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Projeto Latanet
Oficina de Imagens
O Projeto Latanet - da latinha à Internet - é uma proposta pedagógica
que une Comunicação e Educação, mídia e cidadania, ciência e arte, o
jovem e o mundo da informação, os currículos escolares e o cotidiano da
vida do estudante. Fotografia, rádio, jornal, TV, Internet. Através dos
meios de comunicação o estudante é convidado a entrar no universo das
imagens, na sua relação com os sentidos e com as tecnologias da
informação, em um percurso que aproxima as câmeras escuras
renascentistas à imagem digital. As atividades desenvolvidas buscam
despertar no jovem um olhar crítico diante da realidade cotidiana e das
informações veiculadas pelos meios de comunicação. Os participantes
constróem suas câmeras com latas de alumínio, produzem fotos e
informações sobre a sua comunidade, fazem contatos via internet com
outros jovens e trocam suas experiências.
Mais informações no site
www.latanet.org.br
Projeto de Ensino sobre seres vivos
Cátia Turbino da Rocha - Colégio Estadual Lemos Júnior
No ano de 2003 resolvi desenvolver com tres turmas de 3º serie do 2º Grau
Projeto de Ensino sobre seres vivos que consistia em pesquisa na rede sobre
os diferentes grupos de animais estudados.Os alunos foram divididos em
pequenos grupos cada um ficou responsavel pela pesquisa de um grupo de
vertebrado .A escola não possui laboratório de informatica ativo.Para
concretizar a atividade contamos com a colaboração do CEAMECIM/FURG(Centro
de Educação Ambiental em Ciências e Matemática-
http://www.ceamecim.furg.br/)
que nos cedeu o laboratorio de informática.Após o trabalho de pesquisa cada
grupo montou uma pagina na internet sobre o tema que se encontra hospedada
no servidor do CEAMECIM/FURG
(http://www.ceamecim.furg.br/avatool/avas/proci/users_files/23/zoo.htm.
Para muitos alunos foi a primeiro contato com um PC e para a quase
totalidades dos alunos foi a primeira experiencia de montagem de página.
Esperasse continuar com esse tipo de proposta no ano ano de 2004 abordando
também outros ramos da Biologia e que a BIOPAGE
(http://www.ceamecim.furg.br/avatool/avas/proci/users_files/23/)
sirva como
referencia de estudo para todos.
Foi gratificante ver o interesse e o comprometimento de todos os alunos
durante o desenvolvimento da atividade.
Cláudio Marinho
Escola Municipal Flávio Giammetta
Sou professor de Geografia e estou usando a Internet para construir um
glossário geológico com meus alunos. Neste processo, eles pesquisam imagens
e conceitos através dos sites de busca, selecionam os sites que têm
informações confiáveis e constroem o seu próprio conceito acompanhado de uma
imagem. Para isso, estamos utilizando o software de apresentação Powerpoint,
o Internet Explorer, o Paint e o Photoshop.
Percebo que o trabalho do professor está se alterando, bem como a relação
com os alunos é mais próxima e individualizada. As aulas no laboratório de
informática são mais produtivas e interessantes para os alunos, eles
trabalham no modelo colaborativo.
Ao final do trabalho pretendemos divulgar o trabalho na internet. Ao mesmo
tempo que aprendem sobre geologia, estão aprendendo a manusear softwares que
serão importantes ferramentas para o desenvolvimento de projetos.
Wilmar Ferreira de Freitas
Escola Municipal Caio Líbano Soares
Nossa escola desenvolve, desde 2001, o projeto piloto com uma rede de
computadores (LABFUST - EMCLS) segundo o conceito web-computer do computador
popular da UFMG. Desde essa época nossos alunos têm tido acesso à Internet
com e-mail e home-page indidividualizados. Ainda que apenas uma minoria
deles façam uso intensivo desses recursos, é interessante pontuar esse uso
como construção / valorização da identidade de cada um. Aqueles alunos que,
dentro de nossos limites, se apropriaram dessas ferramentas, investiram na
promoção de sua imagem, com conseqüente elevação da auto-estima: no
ciberespaço web tormaram-se sujeitos (com nome, endereço, posse de espaço),
se apresentando, conversando, desenvolvendo projetos pessoais e se
articulando com outros usuários.
A utilização da estrutura institucional da escola que faz o provimento
desses serviços para Internet, constitui para os alunos um ponto de
referência de grupo, permitindo que nossa escola tenha um avanço
significativo em direção a sua constituição em efetiva comunidade. Na EMCLS
existe uma adequação da infra-estrutura informacional ao Projeto Pedagógico
e a atuação de cada usuário - aluno, professor ou funcionário - conspira a
favor desse Projeto.
