« Voltar

"Arca" (Arka) - Rua

  • Grupo: Teatr Ósmego Dnia - Poznan/Polônia
  • Direção: Teatr Ósmego Dnia
  • Elenco: Ewa Wójciak, Halina Chmielarz, Adam Borowski, Tadeusz Janiszewski, Tomasz Jarosz, Marcin Kszycki, Milosz Kolczyski, Miosz Michalak, Tomasz Michniewicz, Przemysaw Mosiny, Janusz Stolarski e Jocek Nowaczyk
  • Duração: 1h
  • Local:
    • Praça da Estação - 22h - 27/07
    • Praça da Estação - 22:30h - 28/07
    • Praça da Estação - 21h - 30/07
    • Praça da Estação - 21h - 31/07

Num lugar não identificado, uma alegre festa de casamento, com atmosfera cigana. Uma invasão de bárbaros termina, bruscamente, com a festa. Grandes portais em chamas passam pelo público, numa procissão acompanhada por música triste e solene. São cenas de uma emigração forçada, com pessoas expulsas de suas terras. "Arka" nos lembra que vivemos numa época de fugitivos e nômades que atravessam os continentes com saudades de casa.

O Grupo


Uma comunhão precisa entre música, cenografia e vitalidade faz da companhia Ósmego Dnia um dos grupos teatrais mais significativos da Polônia. Com experiência adquirida em 30 anos de atividade ininterrupta e cerca de 40 espetáculos, Ósmego tem consolidada posição na vanguarda do teatro europeu.

Faz um teatro de imagens, com forte e expressiva atuação dos atores, baseada na linguagem corporal e na música. A companhia desenvolveu seu próprio método de trabalho, com base na improvisação coletiva, ou seja, roteiro, direção e cenografia pertencem a todos seus integrantes.

A companhia participou de vários projetos teatrais, como o Mir Caravane, festival itinerante que percorreu a Europa até 1989. Outro êxito foi o espetáculo “Peregrinação”, que apresentou dentro da programação artística da Expo 98, em Lisboa, e “On The Other Side”, montagem preparada em colaboração com estudantes da Dinamarca para o Festival de Arte de Arhus em 1999.

O trabalho desenvolvido pelo Ósmego Dnia levou estudiosos, analistas, críticos, escritores e cineastas a produzir livros e documentários sobre o trabalho da companhia. Um exemplo é o “Teater Attonde Dagen”, documentário de produção sueca apresentado em todos os festivais internacionais de cinema na Europa, Israel e Estados Unidos, e que foi indicado pela Academia de Cinema Sueca para os prêmios Felix e Oscar.

O grupo já recebeu diversos prêmios, incluindo o Primeiro Prêmio do Fringe de Edimburgo em 1985 e o prestigioso Konrad Swinarski na Polônia em 1994.

Desde 1992, tem seu espaço próprio, um dos principais centros culturais independentes na Polônia. O teatro fica em Poznan.

Desde seu começo, década de 70, Teatr Ósmego Dnia se definia como uma comunidade artística preocupada com os direitos humanos independentes de pressões do Estado. Ao mesmo tempo, a Companhia lutava contra as normas conformistas da sociedade. Durante estes anos, o grupo era visto como um dos centros de oposição cultural e como uma voz do movimento de contra-cultura da geração de 68.

Além de performances líricas e poéticas em espaços fechados, o Ósmego Dnia cria coisas amplas, apresentações ao ar livre para grandes públicos. A companhia vê o teatro como um espaço para a liberdade e a rebelião e, em suas performances, trata de importantes temas da vida contemporânea e o destino daqueles geralmente esquecidos na vasta “máquina do mundo”.

O treinamento do ator se concentra primordialmente na expressão corporal, na extensão de suas possibilidades para transmitir significados.