CADERNOS CAPP
BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA

ABRAMOVICH, Fanny. Meu professor inesquecível: ensinamentos e aprendizados contados por alguns dos nossos melhores escritores. São Paulo: Editora Gente, 1997.

ALBERTI, Sônia. Esse sujeito adolescente. Rio de Janeiro: Ed. Relume Dumará, 1996.

AMAS - Famílias de crianças e adolescente: diversidade e movimento. Belo Horizonte, AMAS, 1995.

ANDRADE, Elaine Nuns de (org.). Rap e educação, Rap é educação. São Paulo: Selo Negro, 1999.

ANPEd - REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO nº 5 (Mai/Jun/Jul/Ago de 1997); nº 6 (Set/Out/Nov/Dez de 1997). Juventude e Contemporaneidade. -

APPLE, Michael. Educação e poder. Porto Algre: Artes Médicas, 1989.

AQUINO, Julio Groppa (org.). Drogas na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1998.

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: L.T.C., 1981.

ASSUNÇÃO, Maria Madalena Silva de. Magistério primário cotidiano escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 1996. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, vol. 53)

BEISIEGEL, Celso de Rui. Uma visão histórica da educação de adultos no Brasil. In: Educação de jovens e adultos trabalhadores em debate. Rio de Janeiro: CEDI, Documentos nº 2, 1989.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). Educador: vida e morte; escritos sobre uma espécie em perigo. Rio d Janeiro: Graal, 1982.

BRECHT, Bertold. Perguntas de um trabalhador que lê. São Paulo: Brasiliense, 1988.

BURATTO, Ana Luiza et all. A direção do olhar do adolescente, focalizando a escola. Porto Alegre: Artmed, 1998.

CANDAU, Vera Maria (org.) Magistério: construção cotidiana.Petrópolis: Vozes, 1997.

CASTELLS, Manuel; RAMÓN, Flexa; FREIRE, Paulo; GIROUX, Henry; MACEDO, Donald & WILLIS, Paul. Novas Perspectivas críticas em educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

COLL, C., PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. (org.). Desenvol-vimento psicológico e Educação, vol. 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

Desenvolvimento psicológico e educação. Vols. I, II, III. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

COLOMBIER, Claire et all. A violência na escola. São Paulo: Summus Editorial, 1998.

COSTA, Marisa Cristina Vorraber. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre: Sulina, 1995.

DAMÁZIO, Antônio. O erro de Descartes. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas, SP: Papirus, 1995.

DAYRELL, Juarez T. (org.) Múltiplos olhares sobre a educação e a cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

DOLL Jr, William E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

EDWARDS, Verónica. Os sujeitos no universo da escola. São Paulo: Ática, 1993.

ENGUITA, Mariano. A face oculta da escola: educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

ERIKSON, Erik H.. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara, 1998.

ESTRELA, Maria Tereza. Viver e construir a profissão docente. Porto, Portugal: Porto Editora, 1997.

FONSECA, Selva G. Ser professor no Brasil: história oral de vida. Campinas, SP: Papirus, 1997.

FORQUIN, Jean Claude. Escola e cultura. Porto Alegre: artes Médicas, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

Professora sim, tia não. São Paulo: Ed. Olho d'água.

FREITAS, Marcos Cezar (org.). História social da infância no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 1997.

FURTER, Pierre. Juventude e tempo presente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GARDNER, Howard. Inteligência, múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

GENTILI, Pablo (org.). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

GONÇALVES, Luis A. e SILVA, Petrolina B. Gonçalves. O Jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de janeiro: DP&A Editora, 1999.

HERNANDEZ, Fernando e VENTURA, Montserrat. A organização do Currículo por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

HUERRE, Patrice. A adolescência como herança. De uma geração a outra. Campinas, SP: Papirus, 1998.

KLEIMAN, Angela B.(org.).Os significados do letramento. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1995.

KRAMER, Sônia. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. São Paulo: Ática, 1993.

LA TAILLE, Yves de et. All. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo; Ática, 1997.

LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

LESSA, Orígenes. História de todas os dias. In: O escritor proibido. Rio de Janeiro: Nórdica, s.d.

LEVI, Giovanni e SCHMITT, Jean-Claude. História dos Jovens. Vol. 1: Da antiguidade à era moderna; Vol. 2: A época contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

LEVISKY, David Léo. Adolescência: pelos caminhos da violência. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.

LOPES, Eliane Marta T.; FARIA, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. (orgs.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

LOURO, Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

MACHADO, Luiz. O cérebro do cérebro: as bases da inteligência emocional e da aprendizagem acelerativa. Rio de Janeiro: Qualitymark editora, 1997.

MANTOAN, Maria Tereza E. A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnom, Editora SENAC.

Ser ou estar: eis a questão. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

MATURANA, Humberto. A árvore do conhecimento. Campinas: Editorial Psy, 1995.

Emoções e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1989.

Ontologia da realidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

MEIRELES, Cecília. Liberdade: escolha seu sonho. Rio de janeiro: Record, s.d.

