Titulo:
Autoria Local: |
EM BUSCA DE NOVOS CAMINHOS - Uma proposta de reorganização do processo de trabalho na escola, através do ensino de Ciências nas primeiras séries do 1º grau. ( Relato de uma experiência) Iria Luiza de Castro Melgaço Mestre em Educação pela FAE/UFMG. Professor de 3º Grau -Classe 5- Nível 1 , Lotado no Departamento de Métodos e Técnicas ( DMTE) da Faculdade de Educação da UFMG, em exercício na Escola de Ensino Fundamental do Centro Pedagógico / UFMG Biblioteca do Faculdade de Educação da UFMG - Campus da UFMG / Av. Antônio Carlos Nº 6627 - Belo Horizonte /MG. |
Resumo:
" Em busca de novos caminhos", Uma proprosta de reorganização od processo de trabaho na escola, através do ensino de Ciências nas séries iniciais do 1º grau, relata uma experiência de Observação Participante do tipo Intervenção, realizada durante o ano letivo de 1991, em uma escola estadual da região central de Belo Horizonte/ MG.
Essa experiência, abrangeu um período de aproximadamente sete(07) meses, tendo sido realizada em três (03) turmas de 4ª s séries primárias, envolvendo a professora regente de Ciências e Programa de Saúde da escola em questão - Escola Estadual do Barro Preto.
Nesse relato, buscaremos em três (03) diferentes momentos denominados:
" Os primeiros passos de uma pesquisadora em busca de espaço dentro da escola pública de 1º grau;"
"A iniciação dos trabalhos de coleta de dados junto à Escola Estadual do Barro Preto";
" O processo de intervenção na prática pedagógica escolar";
Buscaremos ainda, ao final do trabalho,realizar uma descrição minuciosa do caminho percorrido pela pesquizadora durante as várias etapas do trabalho desenvolvido e as relações implementadas para sua superação.
Buscaremos ainda, ao final do trabalho, realizar uma reflexão sobre o processo de resistência,- evidenciado em todos os relatos descritos- à proposta de uma nova forma de organização do trabalho escolar e, consequentemente, às relações sociais existentes em seu interior, sugerido pela pesquisadora durante as várias etapas da pesquisa.
Nesse capítulo final destacamos, o papel e a importância do Ensino de Ciências implementado no interior das 4ªs séries " A-B e C", enquanto instrumento fomentador, fortalecedor e estabelecedor do processo de mudança.
Constituiu- se um recurso através do qual as mudanças nas relações sociais e a reorganização do trabalho pedagógico foram facilitadas e fortalecidas, permitindo gradativamente uma outra possibilidade de prática pedagógica baseada em relações sociais de tipo novo, onde o coletivismo, a igualdade, a solidariedade e a participação ativa de alunos e professor substituem as conhecidas relações sociais hierarquicas, individualistas, concorrenciais e de passividade que fundamentam a escola existente.
Ao longo das considerações finais, acreditamos válido ainda apontarmos para os limites do trabalho desenvolvido, uma vez que apresentam, a nosso ver, como pistas em potencial para um possível avanço no processo de superação da atual forma de organização do trabalho pedagógico na escola.
Palmilhando os rastros de nossa própria história pessoal ao longo dessa caminhada acreditamos possível encontrar caminhos que conduzam a uma história social mais digna.