HISTÓRICO:
O Cadastro Escolar
do município de Belo Horizonte foi implantado em 1977 com a finalidade,
inicialmente, de proceder ao levantamento estatístico de crianças
de 7 anos para posterior encaminhamento ao Ensino Fundamental. Desde 1993
o processo vem sendo realizado com as seguintes alterações:
1993/1994
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Inscrição dos candidatos ao
Ensino Fundamental (1ª à 8ª série) nas agências
dos Correios e Postos Volantes;
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Alocação do candidato em escola
de sua jurisdição escolar, através do Geo-processamento
da Prodabel que utilizou, para tal, o Código de Endereçamento
Postal - CEP, fornecido pelo candidato, no ato da inscrição;
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Encaminhamento dos concluintes de 8ª
série da rede pública ao 1º ano do Ensino Médio,
com prioridade para os mais novos, até completar-se o quadro de
vagas.
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Encaminhamento dos concluintes de 4ª
série para a 5ª série, para continuidade dos estudos,
das escolas que possuiam o ensino somente até a 4ª série.
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Envio aos pais, de uma correspondência
indicando a escola para a qual o cadidato foi encaminhado.
1994/1995
-
Inscrição dos candidatos da
1ª/8ª série nas agências dos Correios;
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Encaminhamento direto dos alunos já
matriculados no Pré-Escolar da rede pública, sem a necessidade
de cadastramento nos Correios;
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Alocação do candidato em escola
de sua jurisdição escolar ou, na falta da vaga, em outra
escola mais próxima de sua residência, através da tecnologia
geo-referenciada, que teve como base o CEP dos Correios, acrescentando-se
a ele a Conta de Luz da CEMIG;
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Alocação geo-referenciada dos
concluintes de 4ª série das escolas que não ofereciam
continuidade da 5ª série, encaminhando seus alunos para mais
de uma escola mais próxima de 5ª série, obedecendo ao
critério de proporcionalidade das vagas existentes;
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Alocação, por ordem cronológica
de idade, dos alunos concluintes de 8ª série das escolas que
não ofereciam a continuidade do Ensino Médio e daqueles que
desejavam cursar outra habilitação. Foi dada prioridade aos
alunos mais novos, sucessivamente, até se completarem todas as vagas
oferecidas pela rede pública.
1995/1996
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Ampliação, para a inscrição
nos Correios, da data-limite para ingresso na rede pública, ou seja,
crianças nascidas até 31/12/89. Dependendo do número
de vagas para a 1ª série, muitas escolas receberam as crianças
abaixo de 7 anos (nascidas entre 01/05/89 e 31/12/89) no período
destinado à matrícula (11 a 15 de dezembro de 1995);
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Instalação, nos Departamentos
de Educação das Administrações Regionais, de
disquetes contendo todos os dados dos 36.357 candidatos, para informações
junto aos interessados que tiveram suas correspondências extraviadas.
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Possibilidade de realocação
dos candidato, conforme sua necessidade e conforme o saldo positivo de
vagas da escola preferida. Esse processo é feito nos Departamentos
de Educação das Administrações Regionais.
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A alocação dos candidatos da
1ª à 8ª série foi feita pela tecnologia geo-referenciada,
com base na conta de luz da CEMIG e não mais pelo CEP;
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O processo de digitação dos
candidatos foi realizado pelos Correios;
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Envio ao candidato, após a digitação
nos Correios, de uma correspondência preliminar, para confirmação
dos dados apresentados no ato da inscrição e posterior acerto
nas agências dos Correios.
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Alocação do candidato acima
de 14 anos, em escolas com suplência de 1ª à 4ª
série.
1996/1997
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Realização de pesquisa prévia
junto aos pais dos alunos a serem encaminhados à 5ª série
(ou conclusão do 2º ciclo pela Escola Plural) para possível
atendimento, conforme o número de vagas existentes. Nessa impossibilidade,
o aluno será encaminhado pelo processo do geoprocessamento.
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Consulta, na Internet, do Cadastramento Escolar.
1997/1998
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Entrega da correspondência, pelos Correios,
após triagem prévia dos endereços por região,
para evitar excessivos extravios das cartas, uma vez que as contas da CEMIG
não possuem CEP nem bairro.
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