CADERNOS CAPP
VIVÊNCIAS CULTURAIS

Mostra Brasil

Como atividade do CAPP, nós, professores participantes deste curso, fizemos uma aula / passeio à Mostra Brasil + 500 anos, em São Paulo. Nosso grupo contou com professores dos três turnos mais alguns professores do Curso Horizontes da Cidadania, integrantes da Coordenação de Eventos e SMED. Todos os detalhes como roteiro, hospedagem, visita , passeios, etc., foram organizados pela professora Solange, uma das coordenadoras do CAPP 2.000. Saímos em dois ônibus no dia 17/08. Chegamos a São Paulo no dia 18/08 às 12:00 e fomos hospedados nos hotéis Estadium e Studium. A Mostra estava dividida em:

• Pavilhão Ciccilo Matarazzo onde estava a Bienal com o acervo da Pinacoteca do MASP, com obras que representavam vários períodos da arte no Brasil, começando pelo Barroco cuja instalação nos chamou a atenção pela deslumbrante ornamentação de flores de papel crepom roxo e amarelo, feitas pelos detentos do Presídio do Carandiru. Estavam presentes trabalhos de artistas do séc. XIX e arte moderna e contemporânea do séc. XX. Havia também a "Mostra Olhar distante " trazendo retratos do Brasil a partir da visão de vários artistas estrangeiros.

• Pavilhão Lucas Nogueira Garcez com a Oca apresentando a cultura indígena dos vários grupos, com trabalhos em cestaria , penas, entalhes em madeira, máscaras mortuárias, amostras de pinturas corporais que identificavam as diferentes tribos. Demos destaque ao manto cerimonial da tribo TUPINAMBÁ, que foi dado ao Rei da Dinamarca. Também neste local estava a exposição denominada Arte: evolução ou revolução, falando da evolução do homem, no território brasileiro, mostrando pinturas rupestres e sítios arqueológicos.

• Pavilhão Padre Manoel de Nóbrega com exposição de arte popular e afro-brasileira, que se desdobra em um módulo intitulado Negro de Corpo e Alma, mostrando como era visto o negro no Brasil pelos não negros e como ele se viu e vê. Além das obras de internos de hospitais psiquiátricos, demos destaque à exposição da história do Cangaço, com os utensílios pessoais dos cangaceiros, os embornais bordados com esmero pelas mulheres , entre elas Maria Bonita.

• Cine Caverna apresentava um filme focalizando o surgimento do universo, com imagens de alta definição que eram projetadas em uma tela gigantesca. O documentário exibido mostrava com imagens e sons uma viagem pela pré história brasileira. Havia além da tela, um corredor onde estava montado um cenário que ao se caminhar por ele fazia-se retorno ao passado geológico da terra.

A exposição estava maravilhosa, deslumbrante. Mas infelizmente o tempo não foi suficiente para se observar tudo, dado a dimensão da Mostra.

Contudo, vivemos momentos inesquecíveis e situações agradabilíssimas .Foi uma oportunidade única de redescobertas e ampliação dos nossos horizontes.

Alguns professores criaram ao final do passeio um acróstico:

Momentos inesquecíveis

Oportunidade única

Situações agradáveis

Trabalho imenso

Redescobertas

Ampliando alegria e horizontes.

Realização de projetos

Empenho de muitos

Descoberta de múltiplos olhares

Emoções imensas

Sensações imensas

Críticas construtivas

Onírico

Beleza ímpar

Realidade compartilhada

Impossível esquecer

Motor de mudanças

Encontros

Nascer de desejos

Tempo de redescobertas

Oh! Que felicidade! CAPE 2000!

Ao Paco, à Solange, à Edina à Ângela , à Lorene, à Jacqueline agradecemos

a imensa alegria que nestes dias tivemos.

 

FILME: NENHUM A MENOS

No dia 03 de junho , o grupo de professores dos três turnos se encontraram na sala de projeções do Savassi Cine Clube para assistir ao filme "Nenhum a Menos ".

