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Projeto Latanet

Oficina de Imagens

           O Projeto Latanet - da latinha à Internet - é uma proposta pedagógica que une Comunicação e Educação, mídia e cidadania, ciência e arte, o jovem e o mundo da informação, os currículos escolares e o cotidiano da vida do estudante. Fotografia, rádio, jornal, TV, Internet. Através dos meios de comunicação o estudante é convidado a entrar no universo das imagens, na sua relação com os sentidos e com as tecnologias da informação, em um percurso que aproxima as câmeras escuras renascentistas à imagem digital. As atividades desenvolvidas buscam despertar no jovem um olhar crítico diante da realidade cotidiana e das informações veiculadas pelos meios de comunicação. Os participantes constróem suas câmeras com latas de alumínio, produzem fotos e informações sobre a sua comunidade, fazem contatos via internet com outros jovens e trocam suas experiências.
Mais informações no site www.latanet.org.br


Projeto de Ensino sobre seres vivos

Cátia Turbino da Rocha - Colégio Estadual Lemos Júnior

           No ano de 2003 resolvi desenvolver com tres turmas de 3º serie do 2º Grau Projeto de Ensino sobre seres vivos que consistia em pesquisa na rede sobre os diferentes grupos de animais estudados.Os alunos foram divididos em pequenos grupos cada um ficou responsavel pela pesquisa de um grupo de vertebrado .A escola não possui laboratório de informatica ativo.Para concretizar a atividade contamos com a colaboração do CEAMECIM/FURG(Centro de Educação Ambiental em Ciências e Matemática- http://www.ceamecim.furg.br/) que nos cedeu o laboratorio de informática.Após o trabalho de pesquisa cada grupo montou uma pagina na internet sobre o tema que se encontra hospedada no servidor do CEAMECIM/FURG (http://www.ceamecim.furg.br/avatool/avas/proci/users_files/23/zoo.htm. Para muitos alunos foi a primeiro contato com um PC e para a quase totalidades dos alunos foi a primeira experiencia de montagem de página. Esperasse continuar com esse tipo de proposta no ano ano de 2004 abordando também outros ramos da Biologia e que a BIOPAGE (http://www.ceamecim.furg.br/avatool/avas/proci/users_files/23/) sirva como referencia de estudo para todos. Foi gratificante ver o interesse e o comprometimento de todos os alunos durante o desenvolvimento da atividade.


Cláudio Marinho

Escola Municipal Flávio Giammetta

           Sou professor de Geografia e estou usando a Internet para construir um glossário geológico com meus alunos. Neste processo, eles pesquisam imagens e conceitos através dos sites de busca, selecionam os sites que têm informações confiáveis e constroem o seu próprio conceito acompanhado de uma imagem. Para isso, estamos utilizando o software de apresentação Powerpoint, o Internet Explorer, o Paint e o Photoshop. Percebo que o trabalho do professor está se alterando, bem como a relação com os alunos é mais próxima e individualizada. As aulas no laboratório de informática são mais produtivas e interessantes para os alunos, eles trabalham no modelo colaborativo. Ao final do trabalho pretendemos divulgar o trabalho na internet. Ao mesmo tempo que aprendem sobre geologia, estão aprendendo a manusear softwares que serão importantes ferramentas para o desenvolvimento de projetos.


Wilmar Ferreira de Freitas

Escola Municipal Caio Líbano Soares

           Nossa escola desenvolve, desde 2001, o projeto piloto com uma rede de computadores (LABFUST - EMCLS) segundo o conceito web-computer do computador popular da UFMG. Desde essa época nossos alunos têm tido acesso à Internet com e-mail e home-page indidividualizados. Ainda que apenas uma minoria deles façam uso intensivo desses recursos, é interessante pontuar esse uso como construção / valorização da identidade de cada um. Aqueles alunos que, dentro de nossos limites, se apropriaram dessas ferramentas, investiram na promoção de sua imagem, com conseqüente elevação da auto-estima: no ciberespaço web tormaram-se sujeitos (com nome, endereço, posse de espaço), se apresentando, conversando, desenvolvendo projetos pessoais e se articulando com outros usuários. A utilização da estrutura institucional da escola que faz o provimento desses serviços para Internet, constitui para os alunos um ponto de referência de grupo, permitindo que nossa escola tenha um avanço significativo em direção a sua constituição em efetiva comunidade. Na EMCLS existe uma adequação da infra-estrutura informacional ao Projeto Pedagógico e a atuação de cada usuário - aluno, professor ou funcionário - conspira a favor desse Projeto.


