CADERNOS CAPP

Agradecemos à professora Maria Céres Pimenta Spínola Castro ao disponibilizar esta publicação do Curso de Aperfeiçoamento da Prática Pedagógica-CAPP/2000, desenvolvido em sua gestão como Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte.

Agradecemos também ao professor Cláudio Mafra Sanches, que exercia, à época, a vice-direção do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação-CAPE.

"QUANTO MAIS UMA PESSOA SABE, MAIS DESCOBRE  
EXISTIR ALGO QUE ELA GOSTARIA DE SABER.
PORTANTO, A SABEDORIA É UM CONTÍNUO APRENDER".

Içami Tiba

 
FICHA TÉCNICA

Prefeito:
Célio de Castro

Vice-prefeito:
Fernando Damata Pimentel

Secretário Municipal da Coordenação de Política Social:
Maurício Borges Lemos

Secretário Municipal de Educação:
Antônio David de Sousa Júnior

Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - CAPE
Diretora:

Rosaura de Magalhães Pereira

Vice-diretora:
Marília Sousa de Andrade Dias

Cadernos do CAPP/2000
Professores coordenadores:
Ademilson Paco de Sousa
Edina Ribeiro Barbosa Lara
Lorene dos Santos
Maria Angela de Moraes Euclides
Maria Jaqueline Grammont M. de Araújo
Solange Batista Dias

Edição:
Assessoria de Comunicação Social da Secretaria Municipal de Educação
Vicente Paulo dos Anjos - Jornalista MTb 3.582/MG
Kenia Chieppe - RP (Conrerp1200)/Jornalista (MG-06393JP)
Everton Drumond - Publicitário / Diretor de Arte
Maria das Graças Cordoval - Secretária
Denise Dalânides Costa - Estagiária/Editoração Eletrônica

Capa:
Denise Dalânides Costa
Everton Drumond

Ilustração da Capa:
Carlos Jorge

Tiragem:
60 exemplares

Os textos desta publicação, no todo ou em parte, podem ser reproduzidos desde que citada a fonte.

 

 
AGRADECIMENTOS:

Temos muito a agradecer:

A DEUS, PELA VIDA ...
AOS NOSSOS ALUNOS, RAZÃO DO NOSSO TRABALHO.
AOS PROFESSORES COORDENADORES, Edina e Paco, PELA PRESENÇA CONSTANTE.
ÀS NOSSAS FAMÍLIAS QUE COMPREENDERAM NOSSAS AUSÊNCIAS.

Enfim,

Agradecemos à SMED, ao CAPE, às escolas e a todos os amigos que de certa forma contribuíram e possibilitaram o enriquecimento da nossa formação.

 

COM A PALAVRA, A COORDENAÇÃO

É com enorme satisfação que apresentamos o Caderno de Registros das turmas do V Curso de Aperfeiçoamento da Prática Pedagógica _ CAPP/2000.

Fruto de uma mobilização coletiva, este Caderno traz evidências do processo de formação vivenciado por um grupo de educadores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Neste percurso, marcado pela busca de maior autonomia e pela perspectiva de autoria sobre as próprias práticas e reflexões, nos descobrimos sujeitos e assumimos o compromisso em socializar algumas das experiências partilhadas ao longo de 2000.

Desde a definição dos conteúdos aqui inseridos até a sua formatação final - passando pela constituição de comissões, pela retomada de registros construídos ao longo do ano, a produção de novos textos, digitação, formatação etc. - todos os momentos da produção deste Caderno tiveram como marca a cooperação, o espírito de equipe, o exercício da construção coletiva.

Suas páginas trazem fragmentos de uma história marcada por intensas discussões e ricas trocas de experiência. Vivências que não poderiam ser retomadas na íntegra, mas sobre as quais podemos ter alguma idéia, a partir das pistas aqui deixadas.

De um modo geral, os Cadernos apresentam dois tipos de textos: aqueles elaborados coletivamente e que nos dão notícias da construção curricular, dos momentos de discussão partilhados em sala de aula (retomados através dos Registros de aula), das aulas-passeio, palestras, dinâmicas, oficinas e demais vivências culturais; e aqueles que apresentam uma sistematização individual de experiências construídas ao longo da trajetória de cada profissional _ os chamados "memoriais".

Pode-se dizer que a sistematização aqui apresentada constitui evidência de uma prática que foi amplamente exercitada ao longo do curso: a prática do registro.

Como nos lembra a educadora Madalena Freire, "Ficamos para os outros através de nossos registros. Assim como todo o desenvolvimento da humanidade nos é oferecido e podemos sempre retomá-lo através dos registros históricos _ livros, obras de arte etc.; a ação de registrar, em linguagem verbal ou não-verbal, nos possibilita rever nossa ação e melhor apreendê-la. (...) quando registramos, tentamos guardar, prender fragmentos do tempo vivido que nos é significativo, para mantê-lo vivo. Não somente como lembranças, mas como registro de parte da nossa história, nossa memória. Através desses registros construímos nossa memória pessoal e coletiva. Fazemos HISTÓRIA."

Para além da importante tarefa de tornar pública esta experiência de formação promovida pelo CAPE, este trabalho representa para nós, coordenadores deste V CAPP, o testemunho de um tempo muito especial em nossa trajetória profissional. Tempo de descobertas e aprendizagens, num processo contínuo de trocas entre sujeitos, que nos possibilitou compreender Guimarães Rosa quando nos diz que mestre não é apenas quem ensina, mas quem, de repente, aprende.

Ademilson Paco de Sousa
Edina Ribeiro Barbosa Lara
Lorene dos Santos
Maria Angela de Moraes Euclides
Maria Jaqueline Grammont M. de Araújo
Solange Batista Dias