« Voltar

"Jogo do Bicho" - Rua

  • Grupo: Teatro da Figura - Belo Horizonte – MG / Brasil
  • Gênero: Drama cômico com máscara
  • Dramaturgia: Nina Caetano
  • Concepção: Coletiva
  • Direção: Lenine Martins
  • Elenco: Bruno Colares, Juliana Pautilla, Márcia Torquato
  • Duração: 1h
  • Local:
    • Rua Guaicurus - 23:00h - 03/08
    • Rua Guaicurus - 23:00h - 04/08
    • Rua Guaicurus - 23:00h - 05/08

Numa esquina no centro da cidade, personagens meio gente meio bicho transitam em ambientes imaginários. Uma sucessão de quadros que dialogam entre si formam um caleidoscópio de imagens, ações e sentidos que revelam uma insaciável fome de humanidade no cotidiano urbano. As máscaras são um misto de traços humanos e de animais que vivem nos subterrâneos das cidades. O espetáculo se propõe a oferecer à cidade uma leitura do seu cotidiano, filtrada pela análise, reflexão e crítica, abusando do espírito lúdico e das máscaras.

O Grupo


Formado por Márcia Torquato, Juliana Pautilla e Bruno Colares, o grupo surgiu em 2003 com a proposta de pesquisar a linguagem da máscara teatral e o treinamento do ator a partir do cavalo-marinho (folguedo tradicional do nordeste que reúne dança, teatro, música e poesia).

Em 2004, o Teatro da Figura inicia estudos teóricos e práticos sobre as máscaras da comédia dell’ arte, ao mesmo tempo em que começa a sistematizar os elementos do cavalo-marinho em função das necessidades técnicas de preparação dos atores. Em março, o grupo é convidado a integrar o Projeto Cenário, uma parceria entre Faculdade de Artes Cênicas, o Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais e grupos selecionados, com objetivo de estabelecer uma rede de intercâmbio entre as escolas de formação em teatro e grupos profissionais atuantes em Belo Horizonte.

Desenvolve a cena curta “Macarrão ao Molho” e a intervenção “O Passeio ou Eu disse que vinha”, ambas baseadas nas máscaras da Comédia dell’ arte e, em julho, participa da Mostra Cultural de Milho Verde, em Milho Verde/MG, com estes dois trabalhos. No segundo semestre de 2004, ministra a disciplina ‘Tópicos em teatro: oficina de máscara’ no curso de Artes Cênicas da UFMG, a convite da coordenação. Em setembro participa do projeto “Diálogos Cênicos”, da Prefeitura de Belo Horizonte, apresentando-se nas comunidades do Alto Vera Cruz e Pedreira Prado Lopes. No final do ano, o grupo inicia os preparativos para o processo de montagem de seu primeiro espetáculo: leituras, laboratório na rua, confecção das máscaras. Em dezembro de 2004, o grupo viaja a Pernambuco, onde permanece durante um mês com o objetivo de aprofundar seus estudos sobre o cavalo-marinho.

O ano de 2005 é inteiramente dedicado à criação de “Jogo do Bicho”. Nesse processo, o grupo investe em reciclagem para seus atores. Em abril, vai ao Rio de Janeiro participar da oficina “Jogo da Máscara", com o grupo Moitará; em Julho, participa da oficina “Improvisação e Dramaturgia”, com Carla Guimarães e Mariana Muniz, no Fórum das Artes de Ouro Preto e, em setembro, o Teatro da Figura vai a Campinas encontrar-se com Tiche Vianna e Ésio Magalhães, do Barracão Teatro, com objetivo de trabalhar sobre o espetáculo. Em outubro de 2005, o espetáculo “Jogo do Bicho” pré-estréia no Festival de Teatro Callejero de Mesitas de el Colégio, na Colômbia.

Atualmente, o grupo ministra as oficinas “Introdução ao Jogo da Máscara”, “Dança Brasileira: corpo, voz e princípios de jogo através do Cavalo Marinho” e “Criação e Confecção da Máscara”.