SMED - Secretaria Municipal da Educação
CADASTRO ESCOLAR
| Introdução | Vantagens | Etapas | Cronograma | Números do Cadastro | Cadastramento |
 HISTÓRICO:
 
        O Cadastro Escolar do município de Belo Horizonte foi implantado em 1977 com a finalidade, inicialmente, de proceder ao levantamento estatístico de crianças de 7 anos para posterior encaminhamento ao Ensino Fundamental. Desde 1993 o processo vem sendo realizado com as seguintes alterações:
     

    1993/1994

      • Inscrição dos candidatos ao Ensino Fundamental (1ª à 8ª série) nas agências dos Correios e Postos Volantes;
      • Alocação do candidato em escola de sua jurisdição escolar, através do Geo-processamento da Prodabel que utilizou, para tal, o Código de Endereçamento Postal - CEP, fornecido pelo candidato, no ato da inscrição;
      • Encaminhamento dos concluintes de 8ª série da rede pública ao 1º ano do Ensino Médio, com prioridade para os mais novos, até completar-se o quadro de vagas.
      • Encaminhamento dos concluintes de 4ª série para a 5ª série, para continuidade dos estudos, das escolas que possuiam o ensino somente até a 4ª série.
      • Envio aos pais, de uma correspondência indicando a escola para a qual o cadidato foi encaminhado.
       

      1994/1995
       

      • Inscrição dos candidatos da 1ª/8ª série nas agências dos Correios;
      • Encaminhamento direto dos alunos já matriculados no Pré-Escolar da rede pública, sem a necessidade de cadastramento nos Correios;
      • Alocação do candidato em escola de sua jurisdição escolar ou, na falta da vaga, em outra escola mais próxima de sua residência, através da tecnologia geo-referenciada, que teve como base o CEP dos Correios, acrescentando-se a ele a Conta de Luz da CEMIG;
      • Alocação geo-referenciada dos concluintes de 4ª série das escolas que não ofereciam continuidade da 5ª série, encaminhando seus alunos para mais de uma escola mais próxima de 5ª série, obedecendo ao critério de proporcionalidade das vagas existentes;
      • Alocação, por ordem cronológica de idade, dos alunos concluintes de 8ª série das escolas que não ofereciam a continuidade do Ensino Médio e daqueles que desejavam cursar outra habilitação. Foi dada prioridade aos alunos mais novos, sucessivamente, até se completarem todas as vagas oferecidas pela rede pública.
       

      1995/1996
       

      • Ampliação, para a inscrição nos Correios, da data-limite para ingresso na rede pública, ou seja, crianças nascidas até 31/12/89. Dependendo do número de vagas para a 1ª série, muitas escolas receberam as crianças abaixo de 7 anos (nascidas entre 01/05/89 e 31/12/89) no período destinado à matrícula (11 a 15 de dezembro de 1995);
      • Instalação, nos Departamentos de Educação das Administrações Regionais, de disquetes contendo todos os dados dos 36.357 candidatos, para informações junto aos interessados que tiveram suas correspondências extraviadas.
      • Possibilidade de realocação dos candidato, conforme sua necessidade e conforme o saldo positivo de vagas da escola preferida. Esse processo é feito nos Departamentos de Educação das Administrações Regionais.
      • A alocação dos candidatos da 1ª à 8ª série foi feita pela tecnologia geo-referenciada, com base na conta de luz da CEMIG e não mais pelo CEP;
      • O processo de digitação dos candidatos foi realizado pelos Correios;
      • Envio ao candidato, após a digitação nos Correios, de uma correspondência preliminar, para confirmação dos dados apresentados no ato da inscrição e posterior acerto nas agências dos Correios.
      • Alocação do candidato acima de 14 anos, em escolas com suplência de 1ª à 4ª série.
       

      1996/1997
       

      • Realização de pesquisa prévia junto aos pais dos alunos a serem encaminhados à 5ª série (ou conclusão do 2º ciclo pela Escola Plural) para possível atendimento, conforme o número de vagas existentes. Nessa impossibilidade,  o aluno será encaminhado pelo processo do geoprocessamento.
      • Consulta, na Internet, do Cadastramento Escolar.

      1997/1998
       

      • Entrega da correspondência, pelos Correios, após triagem prévia dos endereços por região, para evitar excessivos extravios das cartas, uma vez que as contas da CEMIG não possuem CEP nem bairro.

SMED