Mensagem de abertura da Secretário Municipal do Município de Belo Horizonte.
Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva
Bom dia para todos do auditório...
Acho que é assim que devemos nos dirigir a um auditório virtual, um bom dia, apesar de não saber a que horas vocês lerão esta mensagem. Esta é uma experiência interessante, falar para um auditório que não enxergo, mas segundo minhas últimas informações já são quase novecentos participantes.
O interessante de abordar este tema "A Internet na escola", mais especificamente o seu uso pedagógico na escola, é que a própria dinâmica deste seminário já apresenta uma das potencialidades do uso da Internet na escola. Este potencial de quebrar as limitações de tempo e espaço que é poder falar para uma platéia com este número de pessoas que podem em qualquer parte do mundo dialogar, e a qualquer hora receber estas mensagens. Neste mesmo evento, segundo informações dos coordenadores do seminário, além de falar para pessoas de todos os cantos do Brasil, estamos também nos comunicando com pessoas da Àfrica e Europa. A escola, desta forma, pode dialogar com outras escolas, com pessoas das mais diversas áreas do planeta, etc.
É certo que a escola pública não pode deixar de usar tudo que a Internet proporciona. A Prefeitura de Belo Horizonte tem se empenhado de diversas formas para que a comunidade seja inserida no contexto atual do uso das novas tecnologias, uma vez que o processo de inclusão da população passa por esta questão que é fundamental nesta Sociedade da Informação. São diversos os esforços neste sentido. Desde a aquisição de aproximadamente 1500 computadores como o acesso a Internet através de banda larga para todas as escolas dentro de aproximadamente dois meses, além de impressoras e scanners.
Sabemos que quando falamos de inclusão digital, muitos torcem o nariz e acham que temos muitas outras "inclusões" para fazermos antes da tecnológica. Nós da Prefeitura de BH acham que as coisas andam juntas, queremos inclusão de todas as maneiras sem classificar em antes ou depois. A população brasileira não pode esperar mais nem um dia para que comecemos a colocar em prática políticas que possibilitem esta inclusão.
O modelo de trabalho implementado nas escolas que gradativamente vão implantando seus laboratórios, interligando todos os computadores da escola em rede com acesso a Internet, seja no laboratório, sala dos professores, biblioteca, proporciona além do acesso a Internet a criação do espaço individualizado do aluno e professor, com sua conta pessoal de email e cada um com sua home page, onde pode disponibilizar suas produções.Existe ainda o espaço do grupo, onde grupos de alunos ou professores podem utilizar o mesmo espaço para armazenar suas produções comuns. Toda esta infraestrutura possibilita ao professor trabalhar com seus alunos, utilizando os grandes potenciais pedagógicos de pesquisa, autoria, comunicação e a própria colaboração que é comprovada na produção do Software Livre onde este modelo está assentado.
Apenas esta infraestrutura não significa que os professores e alunos farão uso efetivo deste recurso que implica em diversas possibilidades pedagógicas. Dentro desta proposta de inserção dos alunos e professores da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte no mundo digital, um dos suportes fundamentais para que o professor utilize das potencialidades pedagógicas destes recursos é sua formação. Neste sentido a Secretaria Municipal de Educação tem trabalhado em diversas frentes para que o professor possa utilizar estas potencialidades em sua plenitude. Certamente se não houver um empenho neste sentido, fatalmente corremos o risco de que os computadores e a Internet sejam subutilizados. Dentre estas ações destacamos, a criação do CAPE online que se trata de um ambiente virtual de formação do professor que tem por objetivo colocar o professor da Rede Municipal efetivamente em rede, trocando experiências, discutindo sua prática com colegas de outras escolas, etc.
Dentro deste ambiente, onde se insere este seminário, o primeiro de muitos outros. Este seminário certamente não irá substituir a necessidade de outros seminários presenciais, mas sim somar-se a estes agregando a potencialidade de quebra das limitações de tempo e espaço. Além deste ambiente, diversas ações estão sendofeitas, tais como formação dos professores para o uso destas tecnologias no ambiente da escola e em parceria com a PRODABEL (Empresa de Informática e Informação do Município), Seminários presenciais dando continuidade aos seminários Sociedade da Informação I e II, cursos mais prolongados, com ênfase no uso pedagógico, proporcionada pelo CAPE, (Centro de Aperfeiçoamento do Profissional da Educação), etc. Mas sabemos que a formação mais efetiva e transformadora é a que acontece na escola, durante o trabalho, na prática pedagógica, e quando o trabalho coletivo efetivamente faz sentido.
Bom pessoal, sei que vocês estão ansiosos pelo início do seminário, espero que aproveitem ao máximo e que este seja apenas o início de muitas trocas virtuais de conhecimento, para que possamos conhecer mais experiências que melhoram de verdade a escola pública no Brasil.
Um abraço e bom trabalho,
Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva
secretária municipal de educação de BH
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