MOREIRA, Antônio Flávio B. Currículo: políticas e práticas. Campinas, SP: Papirus, 1999.

MORIN, Edgar. A noção do sujeito. In: SCHINITMAN, D. F. (org.) Novos Paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

NERO, Del. O sítio da mente. São Paulo: Collegium, 1998.

NEVES, Magda & TEIXEIRA, Inês A. Castro. Balão Vermelho: uma história de mulheres no cenário da cidade. Belo Horizonte: Balão Vermelho, 1997.

NÓVOA, Antonio (org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Ed. Dom Quixote, 1992.

Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. A geografia das lutas no campo. São Paulo: Contexto/EDUSP, 1988.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 4°

edição. São Paulo: Scipione, 1997.

PENIN, Sônia T. de Souza. A aula: espaço de conhecimento, lugar de cultura. Campinas, SP: Papirus, 1995.

PERRENOUD, Philippe. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995.

Pedagogia diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PETRAGLIA, Izabel Cristina; MORIN, Edgar. A educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis: Vozes, 1995.

RODRIGUES, Neidson. Elogio à educação. São Paulo: Cortez Editora, 1999.

SACRISTÁN, J. Gimeno e GÓMEZ, A. L. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

SALLES, Leila Maria F.. Adolescência, escola e cotidiano: contradições entre o genérico e o particular. Piracicaba, SP: Editora Unimep, 1998.

SANTANA, Affonso Romano. A mulher madura. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

SASSAKI, Romeu K. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

SILVA, Franklin Leopoldo et. All. Conciliação, Neoliberalismo e educação. São Paulo: Annablume, Fundação Unesp, 1996.

SILVA, Luiz Heron da et all. Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.

SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SILVA, Tomaz Tadeu; GENTILI, Pablo (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

SILVA, Tomaz Tadeu. MOREIRA, Antônio Flávio. (org.). Territórios Contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

SINGER, Helena. República de crianças: sobre experiências de resistência. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.

SOARES, Magda B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

Metamemória-memórias: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez Ediora, 1991.

SOUZA, Aparecida Neri de. Sou professor, sim senhor! Campinas, SP: Papirus, 1996. (Coleção Magistério: formação e prática pedagógica).

TIBA, Içami. Disciplina, limite na medida certa. São Paulo: Editora Gente, 1996.

TRINDADE. Azoilda L. da (org.). Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. Rio de Janeiro: D.P&ª Editora, 1999.

VEIGA, Cynthia Greive & FARIA, Luciano Mendes. Infância no sótão. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

WEBER, Silke. O professorado e o PAPEL DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE. Campinas, SP: Papirus, 1996. (Coleção Prática Pedagógica)

WERNECK, Cláudia. Sociedade Inclusiva: ninguém mais vai ser bonzinho. Rio de Janeiro: WVA, 1997.

ZUIN, Antônio Álvaro Soares (org.) A educação danificada: contribuições à teoria da educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

OUTRAS OBRAS DE REFERÊNCIA

· PUBLICAÇÕES DA SMED/PBH

ü 30 ciclo de formação: um olhar para a adolescência como tempo de formação.

ü A construção pedagógica do tempo escolar: novas concepções, antigas polêmicas e algumas possibilidades.

ü Avaliação dos processos formadores dos educandos.

ü Avaliação na Escola Plural: um debate em processo

ü Ciclos de formação na Escola Plural.

ü Construindo uma referência curricular para a Escola Plural.

ü Educação básica de jovens e adultos.

ü Educação de Jovens e adultos: relatos de uma nova prática.

ü Escola Plural: proposta político-pedagógica.

ü O passo da escola no compasso da vida: a construção de um novo tempo e espaço para jovens e adultos.

ü Os projetos de trabalho.

ü Proposta curricular da Escola Plural: referências norteadoras.

ü Revista Tessituras nº 1 _ fevereiro de 1998.

ü Terceiro ciclo de formação: repensando nossa prática.

ü Turmas aceleradas: retratos de uma nova prática

ü Uma proposta curricular para o 10 e 20 ciclos de formação.

· PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - MEC

· PERIÓDICOS E SEUS RESPECTIVOS ENDEREÇOS

CADERNOS ANPEd - FAE/UFMGAv. Antonio Carlos, 6627 cep. 31270-901 B.H.-M.G. tel. (31) 499-5488

CADERNOS CEDES

Caixa Postal 6022 - AP/UNICAMP - CEP. 13081-970 Campinas, SP Telefax: (192)39-1598

CIÊNCIA HOJE - Departamento Comercial

Rua Maria Antonia, 294, 4º andar - CEP. 01222-010 - São Paulo, SP Telefax: (11) 258-8963

EDUCAÇÃO E REALIDADE - Faculdade de Educação/UFRS

Av. Paulo Gama, s/n, Prédio 12201, 8º andar - CEP. 90040-060, Porto Alegre, RS Tel. (51) 228-1633, ramal 2268

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE

PAPIRUS Caixa Postal 736 CEP. 13001-970 - Campinas, SP Tel.: (192) 31-3534/31 - 3500

