SUCAF CONCEITOS
Cadastro
Procedimento administrativo destinado a registrar pessoas jurídicas interessadas em participar de procedimentos licitatórios e celebrar contratos com a Administração Direta e Indireta do Município de Belo Horizonte.

Registro no SUCAF
Tipo de habilitação que fornece o Certificado de Registro Cadastral - CRC, expedido pelo SUCAF, que permitirá a participação em procedimentos licitatórios ou formalização de contratação direta, ao interessado que tiver sua documentação e solicitação aprovadas.

Fornecedor registrado
Pessoa jurídica, cuja solicitação de registro foi deferida e que foi declarada em condições de  participar de licitações e de fornecer para a Administração, dentro das linhas de fornecimento compatíveis com seu objeto social.

Fornecedor ativo
Pessoa jurídica cadastrada junto ao SUCAF, cujos documentos encontram-se dentro do prazo de validade e não esteja cumprindo a penalidade de suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração ou a penalidade de declaração de inidoneidade.

Fornecedor inativo
Pessoa jurídica cadastrada junto ao SUCAF, cujos documentos encontram-se com validade vencida ou esteja cumprindo a penalidade de suspensão do direito de licitar e contratar com a Administração ou a penalidade de declaração de inidoneidade.

Linhas de fornecimento
Subgrupos de fornecimento de materiais, prestação de serviços ou realização de obras nos quais a pessoa  jurídica está apta a participar de licitações com a Administração Direta e Indireta do Município de Belo Horizonte.

Acessório
Tudo o que é adicionado a uma máquina ou equipamento, para facilitar ou melhorar seu desempenho, mas que sem ele, o trabalho é realizado do mesmo modo. Ex.: capa para telefone celular.

Complemento ou implemento
Peça adicionada para melhorar o desempenho de uma máquina ou equipamento, tornando-a mais especializada para uma determinada tarefa.

Peça ou complemento
Artigo que faz parte de um equipamento ou utensílio e é necessário para seu funcionamento. É uma peça de reposição.

Equipamento
Aparelho em si, como um todo, usado na execução de uma tarefa ou serviço. Ex.: microcomputador; aparelho de raio x; ... etc.

Material
Qualquer substância sólida, líquida ou gasosa que ocupa lugar no espaço. (Substância suscetível de receber certa forma ou em que atua determinado agente).

Suprimento
Todo artigo que é consumido ou usado no desempenho de uma tarefa feita por um utensílio ou máquina. Ex.: grafite para lapiseira; ... etc.

Utensílio
Toda peça ou instrumento, geralmente de pequeno porte, usado para determinado trabalho ou fim. Ex.: grampeador; garrafa térmica; pinça; ... etc.