O filme relata a experiência vivida por uma garota de 13 anos quando substituía um professor em uma escola rural. Ela sem nunca ter ministrado aulas, recebeu uma turma heterogênea, de crianças na faixa etária de 06 a 10 anos. A menina se vê as voltas com a necessidade de dar aulas, controlar a disciplina e ainda obedecer as imposições incoerentes do administrador da Vila. Sua principal tarefa era de manter todos os alunos em classe.; Em um dado momento um deles parte para a cidade grande em busca de dinheiro para sustentar a mãe doente. Aí começa seu calvário na tentativa de reencontrar o garoto.

A tentativa da pequena mestra em manter todos os alunos freqüentando as aulas é o ápice do roteiro deste filme, que remete o telespectador a uma profunda reflexão da prática pedagógica , repensando o aluno como sujeito social além do espaço escolar.

A dedicação e os esforços em função de resgatar o aluno ausente, traduz o que muitos educadores na realidade atual vivenciam no cotidiano escolar.

VIAGEM A OURO PRETO

Nos dias 21 e 22 de outubro, os professores dos três turnos do CAPP, reuniram-se no Terminal JK, às 7:30, embarcando com destino à Ouro Preto. O objetivo da viagem era conhecer de perto a beleza histórica daquela cidade, proporcionando oportunidade de somar às nossas vivências culturais mais uma experiência única.

Do momento do desembarque até o Largo das Mercês, observamos a Santa Casa de Misericórdia, a Igreja de São Miguel e Almas, a Igreja das Mercês de Cima e a vista geral da cidade.

A visita à Casa de Tomás Antônio Gonzaga, no Largo de São Francisco, foi uma volta ao século XVIII, num emocionante encontro com a cultura da época. A mesma emoção foi sentida na casa do também poeta arcadista Cláudio Manoel da Costas, casa onde foi preso Tomás Antônio Gonzaga.

Para que pudéssemos visitar todas as igrejas, teríamos que permanecer na cidade por mais tempo que o da visita. Igrejas como a de São Francisco de Assis, Nossa Senhora da Conceição e do Rosário proporcionaram a todos a redescoberta da fé tão presente naquela época.

Após o almoço a visita continuou, deixando-nos embevecidos com tamanha beleza arquitetônica.

O cansaço do primeiro dia não tirou o ânimo do grupo, que continuou o passeio no dia seguinte, contemplando o passado histórico e revivendo através de cada construção e das obras de valor inestimável, a cultura do nosso Estado

OFICINAS NA SEMANA INTENSIVA

A semana intensiva do mês de agosto foi um dos pontos altos do CAPP 2000, NÃO FOI INTENSIVA SÓ EM CARGA HORÁRIA; INTENSA DE APRENDIZADOS, TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E MUITA EMOÇÃO.

Foram oferecidas seis oficinas com temas variados e cada PROFESSOR escolheu de acordo com seu interesse e disponibilidade de vagas no turno pretendido .

As oficinas foram extremamente enriquecedoras na nossa formação. Além disso, foi um momento de reflexão e avaliação da nossa prática pedagógica.

Arte de brincar

Coordenação: Michela Van Doornik Christo

As dinâmicas, atividades e brincadeiras proporcionaram ao grupo muita descontração, mostrando-nos a importância de se resgatar o lúdico, a emoção e afetividade no cotidiano da escola .

vivências lúdicas

O relacionamento interpessoal, a auto-expressão , o brinquedo e a brincadeira foram eixos norteadores da oficina .

Tornar as práticas escolares mais prazerosas e as relações interpessoais na escola mais saudáveis foram questões que permearam as discussões da semana.

Descontração ...

Emoção...

Reflexão ...

arte, criatividade e reflexão

Aborda a contribuição da arte na construção do humano .

Valorização ...

Exploração...

Expressão ...

contação de histórias

Contar histórias é "suscitar o imaginário" , promover o sonho, a fantasia e o desejo de conhecer e viajar através dos livros .

É proporcionar aos ouvintes, através de momentos prazerosos, novas descobertas, " curiosidades respondidas em relação a tantas perguntas", e enfim, perceber a riqueza e a beleza dos livros ...

