BIBLIOGRAFIA DE REFERÊNCIA
ABRAMOVICH,
Fanny. Meu professor inesquecível: ensinamentos e aprendizados
contados por alguns dos nossos melhores escritores. São Paulo:
Editora Gente, 1997.
ALBERTI,
Sônia. Esse sujeito adolescente. Rio de Janeiro: Ed. Relume Dumará,
1996.
AMAS
- Famílias de crianças e adolescente: diversidade e movimento.
Belo Horizonte, AMAS, 1995.
ANDRADE,
Elaine Nuns de (org.). Rap e educação, Rap é educação.
São Paulo: Selo Negro, 1999.
ANPEd
- REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO nº 5 (Mai/Jun/Jul/Ago
de 1997); nº 6 (Set/Out/Nov/Dez de 1997). Juventude e Contemporaneidade.
-
APPLE,
Michael. Educação e poder. Porto Algre: Artes Médicas,
1989.
AQUINO,
Julio Groppa (org.). Drogas na escola: alternativas teóricas e
práticas. São Paulo: Summus Editorial, 1998.
ARIÉS,
Philippe. História social da criança e da família.
Rio de Janeiro: L.T.C., 1981.
ASSUNÇÃO,
Maria Madalena Silva de. Magistério primário cotidiano escolar.
Campinas, SP: Autores Associados, 1996. (Coleção Polêmicas
do Nosso Tempo, vol. 53)
BEISIEGEL,
Celso de Rui. Uma visão histórica da educação
de adultos no Brasil. In: Educação de jovens e adultos trabalhadores
em debate. Rio de Janeiro: CEDI, Documentos nº 2, 1989.
BRANDÃO,
Carlos Rodrigues (org.). Educador: vida e morte; escritos sobre uma espécie
em perigo. Rio d Janeiro: Graal, 1982.
BRECHT,
Bertold. Perguntas de um trabalhador que lê. São Paulo: Brasiliense,
1988.
BURATTO,
Ana Luiza et all. A direção do olhar do adolescente, focalizando
a escola. Porto Alegre: Artmed, 1998.
CANDAU,
Vera Maria (org.) Magistério: construção cotidiana.Petrópolis:
Vozes, 1997.
CASTELLS,
Manuel; RAMÓN, Flexa; FREIRE, Paulo; GIROUX, Henry; MACEDO, Donald
& WILLIS, Paul. Novas Perspectivas críticas em educação.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
COLL,
C., PALÁCIOS, J. e MARCHESI, A. (org.). Desenvol-vimento psicológico
e Educação, vol. 1. Porto Alegre: Artes Médicas,
1995.
Desenvolvimento
psicológico e educação. Vols. I, II, III. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1997.
COLOMBIER,
Claire et all. A violência na escola. São Paulo: Summus Editorial,
1998.
COSTA,
Marisa Cristina Vorraber. Trabalho docente e profissionalismo. Porto Alegre:
Sulina, 1995.
DAMÁZIO,
Antônio. O erro de Descartes. Porto Alegre: Artes Médicas,
1997.
DAOLIO,
Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas, SP: Papirus, 1995.
DAYRELL,
Juarez T. (org.) Múltiplos olhares sobre a educação
e a cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.
DOLL
Jr, William E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1997.
EDWARDS,
Verónica. Os sujeitos no universo da escola. São Paulo:
Ática, 1993.
ENGUITA,
Mariano. A face oculta da escola: educação e trabalho no
capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
ERIKSON,
Erik H.. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara,
1998.
ESTRELA,
Maria Tereza. Viver e construir a profissão docente. Porto, Portugal:
Porto Editora, 1997.
FONSECA,
Selva G. Ser professor no Brasil: história oral de vida. Campinas,
SP: Papirus, 1997.
FORQUIN,
Jean Claude. Escola e cultura. Porto Alegre: artes Médicas, 1993.
FREIRE,
Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática
educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Professora
sim, tia não. São Paulo: Ed. Olho d'água.
FREITAS,
Marcos Cezar (org.). História social da infância no Brasil.
São Paulo: Cortez Editora, 1997.
FURTER,
Pierre. Juventude e tempo presente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
GADOTTI, Moacir.
Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GARDNER,
Howard. Inteligência, múltiplas perspectivas. Porto Alegre:
Artmed, 1998.
GEERTZ,
Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro:
LTC, 1989.
GENTILI,
Pablo (org.). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo
em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
GONÇALVES,
Luis A. e SILVA, Petrolina B. Gonçalves. O Jogo das diferenças:
o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte: Autêntica,
1998.
