« Voltar

O Que Seria de Nós Sem as Coisas que Não Existem - Palco

  • Grupos: Lume de Teatro (Campinas-São Paulo/Brasil) e Centro Via Rosse di Produzzione Teatrale (Itália)
  • Gênero: Drama
  • Criação e Direção Norberto Presta
  • Criação e Atuação: Ana Cristina Colla, Jesser de Souza, Norberto Presta, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini
  • Duração: 1h25
  • Classificação etária: 14 anos
  • Local:
    • Teatro Marilia - 19:00h - 01/08
    • Teatro Marilia - 17:00h/22h - 02/08

Numa onírica fábrica de realidades baseadas na memória de três chapeleiros – cientistas aposentados se reúnem na madrugada silenciosa para tentar construir, ajudados por um jovem aprendiz, "o chapéu perfeito". Paixões, medos e ilusões presentes nas histórias de vida dos operários de uma fábrica de chapéus do início do século – que continua funcionando em Campinas, aliando produção artesanal e tecnologia - foram o ponto de partida da trama.

Criado em 1985 na Universidade de Campinas (Unicamp), com a idéia de ser um centro de estudos e pesquisa da arte de ator, o Lume consegue manter um projeto de trabalho de longo prazo, com um elenco fixo.

O Grupo


Em mais de 20 anos de existência o LUME se consolida como um dos mais importantes grupos teatrais da atualidade no Brasil. Criado em 1985 na Universidade de Campinas (Unicamp), com a idéia de ser um centro de estudo e pesquisa da arte de ator, o Lume tornou-se um dos poucos grupos do país a conseguir manter um projeto de trabalho de longo prazo, com um elenco fixo de atores dedicados à construção de um modo próprio de se pensar e fazer teatro.

No Lume se busca o “ser ator” através do princípio de se pesquisar o homem e suas relações, corpo, dimensão interior, via treinamento e representação; o desenvolvimento de técnicas pessoais de representação para o ator, que extrapolem os limites da expressão física e vocal; a construção de espetáculos de forte expressividade e capacidade de interação com o público, que se adaptam tanto ao palco italiano tradicional como a espaços abertos e não convencionais.

Com sua postura ética–estética particular, o LUME criou não apenas o seu próprio fazer teatral, que se reflete nas experiências artísticas singulares provocadas por seus espetáculos, mas se tornou um ponto de referência para atores e pesquisadores do teatro que bebem deste redimensionamento do ofício do ator, tanto técnica quanto eticamente. O Lume, através de seus espetáculos, cursos, trocas culturais, intercâmbios de trabalho, reflexão teórica, o palco e a rua, celebra o teatro como arte do encontro e o espaço ideal de valorização do ser humano.

Esta não será a primeira vez que o Grupo Lume coloca no palco histórias especiais de pessoas anônimas. Em 1999 montou o espetáculo “Café com Queijo” baseado em histórias e canções coletadas pelos atores em pesquisa por vilarejos do interior de diversas regiões do Brasil (Amazona, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo).