« Voltar

"Saudade em terras d’água" (Saudade en terres d´eau) - Palco

  • Grupo: Cie dos à deux – França/Brasil
  • Gênero: Teatro gestual
  • Encenção, Dramaturgia e Coreografia: Artur Ribeiro e André Curti
  • Interpretação: Lakko Okino, André Curti e Artur Ribeiro
  • Duração: 1h20
  • Classificação etária: 12 anos
  • Local:
    • Teatro Marilia - 21:15h - 04/08
    • Teatro Marilia - 15:00h/21:15h - 05/08
    • Teatro Marilia - 17:00h - 06/08

A produção deste espetáculo não permite entrada após seu início.

Uma família vive numa palafita perdida no meio do mar. Ilhados, sem contato com a terra, seus integrantes criaram um universo próprio e desenvolveram uma maneira diferente e estranha de viver. Aos poucos, a imensidão verde-azul do mar começou a desaparecer. O olhar perdido e desesperado da família isolada acompanhava, dia após dia, a terra que avançava, ocupando o lugar da água. A vida ia secando, era preciso partir… Para onde? Como entrar em contato com um mundo completamente desconhecido? Partir para talvez chegar... a lugar nenhum! Uma longa viagem pelo mundo, cheia de descobertas, medos, encontros, incertezas e de saudades...

O Grupo


Artur Ribeiro e André Curti se conheceram em 1997, durante um festival em Paris e decidiram começar juntos uma pesquisa teatral e coreográfica, tendo como inspiração o texto “Esperando Godot”, de Samuel Beckett. Um ano mais tarde, nascia o primeiro trabalho em dupla dessa colaboração: “Dos à deux”, apresentado no Sax, em Achères.

A partir de então, eles afirmaram uma identidade artística designada como teatro gestual. Refletindo sobre a maneira como o gesto pode nutrir a teatralidade, os artistas passaram a gerar uma escritura ao mesmo tempo coreográfica e dramática. “Dos à deux” conta com uma divulgação internacional há seis anos, tendo sido apresentado mais de 300 vezes em teatros e festivais.

A segunda etapa do trabalho partiu do desejo de falar da loucura e do confinamento, além de levar adiante as pistas de uma pesquisa sobre a expressividade do movimento, os objetos e a musicalidade.

Convidados por Madeleine Abassade em La Verrière, na região francesa de Yvelines, eles se lançaram em uma aventura que durou dois anos e meio, no âmbito de um instituto psiquiátrico. Uma imersão profunda que os levou a criar dois espetáculos – o primeiro com um grupo de pacientes e enfermeiros, em dezembro de 2000, e o segundo em duo, “Aux Pieds de la lettre”, que vem sendo apresentado desde dezembro de 2001, tendo feito 250 apresentações, em mais de 15 países. “Aux Pieds de la lettre” integrou a programação do FIT-BH 2000.

Durante a temporada 2003/04, a companhia efetuou um trabalho de pesquisa aberto a outros artistas – bailarinos, atores, artistas circenses e músicos. O trabalho resultou na criação de uma trajetória teatral e plástica, “Les Cercles”, construído a partir de um texto de Mateï Visneic (L’Homme dans le cercle).

Na temporada 2004/05, a companhia iniciou uma nova criação e decidiu explorar o tema da imigração. Artur Ribeiro e André Curti escolheram o trabalho em trio para uma nova investigação teatral e gestual, reafirmando seu desejo de continuar um trabalho de pesquisa focalizado no gesto teatral, em uma partitura coreografada e na relação com o objeto como elemento cenográfico e como prolongamento do corpo. Uma série de residências organizadas em vários teatros franceses, durante mais de um ano, facilitou e favoreceu essa pesquisa.