HALL,
Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de janeiro:
DP&A Editora, 1999.
HERNANDEZ,
Fernando e VENTURA, Montserrat. A organização do Currículo
por projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
Transgressão
e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto
Alegre: Artes Médicas, 1998.
HUERRE,
Patrice. A adolescência como herança. De uma geração
a outra. Campinas, SP: Papirus, 1998.
KLEIMAN,
Angela B.(org.).Os significados do letramento. Campinas, SP: Mercado de
Letras, 1995.
KRAMER,
Sônia. Por entre as pedras: arma e sonho na escola. São Paulo:
Ática, 1993.
LA
TAILLE, Yves de et. All. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas
em discussão. São Paulo: Summus, 1992.
LAHIRE,
Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável.
São Paulo; Ática, 1997.
LARAIA,
Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 1997.
LESSA,
Orígenes. História de todas os dias. In: O escritor proibido.
Rio de Janeiro: Nórdica, s.d.
LEVI,
Giovanni e SCHMITT, Jean-Claude. História dos Jovens. Vol. 1: Da
antiguidade à era moderna; Vol. 2: A época contemporânea.
São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
LEVISKY,
David Léo. Adolescência: pelos caminhos da violência.
São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
LOPES,
Eliane Marta T.; FARIA, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. (orgs.).
500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica,
2000.
LOURO,
Guacira Lopes (org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo
Horizonte: Autêntica, 1999.
Guacira
Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva
pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
MACHADO,
Luiz. O cérebro do cérebro: as bases da inteligência
emocional e da aprendizagem acelerativa. Rio de Janeiro: Qualitymark editora,
1997.
MANTOAN,
Maria Tereza E. A integração de pessoas com deficiência:
contribuições para uma reflexão sobre o tema. São
Paulo: Memnom, Editora SENAC.
Ser
ou estar: eis a questão. Rio de Janeiro: WVA, 1997.
MATURANA,
Humberto. A árvore do conhecimento. Campinas: Editorial Psy, 1995.
Emoções
e linguagem na educação e na política. Belo Horizonte:
Editora UFMG, 1989.
Ontologia
da realidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
MEIRELES,
Cecília. Liberdade: escolha seu sonho. Rio de janeiro: Record,
s.d.
MOREIRA,
Antônio Flávio B. Currículo: políticas e práticas.
Campinas, SP: Papirus, 1999.
MORIN,
Edgar. A noção do sujeito. In: SCHINITMAN, D. F. (org.)
Novos Paradigmas, cultura e subjetividade. Porto Alegre: Artes Médicas,
1996.
NERO,
Del. O sítio da mente. São Paulo: Collegium, 1998.
NEVES,
Magda & TEIXEIRA, Inês A. Castro. Balão Vermelho: uma
história de mulheres no cenário da cidade. Belo Horizonte:
Balão Vermelho, 1997.
NÓVOA,
Antonio (org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Ed.
Dom Quixote, 1992.
Vidas
de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
OLIVEIRA,
Ariovaldo U. A geografia das lutas no campo. São Paulo: Contexto/EDUSP,
1988.
OLIVEIRA,
Marta Kohl. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico.
4°
edição.
São Paulo: Scipione, 1997.
PENIN,
Sônia T. de Souza. A aula: espaço de conhecimento, lugar
de cultura. Campinas, SP: Papirus, 1995.
PERRENOUD,
Philippe. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto:
Porto Editora, 1995.
Pedagogia
diferenciada: das intenções à ação.
Porto Alegre: Artmed, 2000.
PETRAGLIA,
Izabel Cristina; MORIN, Edgar. A educação e a complexidade
do ser e do saber. Petrópolis: Vozes, 1995.
RODRIGUES,
Neidson. Elogio à educação. São Paulo: Cortez
Editora, 1999.
SACRISTÁN,
J. Gimeno e GÓMEZ, A. L. Pérez. Compreender e transformar
o ensino. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
SALLES,
Leila Maria F.. Adolescência, escola e cotidiano: contradições
entre o genérico e o particular. Piracicaba, SP: Editora Unimep,
1998.
SANTANA,
Affonso Romano. A mulher madura. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.
SASSAKI,
Romeu K. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de
Janeiro: WVA, 1997.
SILVA,
Franklin Leopoldo et. All. Conciliação, Neoliberalismo
e educação. São Paulo: Annablume, Fundação
Unesp, 1996.
SILVA,
Luiz Heron da et all. Novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais.
Porto Alegre: Sulina, 1996.