Edite Resende Vieira

Colégio Pedro II

           O Colégio Pedro II é uma instituição de ensino que adota o francês como língua estrangeira, além do inglês, no Ensino Fundamental. Dentre outros objetivos, o ensino de línguas estrangeiras visa o reconhecimento de um mundo plurilíngüe. Assim, foi proposta uma pesquisa pela Coordenadora de Francês, da Unidade Tijuca II, Profa. Diva Rocha, a respeito dos países francófonos, seus povos, seus valores. O Projeto \"La Francophonie\", com objetivo de promover o conhecimento da diversidade cultural dos 52 países que têm o francês como língua oficial e incentivar o uso dos recursos multimídia tanto para a elaboração quanto para a exposição do trabalho,envolveu alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, que iniciam seus estudos da Língua Francesa,os coordenadores pedagógicos do Deptº de Línguas Neolatinas Estrangeiras, os professores de Francês e a Profª Responsável pelo Laboratório de Informática. A metodologia para a realização do projeto consistiu em : 1. Pesquisar na Internet, no Laboratório de Informática da própria Unidade Escolar, textos e ilustrações a respeito dos países francófonos e seus povos. 2.As quatro turmas de 5ª série foram divididas em grupos de 3 a 4 alunos. Cada grupo respondeu a uma pesquisa sobre um determinado país francófono, segundo orientação das professoras de francês. 3.Com os dados coletados, cada grupo elaborou desenhos em um editor de imagem, transferiu ilustrações e construiu uma página a ser inserida no site do Colégio Pedro II, a partir do programa Front Page, segundo as orientações da Profª Edite Resende Vieira, ProfªResponsável pelo Laboratório de Informática.


PROJETO LATANET NA ESCOLA MUNICIPAL "PROFESSORA MARIA MAZARELLO"

Maria das Graças de Castro

           Nossa Escola foi uma das 02 escolas públicas municipais que participaram da versão piloto do projeto Latanet (2002), tendo sido selecionada a partir de critérios estabelecidos pela Oficina de Imagens e pela SMED-BH. Dentre esses critérios, um que a equipe da Oficina de Imagens definiu como necessário para a participação foi o "acesso à Internet a cabo para possibilitar maior agilidade para consulta à Internet e a troca de e-mails entre o grupo de alunos das duas escolas".
           Entretanto, apesar de não satisfazermos a esta exigência, pois não tínhamos acesso à Internet em nossa Escola, a não ser de forma improvisada através de cópia de páginas da Web em disquetes, nossa participação foi mantida por atendermos aos demais critérios.
           Para sanar esta deficiência, somaram-se os esforços da Oficina de Imagens (recebendo nossos alunos em sua sede), da PBH (fornecendo o transporte), da Direção da Escola (envolvendo-se totalmente e disponibilizando 2 professores-referência) e, principalmente dos alunos, dispostos a trabalharem extra-turno, super entusiasmados com o Projeto.
           Entre os grandes benefícios que alcançamos ao participar do Projeto LATANET, está o de termos conseguido a instalação da Internet a cabo em nossa Escola, em um tempo mínimo, e dela estarmos fazendo um bom proveito.
           Segundo opinião dos alunos participantes, várias disciplinas foram contempladas, sem fragmentação, ao longo do Projeto, entre elas a "Informática- digitando textos, aprendendo a usar o scanner, criando nosso E-mail, salvando documentos, enviando mensagens. Um aprendizado importante também foi como enxergávamos os meios de comunicação e como os enxergamos agora."
Nossa participação pode ser conferida no site da Oficina de Imagens www.latanet.org.br .


CRARTE-RECRIATE- O USO PEDAGÓGICO DO COMPUTADOR

ESCOLA MUNICIPAL "PROFESSORA MARIA MAZARELLO"
Maria das Graças de Castro

           A utilização da Internet em nossa Escola teve um início peculiar. Ao iniciar a discussão com os alunos sobre um projeto a ser desenvolvido, a partir de atividades que já vinham realizando no "Paint", constatamos o interesse em conhecer mais sobre os grandes pintores e suas obras. Entretanto, nossa Escola conta com uma bibliografia pequena em títulos e número de volumes e nossos alunos, a maioria, não têm acesso a livros, principalmente de Arte. Também não contávamos com o acesso à nternet!
           Entretanto, são poucos os obstáculos intranponíveis para um professor, principalmente quando estimulado pelo interesse dos alunos. Se não tínhamos acesso à Internet, resolvi improvisar. Copiei em disquetes, de vários sites, várias páginas sobre a " História da Arte", "Tipos de Arte"( Arte Rupestre, Arte Moderna...), Vida e Obra" de pintores famosos, páginas de Museus, inclusive os que davam ênfase à "Arte Infantil". Assim, a Internet foi utilizada, apesar de limitadamente, contribundo para que os quase 500 alunos do 2º e 3º Ciclos, do turno da Tarde, pudessem ter contato com a WWW, muitos deles pela primeira vez. "Quem nâo tem Internet, usa disquete!" O desenvolvimento do projeto "CRARTE-RECRIATE- O USO PEDAGÓGICO DO COMPUTADOR" foi muito prazeroso, crriativo e constitui orgulho para nós e nossos alunos.


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Secretaria Municipal de Educação