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INTERNET E EDUCAÇÃO: LEVAR À PRATICA
Heitor Garcia de Carvalho
(área de concentração: Educação Tecnológica)
Estuda-se a exploração espacial, informática e Internet em cada escola, mesmo sem um ônibus espacial no estacionamento ou computadores, ainda que recorrendo a matérias de tv, rádio ou imprensa. Hardwaree/ou software são objetos de estudo para formação geral eprofissional. Há um uso instrumental da informática, por exemplo, para editorar textos e para apresentações. Como recurso didático em instrução auxiliada por computador e outras modalidades modernizaria as escolas. Auxiliar a construção de conhecimentos e reelaboração de modelos mentais cognitivos com uso de filosofia e linguagem LOGO (derivada do LISP, usado no AutoCAD e pesquisas de inteligência artificial) está ao alcance de professores e estudantes.
Equipamento, software didático, treinamento e altos custos são carências superáveis. Há laboratórios subutilizados, possibilidades de doações de máquinas novas e antigas, de preços em queda e de financiamentos. Ainda há o “laboratório virtual” através do acesso organizado a computadores existentes na comunidade próxima à escola em horas convenientes. Há softwares de qualidade de código aberto e/ou gratuitos. Cursos grátis em Cd-rom (anexo a revistas) e/ou na Internet facultam a formação autodidata. Um uso eficiente da informática se autofinancia e traz retornos financeiros. Voz e imagem com o protocolo da Internet (IP) substituiriam custos de interurbano podendo, na outra ponta, alcançar telefones comuns e pagar tarifação local.
Naweba escola pesquisa preços, faz compras, organiza leilão reverso, divulga a si mesma, comunica-se com pais, alunos e recebe informações. Manter home pageou portais, de diversos níveis de custos e qualidade, está ao alcance de todas instituições mesmo que através de terceirização. Conheci virtualmente diretor, salas, ginásio, cantina com seus preços e cardápios de escola em Montreal antes do intercâmbio de meu filho. Webcam pode mostrar os estudantes na escola, em tempo real, para pais saudosos.
Professores interagem com administração, entre si, com estudantes; se autoaperfeiçoam com a própria prática ou com EAD, atualizam-se quanto a leis, calendários de reuniões e entrega de documentos, podem realizar compras e pagamentos economizando tempo. Na preparação didática acessam o projeto pedagógico, normas acadêmicas, currículos, programas, informações sobre livros didáticos e bibliografia complementar, inclusive sob forma dee-books, consultam teorias e métodos pedagógicos, planos de cursos e de aula, textos avulsos, modelos de exercícios e de avaliação, bancos de objetivos e de questões, softwares para construção, aplicação e correção de provas, para controle de freqüência e outras funções diário de classe. Podem se comparar com outras instituições e intercambiar experiências. Podem usar técnicas de EAD em apoio ao ensino presencial, fazer downloadde vídeos completos de aulas dadas por professores ao vivo ou em arquivo.
Mesmo com nível zero de acesso à web, resta recurso a matérias da imprensa, de revistas e livros, vídeos, entrevistas com pessoas da comunidade que tenha esse acesso. O impacto da Internet na vida cotidiana, sociedade, futuro das pessoas, seus empregos, empresas e governo devem ser objeto de debate. Cartões magnéticos para INSS e programas sociais, acesso a telefonia e transporte coletivo e a urna eletrônica são frestas de inserção de quase toda a população brasileira na sociedade da informação. Debater-se-ia na escola como incluir-se na era digital e implementar projetos para conseguí-lo. Alguém com acesso à Internet poderia copiar informações escritas e/ou audiovisuais repassando-as periodicamente aos estudantes e mediar as demandas das pessoas sem acesso para enviar mensagens e solicitar coisas através da web.