SILVA,
Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às
teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
O
currículo como fetiche: a poética e a política do
texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SILVA,
Tomaz Tadeu; GENTILI, Pablo (org.). Alienígenas na sala de aula:
uma introdução aos estudos culturais em educação.
Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
SILVA,
Tomaz Tadeu. MOREIRA, Antônio Flávio. (org.). Territórios
Contestados: o currículo e os novos mapas políticos e culturais.
Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
SINGER,
Helena. República de crianças: sobre experiências
de resistência. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.
SOARES,
Magda B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte:
Autêntica, 1998.
Metamemória-memórias:
travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez Ediora, 1991.
SOUZA,
Aparecida Neri de. Sou professor, sim senhor! Campinas, SP: Papirus, 1996.
(Coleção Magistério: formação e prática
pedagógica).
TIBA,
Içami. Disciplina, limite na medida certa. São Paulo: Editora
Gente, 1996.
TRINDADE.
Azoilda L. da (org.). Multiculturalismo: mil e uma faces da escola. Rio
de Janeiro: D.P&ª Editora, 1999.
VEIGA,
Cynthia Greive & FARIA, Luciano Mendes. Infância no sótão.
Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
VYGOTSKY,
L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins
Fontes, 1984.
WEBER,
Silke. O professorado e o PAPEL DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE.
Campinas, SP: Papirus, 1996. (Coleção Prática Pedagógica)
WERNECK,
Cláudia. Sociedade Inclusiva: ninguém mais vai ser bonzinho.
Rio de Janeiro: WVA, 1997.
ZUIN,
Antônio Álvaro Soares (org.) A educação danificada:
contribuições à teoria da educação.
Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
OUTRAS
OBRAS DE REFERÊNCIA
· PUBLICAÇÕES
DA SMED/PBH
ü
30 ciclo de formação: um olhar para a adolescência
como tempo de formação.
ü
A construção pedagógica do tempo escolar: novas concepções,
antigas polêmicas e algumas possibilidades.
ü
Avaliação dos processos formadores dos educandos.
ü
Avaliação na Escola Plural: um debate em processo
ü
Ciclos de formação na Escola Plural.
ü
Construindo uma referência curricular para a Escola Plural.
ü
Educação básica de jovens e adultos.
ü
Educação de Jovens e adultos: relatos de uma nova prática.
ü
Escola Plural: proposta político-pedagógica.
ü
O passo da escola no compasso da vida: a construção de um
novo tempo e espaço para jovens e adultos.
ü
Os projetos de trabalho.
ü
Proposta curricular da Escola Plural: referências norteadoras.
ü
Revista Tessituras nº 1 _ fevereiro de 1998.
ü
Terceiro ciclo de formação: repensando nossa prática.
ü
Turmas aceleradas: retratos de uma nova prática
ü
Uma proposta curricular para o 10 e 20 ciclos de
formação.
·
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS - MEC
·
PERIÓDICOS
E SEUS RESPECTIVOS ENDEREÇOS
CADERNOS
ANPEd - FAE/UFMGAv. Antonio Carlos, 6627 cep. 31270-901 B.H.-M.G.
tel. (31) 499-5488
CADERNOS
CEDES
Caixa
Postal 6022 - AP/UNICAMP - CEP. 13081-970 Campinas, SP Telefax: (192)39-1598
CIÊNCIA
HOJE - Departamento Comercial
Rua
Maria Antonia, 294, 4º andar - CEP. 01222-010 - São Paulo,
SP Telefax: (11) 258-8963
EDUCAÇÃO
E REALIDADE - Faculdade de Educação/UFRS
Av.
Paulo Gama, s/n, Prédio 12201, 8º andar - CEP. 90040-060,
Porto Alegre, RS Tel. (51) 228-1633, ramal 2268
EDUCAÇÃO
E SOCIEDADE
PAPIRUS
Caixa Postal 736 CEP. 13001-970 - Campinas, SP Tel.: (192) 31-3534/31
- 3500
EDUCAÇÃO
EM REVISTA - FAE/UFMG
Av.
