 |
APRESENTAÇÃO
A TURMA 802 - TARDE
Coordenadoras:
Maria Angela de Moraes Euclides
Maria Jaqueline de Grammont Machado de Araújo
Adriana Maria Silveira Pinheiro Chagas
Andréa Pace Pereira
Áurea Maria de Oliveira Santos
Celeste de Andrade
Celeste de Lourdes Gontijo
Cláudia da Silva Miranda
Edmeia Cecília da Silva Neves
Elany terezinha C Goretti
Gioconda Machado Campos
Ione Aparecida Dias
Itamar de Oliveira santosJucélia Gomes Gonçalves
Karla molinari Mundim
Margareth Conceição de Paula
Maria Auxiliadora de Lima
Maria de Fátima Gomes dos Santos
Maria de Fátima Medrado Machado
Maria Rita Barbosa
Matusalém de Brito Duarte
Ricardo José Ribeiro
Rita de Cássia Pimenta Diniz e B Silva
Rosa do Socorro Vieira Dias
Roselene Martins
Salomé Madalena Alves
Simone dos Santos Papa Passos
Silvana Maria de Souza e Silva
Sônia Lúcia de Jesus
Tânia Aparecida Ferrira Santos
Valéria da Silva Lins Peixoto
Vanessa Mara Gurgel
Zoilde José Guedes Miranda
Relatar, registrar, resgatar, produzir memórias, apresentar o caderno da turma.
Eis uma tarefa árdua. A apresentação de um caderno tem uma função crucial que é levar
o leitor a passar para a próxima página. E como pretensão é o que não nos
falta, pretendemos levá-lo até as últimas páginas.
Quando aqui chegamos, cada um com suas experiências e expectativas
diversas, foi nos dito, na aula inaugural, que seríamos uma turma especial, pois estamos no
ano 2000 : "vocês serão a turma do CAPP 2000".
Construímos uma história caminhando juntos, comungando objetivos e
interesses, fazendo uma interlocução de nossas práticas com a teoria, criando uma identidade.
Hoje, estando quase para finalizar este curso, nos foi dada a tarefa de
organizar todas as ações, vivências, estudos, trocas de experiências, e até, quem sabe, refletir
e avaliar se nossas expectativas foram contempladas e nossas vivências enriquecidas.
E agora? Cá entre nós, o que temos a oferecer?
Apresentamos a vocês leitores, um pouco da nossa prática pedagógica,
nossas reflexões feitas a partir dos registros diários. Registros que nos dizem muito da
nossa história. Como foi difícil fazê-los, quase... um parto. Mas, enfim, algo se
processou, tornando possível explicitar e partilhar nossas angústias e caminhos ao longo
deste caderno.
|
|
|
PALAVRA
DA TURMA - CAPP:ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTÍNUA
"Uma qualidade indispensável a um bom professor é ter a capacidade de
começar sempre, de fazer, de reconstruir, de não se entregar, de recusar
burocratizar-se mentalmente, de entender e de viver a vida como processo. O
professor tem o dever de reviver, de renascer a cada momento de sua prática
docente" (Paulo Freire)
Viemos para o CAPP com a cabeça cheia de sonhos, esperanças e a expectativa
de acharmos caminhos, luzes e inspiração para vivenciarmos na escola um novo
tempo, novas dinâmicas; enfim, de encontrarmos soluções e descobertas para
nosso trabalho.
Durante as aulas fomos desafiados a refletir sobre nossa prática pedagógica
e instigados por momentos ricos de convivência, trocas, trabalhos, leituras,
excursões... Quanto dinamismo! Quanta vontade! Que aprendizado!
Já não somos mais os mesmos. Nossos horizontes se ampliaram, nossa visão
foi alterada. Por isso, recomendamos àqueles que ainda não tiveram a
oportunidade de participar do CAPP que o façam. Do nosso esforço e da nossa
dedicação, aliados ao carinho e competência da equipe do CAPE, na certa,
escrevemos um novo capítulo na história da educação.
|
 |