Número 1 – Verão de 2006
outras edições
Secretaria Municipal de Saúde

Apresentação

O PRHOAMA – Programa de Homeopatia, Acupuntura e Medicina Antroposófica atende aos usuários do SUS/BH desde 1994. Atualmente são 16 homeopatas, 10 acupunturistas e 2 médicos antroposóficos que atendem em 21 unidades básicas e em uma unidade secundária.

Este Boletim apresenta a todos os trabalhadores da SMSA informações sobre o PRHOAMA, para a interação dos profissionais que atuam no Programa. Serão quatro edições por ano: verão, outono, inverno e primavera. Isso porque uma das contribuições da Antroposofia – base filosófica da Medicina Antroposófica – é o resgate da ligação do homem às forças da natureza. A cada estação, a cada novo ciclo do ano, percebe-se a mudança da disposição física e a renovação da disponibilidade interna, de pensamentos, idéias e sentimentos.

A participação do leitor é muito importante para que o Boletim do PRHOAMA cumpra seus objetivos. Por isso, comentários, opiniões e sugestões podem ser enviados para o e-mail prhoama@pbh.gov.br.

Quem é quem

O Boletim do PRHOAMA publicará relatos de experiências dos profissionais da rede. Conte sua história, sua realizações com estas e outras práticas integrativas e complementares, fale sobre suas expectativas.
Envie para o e-mail prhoama@pbh.gov.br.
Incentivo à pesquisa

Médicos e coordenação do PRHOAMA devem se empenhar na elaboração de material de pesquisa, como casos clínicos, relato de experiências e compilação de textos que expliquem as bases filosóficas dessas práticas médicas. Essa orientação emergiu da reunião de 3 de novembro de 2005, que contou com a participação da coordenação, de gerentes e de médicos do Programa. O objetivo é ampliar a divulgação dessas práticas junto aos profissionais de saúde e usuários.

Onde encontrar

Todos os usuários do SUS/BH podem se tratar com homeopatia, acupuntura e medicina antroposófica. Essas práticas médicas fazem parte da atenção básica. O usuário deve procurar o centro de saúde onde está cadastrado e pegar a guia de referência, que pode ser fornecida pelo auxiliar de enfermagem, enfermeiro, dentista, fisioterapeuta ou médico. Não é necessário passar pela consulta médica. Ao receber a guia o usuário será orientado quanto à unidade que deve procurar para agendar a consulta.

CNS aprova mudanças na PNMNPC

O Conselho Nacional de Saúde, reunido no dia 15 de dezembro de 2005, aprovou alguns encaminhamentos da “Política Nacional de Medicina Natural e Práticas Complementares” (PNMNPC), que passou a ser denominada “Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS” (PNPIC). Também foram aprovados, na íntegra, os seguintes itens: Introdução (exceto a parte relativa a Medicina Tradicional Chinesa/Acupuntura e Termalismo-Crenoterapia); Objetivos Gerais; Diretrizes Gerais; Implementação das Diretrizes nas áreas de Homeopatia, Plantas Medicinais e Fitoterapia e Medicina Antroposófica.

E por falar em Política Nacional de Medicina Natural e Práticas Complementares (PNMNPC), sua elaboração foi citada no site da Organização Mundial de Saúde (OMS). A publicação National Policy on Traditional Medicines and Regulation of Herbal Medicines: report of a WHO Global Survey. Geneva:WHO; 2005. O documento também está disponível no portal de assistência farmacêutica www.opas.org.br/medicamentos/docs/9241593237.pdf. A publicação é resultado de uma pesquisa mundial desenvolvida em 2001 e atualizada em 2004.


PRHOAMA em eventos


No período de maio a novembro de 2005, o PRHOAMA participou de seis eventos na área da saúde – quatro congressos e dois seminários. Nessas ocasiões, além da oportunidade de reciclagem e atualização de conhecimentos, a equipe apresentou a experiência do Programa em BH e distribuiu material informativo.
Edição Atual dessa revista