Havendo computador(es) isolado(s) da web na comunidade escolar podem-se simular, limitadamente, consultas à Internet fazendodownloadde sites inteiros. No programa “Janelas da Cidadania” adotou-se esse procedimento nas redes em prisões de Minas por motivo óbvio de segurança.
No passado, colocava-se estêncil a álcool em saquinho plástico em impressora matricial e reproduziam-se depois textos e ilustrações coloridas para alunos. Com as impressoras jato de tinta se usa o xerox. Podem ser gravados rascunhos de emails e textos e, depois, levá-los a máquinas com acesso à web e enviá-los.
Respeitando-se direitos autorais podem ser reproduzidos textos, músicas, vídeos e filmes. Com um só microscópio cada estudante o usava em rodízio, solução adotável se a alta relação alunos/máquinas a justificar. Para o uso eficiente de poucas máquinas se organizem atividades imprimindo textos para evitar lê-los na tela, escrevendo e corrigindo rascunhos a mão antes de digitar, usem-se instruções e manuais impressos a serem estudados off line antes de iniciar as sessões nos computadores evitando perder tempo diante delas e evitar ou minimizar interferências estranhas durante o uso. Para minimizar o custo de acesso discado convém usar horários mais baratos para obter acesso, e, no período comercial gravar mensagens localmente enviando-as durante tarifas reduzidas.
Realizar pesquisas com os mecanismos de buscas cobriria tópicos em quaisquer níveis de profundidade. Portais com informações em português, patrocinados pelo ministério da educação e organizações privadas têm aumentado o conteúdo disponível em língua materna. Aprecio muito as simulações de efeitos gráficos na Matemática, útil para todos graus de ensino nos sites lusos. Discernimento e orientação evitariam acesso a materiais inadequados, prejudiciais e violação de direitos autorais. É oportuno tornar as pesquisas mais eficientes também com associação a listas, egroups,newsletters e outros processos aglutinadores de internautas cujos interesses similares favorecem integração e simbiose.
Projetos comoKidlink viabilizando comunicação de estudantes de todo mundo potencializam a interculturalidade e reforçam interesses e estudos em geografia, línguas, história, ciências etc.. Comunicação síncrona e assíncrona, unicast,multicastinclusive sob formato de radio e tv sobre Internet pode ser organizada se houver acesso de banda larga.
Estudantes em todo o mundo criam homepages, blogs, sites, portais,egoups, MOO, listas de discussão, rádio e tv sobre Internet e usam webcams e webquests. Enviamemails, arquivos, consultam pessoas, pesquisadores, professores, empresas, ONG’s, governos, consulados, escritórios de representação, solicitam informações, enviam currículos, pedem estágios, reclamam, participam de pesquisa e abaixo-assinados. Há que organizar suas atividades prevenindo usos ilegais e também que a hipertrofia de uso da web prejudique outras atividades educativas, recreativas e físicas.
Possibilidades ampliam-se continuamente, por exemplo, para a participação em seminários virtuais. Simula-se o uso do LOGO e outras linguagens diretamente na web. Comandam-se laboratórios virtuais e também físicos via web ou telnet. Usos instrumentais como o “governo virtual”, “cidade virtual” e “shopping virtual”. A busca de oportunidades de aperfeiçoamento via e-learning, a candidatura a bolsas, estágios, localização e participação em promoções, concursos, seleções para traineese empregos definitivos com inscrições, provas e outras etapas via Internet.
Com a web, pode-se deslocar o foco centralizado na tentativa de transmissão de conteúdos pelo professor, para a aprendizagem através da atividade proativa do estudante.
É urgente incluir a temática da Internet nas escolas, estabelecer projetos e ações para implementar iniciativas, criar padrões, normas, controles democráticos sobre esses processos. Transformar a web em apoio ao ensino presencial, desenvolver a EAD, envidar esforços para levar tudo isso à prática e continuar a aprender, experimentar e aperfeiçoar todas essas atividades de integração da Internet a educação.
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Secretaria Municipal de Educação |