ESCREVER SEM DOER COM PRAZER

Escrever numa perspectiva lúdica e prazerosa foram os desafios lançados nesta oficina .

Existe um divórcio entre o escrever e brincar causadas por uma "falsa ideologia da seriedade, em que vivemos" .

É possível gostar de escrever utilizando recursos e técnicas criativas, brincando com as palavras.

SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

"Contemplar o ser humano de maneira integral é criar espaço para a Educação Afetiva e Sexual nas escolas".

Eu...

Outro...

Nós...

O CAPP 2000 foi um curso bem dinâmico. Isso contribuiu muito para o andamento das atividades, pois quase todos os participantes do turno da noite trabalham em dois ou mais turnos nas escolas. Depois de um dia desgastante de trabalho seria pouco produtivo participar de um curso com aulas maçantes, "pesadas", repetitivas e sem criatividade.

As dinâmicas desenvolvidas tiveram como objetivo a descontração, a interação, a quebra do "gelo", o gosto pela aprendizagem, o envolvimento com o grupo, a empolgação com o estudo das questões levantadas, a motivação, a emoção e a socialização. O prazer proporcionado após a realização das dinâmicas, utilizando do lúdico para o relaxamento e integração, nos preparava para um trabalho mais produtivo.

DINÂMICA DO BINGO HUMANO

Esta dinâmica visa propiciar um primeiro contato entre os componentes da turma. Cada um procurava alguém que tivesse características semelhantes às suas.

O SIGNIFICADO DO NOME

Através de uma atividade criativa envolvendo o nome de cada membro do grupo, busca-se levar os participantes a se reconhecerem como sujeito, se valorizarem, resgatando a sua identidade e dignidade, além de outros aspectos afetivos e sociais.

MOLHO PICANTE OU SALADA DE FRUTAS

Tem como objetivo entrosar a turma, romper as panelinhas e fazer grupos de forma dinâmica.

DINÂMICA DA CAIXA DE FÓSFORO

Cada participante acendia um palito e enquanto ele queimava era o tempo estabelecido para relatar o que fizemos durante o recesso. O objetivo era limitar o tempo para nos ensinar a sintetizar.

RECEITA DE DIZER O NOME

Cada pessoa dizia o nome e o adjetivo com a primeira letra do seu nome. A pessoa seguinte relatava o nome da(o) colega(o), o adjetivo e seu nome e seu adjetivo. Desta forma todos se apresentavam de maneira criativa e divertida.

UM CURSO BEM DINÂMICO*
IMAGENS DO CURRÍCULO

Cada pessoa fazia um desenho com o objetivo de expressar suas idéias sobre o currículo escolar. Várias formas apareceram: um rio sempre em construção, a bagagem, uma incógnita, caminho que se faz ao caminhar, saber para onde se está caminhando, ter objetivos.

A GIRAFA E O ELEFANTE

Cada participante que errasse os gestos estipulados pagaria uma prenda respondendo uma pergunta sobre o que trabalhamos (currículo e outros temas). Essa dinâmica poderá ser aplicada com os alunos nas escolas com o objetivo de resgatar valores (as prendas poderão ser: falar sobre convivência, disciplina, direitos, deveres, limites, respeito etc)

BRAINSTORM OU TEMPESTADE CEREBRAL

O objetivo era resgatarmos nossas memórias escolares. Foi feita uma lista com 60 nomes que fazia relembrar nossos sentimentos, experiências e pensamentos.

MÁQUINA DE LAVAR

Grupo de três pessoas. Uma é a roupa e as outras duas vão lavar. A dinâmica busca resgatar o sentimento de solidariedade e a importância do toque e da carícia dando novo sentido à sexualidade como elemento essencial da existência humana.

DINÂMICA DOS PÁSSAROS

Pássaro dormindo, o ninho troca. Pássaro voando, o pássaro troca. Pássaro doido, trocam o ninho e o pássaro. Esta é uma dinâmica bastante criativa, alegre e interessante, pois estimula a concentração, a atenção, a troca de posições numa disputa saudável e divertida.

* Maiores detalhes sobre as dinâmicas vivenciadas no V CAPP, fale com o professor da sua escola que participou do curso.