Autoridades Guia do Cidadão Notícias Telefones Mapa do Site BH.gov Fale Conosco

Sistema Municipal
de Saúde

Conselho Municipal
de Saúde

Distritos Sanitários

Licitação

Hospital Municipal
Odilon Behrens

BH-Telemed

Últimas Notícias

Galeria de Fotos

Publicidade

Abastecimento

Administração

Assistência Social

Comunicação Social

Cultura

Direitos de Cidadania

Educação

Esportes

Fazenda

Gabinete do Prefeito

Governo e Planejamento

Habitação

Informática Pública

Legislação

Limpeza Urbana

Meio Ambiente

Regionais

Saúde

Transporte e Trânsito

Urbanismo e Obras

Acesso

Dengue - Vigilância Epidemiológica

Notificação

D.S. Barreiro
3277 5921
D.S. Centro Sul
3277 4331
D.S. Pampulha
3277 7938
D.S. Oeste
3277 7082
D.S. Leste
3277 4998
D.S. Norte
3277 7853
D.S. Noroeste
3277 7645
D.S. Nordeste
3277 9153/9154
D.S. Venda Nova
3277 5413

Definições de Caso
Caso suspeito de Dengue Clássica: paciente que tenha doença febril aguda com duração máxima de sete dias, acompanhada de pelo menos dois dos seguintes sintomas: cefaléia, dor retroorbital, mialgia, artralgia, prostração ou exantema. Além desses sintomas, deve ter estado, nos últimos 15 dias, em área onde esteja ocorrendo transmissão de Dengue ou tenha a presença de Aedes aegypti.

Caso suspeito de FHD: é todo suspeito de dengue clássica que apresente também manifestações hemorrágicas, variando desde a prova do laço positiva até fenômenos mais graves como hematêmese, melena e outros. A ocorrência de pacientes com manifestações hemorrágicas acrescidas de sinais e sintomas de choque cardiovascular (pulso arterial fino e rápido ou ausente, diminuição ou ausência de pressão arterial, pele fria e úmida, agitação) levam à suspeita de síndrome de choque.

Caso confirmado de dengue clássica: é o caso confirmado laboratorialmente.
Em curso de uma epidemia, a confirmação pode ser feita através de critérios clínico-epidemiológicos, exceto nos primeiros casos da área, que deverão ter confirmação laboratorial.

Caso confirmado de FHD: é o caso em que todos os critérios abaixo estão presentes:
  • febre ou história de febre recente de sete dias ou menos
  • trombocitopenia (< = 100.000/mm3 ou menos)
  • tendências hemorrágicas evidenciadas por um ou mais dos seguintes sinais:
  • - prova do laço positiva, petéquias,equimoses ou púrpuras
  • - sangramentos de mucosas, do trato gastrointestinal e outros
  • extravasamento de plasma devido ao aumento de permeabilidade capilar, manifestado por:
    • - hematócrito apresentando um aumento de 20% sobre o basal na admissão ou queda do hematócrito em 20%, após o tratamento; ou presença de derrame pleural, ascite e hipoproteinemia.

Caso confirmado de Síndrome de Choque da Dengue: é o caso que apresenta todos os critérios de FHD mais evidências de choque.
Ações de Vigilãncia Epidemiológica:
- Pesquisar outros casos semelhantes na família ou vizinhança
- Notificar todo caso suspeito à Vigilância Epidemiológica dos Distritos Sanitários da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte-SMSA/ PBH ou pelo telefone (31) 3277-7767.

Uma importante atividade desenvolvida é a avaliação das medidas de controle da dengue em cada Distrito Sanitário do município – considerando-se o número e a localização de casos de dengue clássica e de Febre Hemorrágica da Dengue existentes –, os índices de infestação do mosquito transmissor da doença, as ações de controle químico do vetor com a utilização de inseticidas, as ações de assistência dos pacientes. Pretende-se, com isso, levantar as dificuldades existentes para o adequado enfrentamento da doença e de seus determinantes, uma vez que a dengue exige estratégias que extrapolam as ações dos serviços de saúde, como a conscientização e mobilização social e a integração com as áreas de saneamento ambiental (limpeza urbana, abastecimento de água, esgotamento sanitário, controle urbano). Esta avaliação possibilitará uma adequada preparação da Secretaria Municipal de Saúde para um provável aumento de casos com a aproximação do período de chuvas e de verão.

   PROTOCOLO PARA ATENDIMENTO AOS PACIENTES COM SUSPEITA DE DENGUE

Vigilância Epidemiológica da Dengue em Belo Horizonte

Por ser uma doença de notificação compulsória, todo caso suspeito de dengue deve ser comunicado à Gerência de Epidemiologia e Informação do Distrito Sanitário de atendimento ou de residência do doente.

Um resumo da situação dos casos confirmados, notificados à Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte nos anos de 1999 a 2003 pode ser visto nos gráficos e tabelas apresentados a seguir.

Gráfico 1:

gráfico dengue 2001 a 2003

Foi utilizado o conceito de "semana epidemiológica" na apresentação da distribuição temporal dos casos por se tratar de padronização internacional, que permite a comparabilidade dos dados.

As "semanas epidemiológicas" iniciam-se no Domingo e terminam no Sábado. A primeira semana epidemiológica de cada ano é aquela que contém o maior número de dias do novo ano. Por isto, elas não coincidem, necessariamente, com o calendário

Em Belo Horizonte no ano de 2001 foram notificados 7406 casos suspeitos de Dengue sendo: 4554 foram confirmados, 2732 descartados e 120 estão ainda pendentes, 8 casos de Febre Hemorrágica do Dengue com 1 óbito

Em 2002 foram notificados 10940 casos suspeitos sendo 4030 confirmados, 6715 descartados e 195 pendentes. Ocorreram 53 casos de Febre Hemorrágica do Dengue com 2 óbitos .

Em 2003 até a semana epidemiológica 51(17/12/03) haviam 3756 casos notificados, sendo 1548 confirmados, 2080 descartados e 128 pendentes. Ocorreram 33 casos de Febre Hemorrágica e nenhum óbito.

Tabela 1:

tabela 1 dengue 2001 a 2003

Tabela 2:

tabela 2 dengue 2001 a 2003

» Gerência de Controle de Zoonoses
» Gerência de Epidemiologia, Informação e Vigilâncias
» Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte

serviços - acesso rápido
telefones úteis Telefones Úteis
central de informação Central
de Internação
vigilância sanitária Vigilância Sanitária
sos saúde SOS Saúde
fale conosco Fale conosco
Prefeitura BH

Cuidado! A dengue não tira férias

PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE - 2001-2006©
Secretaria Municipal de Saúde
Av. Afonso Pena, 2336 - Funcionários - CEP: 30130-007 - Belo Horizonte
Tel.: 31.3277-7722
E-mail:
smsa@pbh.gov.br
Sobre o Portal