Edite Resende Vieira
Colégio Pedro II
O Colégio Pedro II é uma instituição de ensino que adota o francês como
língua estrangeira, além do inglês, no Ensino Fundamental. Dentre outros
objetivos, o ensino de línguas estrangeiras visa o reconhecimento de um
mundo plurilíngüe. Assim, foi proposta uma pesquisa pela Coordenadora de
Francês, da Unidade Tijuca II, Profa. Diva Rocha, a respeito dos países
francófonos, seus povos, seus valores. O Projeto \"La Francophonie\", com
objetivo de promover o conhecimento da diversidade cultural dos 52 países
que têm o francês como língua oficial e incentivar o uso dos recursos
multimídia tanto para a elaboração quanto para a exposição do
trabalho,envolveu alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, que iniciam seus
estudos da Língua Francesa,os coordenadores pedagógicos do Deptº de Línguas
Neolatinas Estrangeiras, os professores de Francês e a Profª Responsável
pelo Laboratório de Informática. A metodologia para a realização do projeto
consistiu em :
1. Pesquisar na Internet, no Laboratório de Informática da própria Unidade
Escolar, textos e ilustrações a respeito dos países francófonos e seus
povos.
2.As quatro turmas de 5ª série foram divididas em grupos de 3 a 4 alunos.
Cada grupo respondeu a uma pesquisa sobre um determinado país francófono,
segundo orientação das professoras de francês.
3.Com os dados coletados, cada grupo elaborou desenhos em um editor de
imagem, transferiu ilustrações e construiu uma página a ser inserida no site
do Colégio Pedro II, a partir do programa Front Page, segundo as orientações
da Profª Edite Resende Vieira, ProfªResponsável pelo Laboratório de
Informática.
PROJETO LATANET NA ESCOLA MUNICIPAL "PROFESSORA MARIA MAZARELLO"
Maria das Graças de Castro
Nossa Escola foi uma das 02 escolas públicas municipais que participaram
da versão piloto do projeto Latanet (2002), tendo sido selecionada a
partir de critérios estabelecidos pela Oficina de Imagens e pela SMED-BH.
Dentre esses critérios, um que a equipe da Oficina de Imagens definiu
como necessário para a participação foi o "acesso à Internet a cabo para
possibilitar maior agilidade para consulta à Internet e a troca de
e-mails entre o grupo de alunos das duas escolas".
Entretanto, apesar de não satisfazermos a esta exigência, pois não
tínhamos acesso à Internet em nossa Escola, a não ser de forma
improvisada através de cópia de páginas da Web em disquetes, nossa
participação foi mantida por atendermos aos demais critérios.
Para sanar esta deficiência, somaram-se os esforços da Oficina de
Imagens (recebendo nossos alunos em sua sede), da PBH (fornecendo o
transporte), da Direção da Escola (envolvendo-se totalmente e
disponibilizando 2 professores-referência) e, principalmente dos alunos,
dispostos a trabalharem extra-turno, super entusiasmados com o Projeto.
Entre os grandes benefícios que alcançamos ao participar do Projeto
LATANET, está o de termos conseguido a instalação da Internet a cabo em
nossa Escola, em um tempo mínimo, e dela estarmos fazendo um bom proveito.
Segundo opinião dos alunos participantes, várias disciplinas foram
contempladas, sem fragmentação, ao longo do Projeto, entre elas a
"Informática- digitando textos, aprendendo a usar o scanner, criando
nosso E-mail, salvando documentos, enviando mensagens. Um aprendizado
importante também foi como enxergávamos os meios de comunicação e como
os enxergamos agora."
Nossa participação pode ser conferida no site da Oficina de Imagens
www.latanet.org.br .
CRARTE-RECRIATE- O USO PEDAGÓGICO DO COMPUTADOR
ESCOLA MUNICIPAL "PROFESSORA MARIA MAZARELLO"
Maria das Graças de Castro
A utilização da Internet em nossa Escola teve um início peculiar. Ao iniciar
a discussão com os alunos sobre um projeto a ser desenvolvido, a partir de
atividades que já vinham realizando no "Paint", constatamos o interesse em
conhecer mais sobre os grandes pintores e suas obras. Entretanto, nossa
Escola conta com uma bibliografia pequena em títulos e número de volumes e
nossos alunos, a maioria, não têm acesso a livros, principalmente de Arte.
Também não contávamos com o acesso à nternet!
Entretanto, são poucos os obstáculos intranponíveis para um professor,
principalmente quando estimulado pelo interesse dos alunos. Se não tínhamos
acesso à Internet, resolvi improvisar. Copiei em disquetes, de vários sites,
várias páginas sobre a " História da Arte", "Tipos de Arte"( Arte Rupestre,
Arte Moderna...), Vida e Obra" de pintores famosos, páginas de Museus,
inclusive os que davam ênfase à "Arte Infantil". Assim, a Internet foi
utilizada, apesar de limitadamente, contribundo para que os quase 500 alunos
do 2º e 3º Ciclos, do turno da Tarde, pudessem ter contato com a WWW, muitos
deles pela primeira vez. "Quem nâo tem Internet, usa disquete!" O
desenvolvimento do projeto "CRARTE-RECRIATE- O USO PEDAGÓGICO DO COMPUTADOR"
foi muito prazeroso, crriativo e constitui orgulho para nós e nossos alunos.
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