 Painéis
      
	  	  
	     
	  
Painéis
	  
	  
	  
	  
      
Envie seu relato
Projeto Latanet 
 
Oficina de Imagens 
          
O Projeto Latanet - da latinha à Internet - é uma proposta pedagógica 
que une Comunicação e Educação, mídia e cidadania, ciência e arte, o 
jovem e o mundo da informação, os currículos escolares e o cotidiano da 
vida do estudante. Fotografia, rádio, jornal, TV, Internet. Através dos 
meios de comunicação  o estudante é convidado a entrar no universo das 
imagens, na sua relação com os sentidos e com as tecnologias da 
informação, em um percurso que aproxima as câmeras escuras 
renascentistas à imagem digital. As atividades desenvolvidas buscam 
despertar no jovem um olhar crítico diante da realidade cotidiana e das 
informações veiculadas pelos meios de comunicação. Os participantes 
constróem suas câmeras com latas de alumínio, produzem fotos e 
informações sobre a sua comunidade, fazem contatos via internet com 
outros jovens e trocam suas experiências. 
Mais informações no site 
www.latanet.org.br 
Projeto de Ensino sobre seres vivos 
 
Cátia Turbino da Rocha - Colégio Estadual Lemos Júnior 
          
No ano de 2003 resolvi desenvolver com tres turmas de 3º serie do 2º Grau 
Projeto de Ensino sobre seres vivos que consistia em pesquisa na rede sobre 
os diferentes grupos de animais estudados.Os alunos foram divididos em 
pequenos grupos cada um ficou responsavel pela pesquisa de um grupo de 
vertebrado .A escola não possui laboratório de informatica ativo.Para 
concretizar a atividade contamos com a colaboração do CEAMECIM/FURG(Centro 
de Educação Ambiental em Ciências e Matemática-
http://www.ceamecim.furg.br/)
que nos cedeu o laboratorio de informática.Após o trabalho de pesquisa cada 
grupo montou uma pagina na internet sobre o tema que se encontra hospedada 
no servidor do CEAMECIM/FURG 
(http://www.ceamecim.furg.br/avatool/avas/proci/users_files/23/zoo.htm.
 
Para muitos alunos foi a primeiro contato com um PC e para a quase 
totalidades dos alunos foi a primeira experiencia de montagem de página. 
Esperasse continuar com esse tipo de proposta no ano ano de 2004 abordando 
também outros ramos da Biologia e que a BIOPAGE 
(http://www.ceamecim.furg.br/avatool/avas/proci/users_files/23/) 
sirva como 
referencia de estudo para todos. 
Foi gratificante ver o interesse e o comprometimento de todos os alunos 
durante o desenvolvimento da atividade. 
Cláudio Marinho 
 
Escola Municipal Flávio Giammetta 
          
Sou professor de Geografia e estou usando a Internet para construir um 
glossário geológico com meus alunos. Neste processo, eles pesquisam imagens 
e conceitos através dos sites de busca, selecionam os sites que têm 
informações confiáveis e constroem o seu próprio conceito acompanhado de uma 
imagem. Para isso, estamos utilizando o software de apresentação Powerpoint, 
o Internet Explorer, o Paint e o Photoshop. 
Percebo que o trabalho do professor está se alterando, bem como a relação 
com os alunos é mais próxima e individualizada. As aulas no laboratório de 
informática são mais produtivas e interessantes para os alunos, eles 
trabalham no modelo colaborativo. 
Ao final do trabalho pretendemos divulgar o trabalho na internet. Ao mesmo 
tempo que aprendem sobre geologia, estão aprendendo a manusear softwares que 
serão importantes ferramentas para o desenvolvimento de projetos. 
Wilmar Ferreira de Freitas 
 
Escola Municipal Caio Líbano Soares 
          
Nossa escola desenvolve, desde 2001, o projeto piloto com uma rede de 
computadores (LABFUST - EMCLS) segundo o conceito web-computer do computador 
popular da UFMG. Desde essa época nossos alunos têm tido acesso à Internet 
com e-mail e home-page indidividualizados. Ainda que apenas uma minoria 
deles façam uso intensivo desses recursos, é interessante pontuar esse uso 
como construção / valorização da identidade de cada um. Aqueles alunos que, 
dentro de nossos limites, se apropriaram dessas ferramentas, investiram na 
promoção de sua imagem, com conseqüente elevação da auto-estima: no 
ciberespaço web tormaram-se sujeitos (com nome, endereço, posse de espaço), 
se apresentando, conversando, desenvolvendo projetos pessoais e se 
articulando com outros usuários. 
A utilização da estrutura institucional da escola que faz o provimento 
desses serviços para Internet, constitui para os alunos um ponto de 
referência de grupo, permitindo que nossa escola tenha um avanço 
significativo em direção a sua constituição em efetiva comunidade. Na EMCLS 
existe uma adequação da infra-estrutura informacional ao Projeto Pedagógico 
e a atuação de cada usuário - aluno, professor ou funcionário -  conspira a 
favor desse Projeto. 
Edite Resende Vieira 
 