EDUCAÇÃO EM REVISTA - FAE/UFMG

Av. Antonio Carlos, 6627 Pampulha - Belo Horizonte, MG CEP. 31270-901

EM ABERTO

Campus UNB/Acesso Sul - CEP. 70910-900 - Brasília, DF Te. (61) 347-6980

CADERNOS DE PESQUISA - Fundação Carlos Chagas

Departamento de Pesquisas Educacionais - Av. Prof. Francisco Morato, 1565, CEP. 05513, São Paulo, SP tel. (11) 813-4511

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO - ANPEd

Faculdade de Educação da PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 3º andar, sala 310 A São Paulo, SP Telefax: (11) 62-0855

FILMOGRAFIA

A Excêntrica família de Antônia - Direção: Willeque Van Ammebrooy - Produção: Holanda - Ano: 1995

A vida em preto e branco -Direção: Gary Ross - Produção: EUA -Ano: 1999

Adoráveis Mulheres - Direção: Gilliam Armstrong - Produção: EUA - Ano: 1994

Adorável Professor - Direção: Stephen Herek - Produção: EUA - Ano: 1985

Anjos do Arrabalde - Direção:Carlos Reinchenbach - Produção: Brasil - Ano: 1987

Ano: 1990

Ao Mestre com Carinho - Direção: James Clavell - Produção: EUA - Ano: 1966

Beleza Americana - Direção: Sam Mendes - Produção: EUA - Ano:1999

Buena Vista Social Club - Direção: Wim Wenders - Prod: Alemanha - Ano: 1999

Central do Brasil - Direção: Walter Salles - Produção :Brasil - Ano: 1998

Colcha de Retalhos - Direção: Joceyn Moohouse - Produção: EUA - Ano: 1995

Com licença, eu vou à luta. Direçaõ: Lui Farias - Produção: Brasil - Ano: 1986

Com mérito. Direção: Aelk Keshishian - Produção: EUA - Ano: 1995

Como nascem os anjos - Direção: Murilo Salles - Produção: Brasil - Ano: 1997

Dança com lobos. Direção: Kevin Costner - Produção: EUA - Ano: 1990

Diário de um adolescente - Direção: Scott Kalver - Produção: EUA - Ano: 1995

Filhos do Paraiso - Direção: Majid Majid - Produção: Irã - Ano: 1998

Guerra do fogo - Direção: Jean Jacques Annaud - Produção: Inglaterra - Ano: 1981

Kids - Direção: Larry Clark - Produção: EUA - Ano: 1995

Meninos não choram - Direção: Kimberly Peirce - Produção: EUA - Ano: 1999

Mentes perigosas - Direção: Jonh N. Smith - Produção: EUA - Ano 1995

Minha Vida em Cor-de rosa. Direção: alan Berliner - Produção: EUA - Ano: 1997

Nell - Direção: Michael Apted - Produção: EUA - Ano: 1994

O carteiro e o poeta - Direção: Michael Redfor - Produção: Itália - Ano: 1995

O Enigma de Kaspar Hauser - Direção: Werner Herzog - Prod: Inglat - Ano: 1975

O Jarro - Direção: Behzad Khodaveisi, Fatemeh Azrah. Produção: Irã - Ano: 1992

O Senhor das Moscas - Direção: Harry Hook - Produção: EUA - Ano: 1991

O Show de Truman - Direção: Peter Weir - Produção: EUA - Ano: 1998

Pixote - Direção: Hector Babenco - Produção: Brasil - Ano: 1980

Quero ser Jonh Malkovich - Direção: Spike Jonze - Produção: EUA - Ano:1999

Regras da Vida - Direção: Lasse Hallstron - Produção: EUA - Ano: 1999

Retratos da vida - Direção: Claude Lelouch - Produção: EUA - Ano: 1981

Sociedade dos Poetas Mortos - Peter Weir - Produção: EUA - Ano: 1989

Telma e Louise - Direção: Ridley Scott - Produção: EUA - Ano: 1991

Terra estrangeira - Direção: Walter Salles - Produção: Brasil - Ano: 1995

Tudo sobre minha mãe - Direção: Pedro Almodóvar - Prod: Espanha - Ano: 1999

Uma cidade sem passado - Direção: Michael Verhoeven - Prod: Alemanha

SITES

http://kidsthinklink.com

http://members.tripod.com/lfcamara/mestres.html

http://swift.eng.ox.ac.uk/jdr/rouseau.html

http://www.aprendiz.com.br

http://www.cpp.inf.br

http://www.escolanet.com.br

http://www.futuro.usp.br

http://www.iis.com.br/~jbello/

http://www.inep.gov.br/noticias/news_82.htm

http://www.mec.gov.br

http://www.pesquisa-escolar/sites/preferidos/human.html

http://www.rio.rj.gov.br/multirio/

http://www.tvcultura.com.br/resguia/portg/guial.htm

http://www.wabash.edu/Rousseau

www.dieese.org.br

www.ibge.gov.br

www.ibge.gov.br/ibge/index.html

www.inep.gov.br

www.minadearte.com.br