lançamento de um livro infantil, pela Editora Dimensão. Todo o evento foi realizado com recursos próprios, apoios e voluntarismos.

O Grupo, que integra a Associação Movimento Teatro de Grupo de MG, está em processo de pesquisa de “Os 3 Patéticos”, sua próxima montagem adulta, que investigará a linguagem da comédia. Este projeto recebeu recentemente o Prêmio Myrian Muniz, através da FUNARTE.