« Voltar

Não Desperdice sua Única Vida – Espaço Alternativo

  • Grupo: Cia. de Teatro Luna Lunera - Belo Horizonte / Brasil
  • Gênero: Épico-dramático
  • Direção e Coordenação Dramatúrgica: Cida Falabella
  • Concepção: Cida Falabella e Cia. Luna Lunera
  • Elenco: Cláudia Corrêa, Cláudio Dias, Ana Flávia Rennó, José Walter Albinati, Marcelo Souza e Silva, Maria Alice Rodrigues e Odilon Esteves
  • Duração: 1h45
  • Classificação etária: 16 anos
  • Local:
    • Centro Cultural UFMG - 22:00h - 29/07
    • Centro Cultural UFMG - 19:00h - 31/07
    • Centro Cultural UFMG - 19:00h - 01/08

A produção deste espetáculo não permite entrada após seu início.

Relatos autobiográficos dos atores se alternam com personagens inusitadas, reabilitando o ator-narrador. O grupo se coloca a questão: por que fazemos teatro? e, com humor corrosivo, critica o contexto social presente. Feito para espaços não-convencionais, o espetáculo estabelece uma relação intimista com o público. Alguns textos literários, matérias jornalísticas, crônicas, classificados, revistas e programas televisivos instigaram as improvisações sobre as contradições, precariedades e ironia cotidianas.

O Grupo


Formada por atores advindos do curso de teatro do CEFAR - Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado, Palácio das Artes/BH, a Cia. Luna Lunera foi constituída oficialmente em 2001.

Em 2000, os atores da Cia. estrearam, pelo CEFAR, dois espetáculos valorizando autores brasileiros. “Fuleirices em Fuleiró”, baseada na obra de Mário Brasini, teve direção de Marcos Vogel e explorava o universo da bufonaria e das tradições populares. Um cortejo saía da praça Afonso Arinos, seguindo para o Parque Municipal e Sala Ceschiatti-Palácio das Artes, espaço em que boa parte do público declarou estar “pisando pela primeira vez”.

A segunda montagem, “Perdoa-me por me Traíres” (Nelson Rodrigues) teve a direção do premiado Kalluh Araújo, arrebatou platéias através da estrutura passional de teatro-dança em que o espetáculo foi construído. Em 2001 recebeu 9 prêmios SESC-SATED/MG, incluindo o de Melhor Espetáculo; a Cia. também foi contemplada com o prêmio de Melhor Produção 2001 pela Associação Mineira dos Produtores de Artes Cênicas na 7ª Edição do Prêmio Bonsucesso-Amparc; representou o Brasil no Chile nos festivais de Puerto Montt, Valdívia e Santiago e apresentou-se nos principais teatros e Festivais de Inverno mineiros.

Em 2002, “Perdoa-me...” foi convidado para o encerramento do ECUM - Encontro Mundial das Artes Cênicas/BH. Apresentou-se no FIT/BH - Festival Internacional de Teatro Palco e Rua/BH, no 3º Riocenacontemporânea/RJ e em Porto Alegre pelo projeto EnCena Brasil, do Ministério da Cultura. Em 2003, a Cia. foi convidada especial no Amostrão Vila Verão em Salvador/BA. “Perdoa-me...” participou do projeto Trilhas da Cultura da Fundação Belgo Mineira, tendo cumprido, ainda, temporada de grande êxito no seletivo e concorrido Teatro Sesc- Belenzinho, São Paulo/SP.

O espetáculo “Nesta Data Querida” (direção de Rita Clemente e dramaturgia de Guilherme Lessa) resultou do Projeto Cena 3x4: uma iniciativa do Galpão Cine Horto e da Maldita Cia. de Investigação Teatral propondo uma pesquisa sobre o processo colaborativo de criação. O projeto teve a coordenação de Chico Pelúcio e Fernando Mencarelli, supervisão de Antônio Araújo (Teatro da Vertigem/SP) e do dramaturgo Luís Alberto de Abreu.

“Nesta Data Querida” participou, em 2004, do projeto Trilhas da Cultura da Fundação Belgo Mineira, com benefício da Lei Estadual de Incentivo/MG. E foi o espetáculo de encerramento da I Mostra da Cena Teatral Mineira, promovida pelo SESC São Carlos/SP e realizada pela Cia. Luna Lunera. Foi o espetáculo representante do Brasil no festival internacional XVI Temporales Internacionales de Teatro Año em Puerto Montt, Valdívia e Concepción, Chile.

A Cia. Luna Lunera é intregrante do Movimento Teatro de Grupo de Minas Gerais.