Colégio Pedro II 
          
O Colégio Pedro II é uma instituição de ensino que adota o francês como 
língua estrangeira, além do inglês, no Ensino Fundamental. Dentre outros 
objetivos, o ensino de línguas estrangeiras visa o reconhecimento de um 
mundo plurilíngüe. Assim, foi  proposta uma pesquisa pela Coordenadora de 
Francês, da Unidade Tijuca II,  Profa. Diva Rocha, a respeito dos países 
francófonos, seus povos, seus valores. O Projeto \"La Francophonie\", com 
objetivo de promover o conhecimento da diversidade cultural dos 52 países 
que têm o francês como língua oficial e incentivar o uso dos recursos 
multimídia tanto para a elaboração quanto para a exposição do 
trabalho,envolveu alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, que iniciam seus 
estudos da Língua Francesa,os coordenadores pedagógicos do Deptº de Línguas 
Neolatinas Estrangeiras, os professores de Francês e a Profª Responsável 
pelo Laboratório de Informática.  A metodologia para a realização do projeto 
consistiu em : 
 1. Pesquisar na Internet, no Laboratório de Informática da própria Unidade 
Escolar,  textos e ilustrações a respeito dos países francófonos e seus 
povos. 
2.As quatro turmas de 5ª série foram divididas em grupos de 3 a 4 alunos. 
Cada grupo respondeu a uma pesquisa sobre um determinado país francófono, 
segundo orientação das professoras de francês. 
3.Com os dados coletados, cada grupo elaborou desenhos em um editor de 
imagem, transferiu ilustrações e construiu uma página a ser inserida no site 
do Colégio Pedro II, a partir do programa Front Page, segundo as orientações 
da Profª Edite Resende Vieira, ProfªResponsável pelo Laboratório de 
Informática. 
PROJETO LATANET NA ESCOLA MUNICIPAL "PROFESSORA MARIA MAZARELLO" 
 
Maria das Graças de Castro 
          
Nossa Escola foi uma das 02 escolas públicas municipais que participaram 
da versão piloto do projeto Latanet (2002), tendo sido selecionada a 
partir de critérios estabelecidos pela Oficina de Imagens e pela SMED-BH. 
Dentre esses critérios, um que a equipe da Oficina de Imagens definiu 
como necessário para a participação foi o "acesso à Internet a cabo para 
possibilitar maior agilidade para consulta à Internet e a troca de 
e-mails entre o grupo de alunos das duas escolas". 
          
Entretanto, apesar de não satisfazermos a esta exigência, pois não 
tínhamos acesso à Internet em nossa Escola, a não ser de forma 
improvisada através de cópia de páginas da Web em disquetes, nossa 
participação foi mantida por atendermos aos demais critérios. 
          
Para sanar esta deficiência, somaram-se os esforços da Oficina de 
Imagens (recebendo nossos alunos em sua sede), da PBH (fornecendo o 
transporte), da Direção da Escola (envolvendo-se totalmente e 
disponibilizando 2 professores-referência) e, principalmente dos alunos, 
dispostos a trabalharem extra-turno, super entusiasmados com o Projeto. 
          
Entre os grandes benefícios que alcançamos ao participar do Projeto 
LATANET, está o de termos conseguido a instalação da Internet a cabo em 
nossa Escola, em um tempo mínimo, e dela estarmos fazendo um bom proveito. 
          
Segundo opinião dos alunos participantes, várias disciplinas foram 
contempladas, sem fragmentação, ao longo do Projeto, entre elas a 
"Informática- digitando textos, aprendendo a usar o scanner, criando 
nosso E-mail, salvando documentos, enviando mensagens. Um aprendizado 
importante também foi como enxergávamos os meios de comunicação e como 
os enxergamos agora." 
Nossa participação pode ser conferida no site da Oficina de Imagens 
 www.latanet.org.br . 
CRARTE-RECRIATE- O USO PEDAGÓGICO DO COMPUTADOR 
 
ESCOLA MUNICIPAL "PROFESSORA MARIA MAZARELLO" 
Maria das Graças de Castro 
          
A utilização da Internet em nossa Escola teve um início peculiar. Ao iniciar 
a discussão com os alunos sobre um projeto a ser desenvolvido, a partir de 
atividades que já vinham realizando no "Paint", constatamos o interesse em 
conhecer mais sobre os grandes pintores e suas obras. Entretanto, nossa 
Escola conta com uma bibliografia pequena em títulos e número de volumes e 
nossos alunos, a maioria, não têm acesso a livros, principalmente de Arte. 
Também não contávamos com o acesso à nternet! 
          
Entretanto, são poucos os obstáculos intranponíveis para um professor, 
principalmente quando estimulado pelo interesse dos alunos. Se não tínhamos 
acesso à Internet, resolvi improvisar. Copiei em disquetes, de vários sites, 
várias páginas sobre a " História da Arte", "Tipos de Arte"( Arte Rupestre, 
Arte Moderna...), Vida e Obra" de pintores famosos, páginas de Museus, 
inclusive os que davam ênfase à "Arte Infantil". Assim, a Internet foi 
utilizada, apesar de limitadamente, contribundo para que os quase 500 alunos 
do 2º e 3º Ciclos, do turno da Tarde, pudessem ter contato com a WWW, muitos 
deles pela primeira vez. "Quem nâo tem Internet, usa disquete!" O 
desenvolvimento do projeto "CRARTE-RECRIATE- O USO PEDAGÓGICO DO COMPUTADOR" 
foi muito prazeroso, crriativo e constitui orgulho para nós e nossos alunos. 
 
	  
  
Voltar
	
			
				
					|   | 
				 
					| Secretaria Municipal de Educação |