VIAGEM
A OURO PRETO
Nos
dias 21 e 22 de outubro, os professores dos três turnos do CAPP,
reuniram-se no Terminal JK, às 7:30, embarcando com destino à
Ouro Preto. O objetivo da viagem era conhecer de perto a beleza histórica
daquela cidade, proporcionando oportunidade de somar às nossas
vivências culturais mais uma experiência única.
Do
momento do desembarque até o Largo das Mercês, observamos
a Santa Casa de Misericórdia, a Igreja de São Miguel e Almas,
a Igreja das Mercês de Cima e a vista geral da cidade.
A
visita à Casa de Tomás Antônio Gonzaga, no Largo de
São Francisco, foi uma volta ao século XVIII, num emocionante
encontro com a cultura da época. A mesma emoção foi
sentida na casa do também poeta arcadista Cláudio Manoel
da Costas, casa onde foi preso Tomás Antônio Gonzaga.
Para
que pudéssemos visitar todas as igrejas, teríamos que permanecer
na cidade por mais tempo que o da visita. Igrejas como a de São
Francisco de Assis, Nossa Senhora da Conceição e do Rosário
proporcionaram a todos a redescoberta da fé tão presente
naquela época.
Após
o almoço a visita continuou, deixando-nos embevecidos com tamanha
beleza arquitetônica.
O
cansaço do primeiro dia não tirou o ânimo do grupo,
que continuou o passeio no dia seguinte, contemplando o passado histórico
e revivendo através de cada construção e das obras
de valor inestimável, a cultura do nosso Estado
OFICINAS
NA SEMANA INTENSIVA
A
semana intensiva do mês de agosto foi um dos pontos altos do CAPP
2000, NÃO FOI INTENSIVA SÓ EM CARGA HORÁRIA; INTENSA
DE APRENDIZADOS, TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E MUITA EMOÇÃO.
Foram
oferecidas seis oficinas com temas variados e cada PROFESSOR escolheu
de acordo com seu interesse e disponibilidade de vagas no turno pretendido
.
As oficinas foram
extremamente enriquecedoras na nossa formação. Além
disso, foi um momento de reflexão e avaliação da
nossa prática pedagógica.
Arte
de brincar
Coordenação:
Michela Van Doornik Christo
As
dinâmicas, atividades e brincadeiras proporcionaram ao grupo muita
descontração, mostrando-nos a importância de se resgatar
o lúdico, a emoção e afetividade no cotidiano da
escola .
vivências
lúdicas
O relacionamento interpessoal, a auto-expressão , o brinquedo e
a brincadeira foram eixos norteadores da oficina .
Tornar
as práticas escolares mais prazerosas e as relações
interpessoais na escola mais saudáveis foram questões que
permearam as discussões da semana.
Descontração
...
Emoção...
Reflexão ...
arte,
criatividade e reflexão
Aborda a contribuição da arte na construção
do humano .
Valorização
...
Exploração...
Expressão
...
contação
de histórias
Contar histórias é "suscitar o imaginário"
, promover o sonho, a fantasia e o desejo de conhecer e viajar através
dos livros .
É
proporcionar aos ouvintes, através de momentos prazerosos, novas
descobertas, " curiosidades respondidas em relação
a tantas perguntas", e enfim, perceber a riqueza e a beleza dos livros
...
ESCREVER
SEM DOER COM PRAZER
Escrever numa perspectiva lúdica e prazerosa foram os desafios
lançados nesta oficina .
Existe
um divórcio entre o escrever e brincar causadas por uma "falsa
ideologia da seriedade, em que vivemos" .
É
possível gostar de escrever utilizando recursos e técnicas
criativas, brincando com as palavras.
SEXUALIDADE
E EDUCAÇÃO
 
"Contemplar
o ser humano de maneira integral é criar espaço para a Educação
Afetiva e Sexual nas escolas".
Eu...
Outro...
Nós...
O CAPP 2000 foi um curso bem dinâmico. Isso
contribuiu muito para o andamento das atividades, pois quase todos os
participantes do turno da noite trabalham em dois ou mais turnos nas escolas.
Depois de um dia desgastante de trabalho seria pouco produtivo participar
de um curso com aulas maçantes, "pesadas", repetitivas
e sem criatividade.
As
dinâmicas desenvolvidas tiveram como objetivo a descontração,
a interação, a quebra do "gelo", o gosto pela
aprendizagem, o envolvimento com o grupo, a empolgação com
o estudo das questões levantadas, a motivação, a
emoção e a socialização. O prazer proporcionado
após a realização das dinâmicas, utilizando
do lúdico para o relaxamento e integração, nos preparava
para um trabalho mais produtivo.
DINÂMICA
DO BINGO HUMANO
Esta
dinâmica visa propiciar um primeiro contato entre os componentes
da turma. Cada um procurava alguém que tivesse características
semelhantes às suas.
O
SIGNIFICADO DO NOME
Através
de uma atividade criativa envolvendo o nome de cada membro do grupo, busca-se
levar os participantes a se reconhecerem como sujeito, se valorizarem,
resgatando a sua identidade e dignidade, além de outros aspectos
afetivos e sociais.
MOLHO
PICANTE OU SALADA DE FRUTAS
Tem
como objetivo entrosar a turma, romper as panelinhas e fazer grupos de
forma dinâmica.
DINÂMICA
DA CAIXA DE FÓSFORO
Cada
participante acendia um palito e enquanto ele queimava era o tempo estabelecido
para relatar o que fizemos durante o recesso. O objetivo era limitar o
tempo para nos ensinar a sintetizar.
RECEITA
DE DIZER O NOME
Cada
pessoa dizia o nome e o adjetivo com a primeira letra do seu nome. A pessoa
seguinte relatava o nome da(o) colega(o), o adjetivo e seu nome e seu
adjetivo. Desta forma todos se apresentavam de maneira criativa e divertida.
UM
CURSO BEM DINÂMICO*
IMAGENS
DO CURRÍCULO
Cada
pessoa fazia um desenho com o objetivo de expressar suas idéias
sobre o currículo escolar. Várias formas apareceram: um
rio sempre em construção, a bagagem, uma incógnita,
caminho que se faz ao caminhar, saber para onde se está caminhando,
ter objetivos.
A
GIRAFA E O ELEFANTE
Cada
participante que errasse os gestos estipulados pagaria uma prenda respondendo
uma pergunta sobre o que trabalhamos (currículo e outros temas).
Essa dinâmica poderá ser aplicada com os alunos nas escolas
com o objetivo de resgatar valores (as prendas poderão ser: falar
sobre convivência, disciplina, direitos, deveres, limites, respeito
etc)
BRAINSTORM
OU TEMPESTADE CEREBRAL
O
objetivo era resgatarmos nossas memórias escolares. Foi feita uma
lista com 60 nomes que fazia relembrar nossos sentimentos, experiências
e pensamentos.
MÁQUINA
DE LAVAR
Grupo
de três pessoas. Uma é a roupa e as outras duas vão
lavar. A dinâmica busca resgatar o sentimento de solidariedade e
a importância do toque e da carícia dando novo sentido à
sexualidade como elemento essencial da existência humana.
DINÂMICA
DOS PÁSSAROS
Pássaro dormindo,
o ninho troca. Pássaro voando, o pássaro troca. Pássaro
doido, trocam o ninho e o pássaro. Esta é uma dinâmica
bastante criativa, alegre e interessante, pois estimula a concentração,
a atenção, a troca de posições numa disputa
saudável e divertida.
*
Maiores detalhes sobre as dinâmicas vivenciadas no V CAPP, fale
com o professor da sua escola que participou do curso.
|