Antonio Carlos, 6627 Pampulha - Belo Horizonte, MG CEP. 31270-901
EM ABERTO
Campus
UNB/Acesso Sul - CEP. 70910-900 - Brasília, DF Te. (61) 347-6980
CADERNOS
DE PESQUISA - Fundação Carlos Chagas
Departamento
de Pesquisas Educacionais - Av. Prof. Francisco Morato, 1565, CEP. 05513,
São Paulo, SP tel. (11) 813-4511
REVISTA
BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO - ANPEd
Faculdade
de Educação da PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 3º andar,
sala 310 A São Paulo, SP Telefax: (11) 62-0855
FILMOGRAFIA
A Excêntrica
família de Antônia - Direção: Willeque
Van Ammebrooy - Produção: Holanda - Ano: 1995
A vida em preto
e branco -Direção: Gary Ross - Produção:
EUA -Ano: 1999
Adoráveis
Mulheres - Direção: Gilliam Armstrong - Produção:
EUA - Ano: 1994
Adorável
Professor - Direção: Stephen Herek - Produção:
EUA - Ano: 1985
Anjos do Arrabalde
- Direção:Carlos Reinchenbach - Produção:
Brasil - Ano: 1987
Ano: 1990
Ao Mestre com Carinho
- Direção: James Clavell - Produção: EUA -
Ano: 1966
Beleza Americana
- Direção: Sam Mendes - Produção: EUA
- Ano:1999
Buena Vista Social
Club - Direção: Wim Wenders - Prod: Alemanha - Ano:
1999
Central do Brasil
- Direção: Walter Salles - Produção :Brasil
- Ano: 1998
Colcha de Retalhos
- Direção: Joceyn Moohouse - Produção:
EUA - Ano: 1995
Com licença,
eu vou à luta. Direçaõ: Lui Farias - Produção:
Brasil - Ano: 1986
Com mérito.
Direção: Aelk Keshishian - Produção: EUA
- Ano: 1995
Como nascem os
anjos - Direção: Murilo Salles - Produção:
Brasil - Ano: 1997
Dança com
lobos. Direção: Kevin Costner - Produção:
EUA - Ano: 1990
Diário de
um adolescente - Direção: Scott Kalver - Produção:
EUA - Ano: 1995
Filhos do Paraiso
- Direção: Majid Majid - Produção: Irã
- Ano: 1998
Guerra do fogo
- Direção: Jean Jacques Annaud - Produção:
Inglaterra - Ano: 1981
Kids - Direção:
Larry Clark - Produção: EUA - Ano: 1995
Meninos não
choram - Direção: Kimberly Peirce - Produção:
EUA - Ano: 1999
Mentes perigosas
- Direção: Jonh N. Smith - Produção: EUA -
Ano 1995
Minha Vida em Cor-de
rosa. Direção: alan Berliner - Produção:
EUA - Ano: 1997
Nell - Direção:
Michael Apted - Produção: EUA - Ano: 1994
O carteiro e o
poeta - Direção: Michael Redfor - Produção:
Itália - Ano: 1995
O Enigma de Kaspar
Hauser - Direção: Werner Herzog - Prod: Inglat
- Ano: 1975
O Jarro - Direção:
Behzad Khodaveisi, Fatemeh Azrah. Produção: Irã -
Ano: 1992
O Senhor das Moscas
- Direção: Harry Hook - Produção: EUA - Ano:
1991
O Show de Truman
- Direção: Peter Weir - Produção: EUA
- Ano: 1998
Pixote - Direção:
Hector Babenco - Produção: Brasil - Ano: 1980
Quero ser Jonh
Malkovich - Direção: Spike Jonze - Produção:
EUA - Ano:1999
Regras da Vida
- Direção: Lasse Hallstron - Produção: EUA
- Ano: 1999
Retratos da vida
- Direção: Claude Lelouch - Produção:
EUA - Ano: 1981
Sociedade dos Poetas
Mortos - Peter Weir - Produção: EUA - Ano: 1989
Telma e Louise
- Direção: Ridley Scott - Produção: EUA
- Ano: 1991
Terra estrangeira
- Direção: Walter Salles - Produção: Brasil
- Ano: 1995
Tudo sobre minha
mãe - Direção: Pedro Almodóvar - Prod:
Espanha - Ano: 1999
Uma cidade sem
passado - Direção: Michael Verhoeven - Prod: Alemanha
SITES
http://kidsthinklink.com
http://members.tripod.com/lfcamara/mestres.html
http://swift.eng.ox.ac.uk/jdr/rouseau.html
http://www.aprendiz.com.br
http://www.cpp.inf.br
http://www.escolanet.com.br
http://www.futuro.usp.br
http://www.iis.com.br/~jbello/
http://www.inep.gov.br/noticias/news_82.htm
http://www.mec.gov.br
http://www.pesquisa-escolar/sites/preferidos/human.html
http://www.rio.rj.gov.br/multirio/
http://www.tvcultura.com.br/resguia/portg/guial.htm
http://www.wabash.edu/Rousseau
www.dieese.org.br
www.ibge.gov.br
www.ibge.gov.br/ibge/index.html
www.inep.gov.br
www.minadearte.com.br
|