Portal PBH
ANO 11 - Nº 1 JUNHO 2009
Conselho Editorial | Conteúdo/Sumário

 

APRESENTAÇÃO

Para qualquer pessoa, assumir a responsabilidade de ser editor de uma revista de referência em sua área de atuação, como a revista IP, sempre é um desafio manter a qualidade e a atualidade dos temas. Essa responsabilidade aumenta ainda mais quando temos editores antecessores como Clodoveu A. Davis Jr e Lílian Noronha Nassif, destaques na área científica e de governo. Contudo, gostaria de reafirmar o meu compromisso com a preservação e ampliação do espaço desta publicação junto a todas as áreas de influência, ou seja, nossos leitores, autores e conselheiros.

Essa edição traz um tema sempre atual e em constante evolução. A abordagem do tema Governo Eletrônico se faz necessária face à urgência da Sociedade de Informação e os desafios do Estado de estabelecer definitivamente seu papel nesse contexto. Apesar das discussões, o assunto está sempre associado à participação democrática da sociedade no provimento de serviços pelos governos, transparência administrativa e o uso intenso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Nessa edição a intenção foi trazer pesquisadores e gestores públicos para explorarem o desenvolvimento do tema no Brasil e na América Latina, visando auxiliar nossos leitores na reflexão e na análise das possibilidades de aplicação desse conceito em todas as esferas de governo.

Na seção “Opinião” os nossos convidados exploram com propriedade o tema e estabelecem um panorama de análise sobre a sua utilização em diversas áreas do governo. O primeiro artigo é assinado pelo diretor do Departamento de Governo Eletrônico da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, João Batista Ferri de Oliveira e, na sequência, a provocação do coordenador do Conip, Vagner Diniz. Fazendo parte da evolução dessa revista, que completa 10 anos de história, trazemos uma convidada internacional para explorar o tema além das nossas fronteiras, Dra. Olga Cavalli, assessora do Ministério de Relações Exteriores da Argentina.

A seção “Indicadores” nos oferece uma visão atual dos espaços virtuais no exercício da cidadania elaborada pela equipe do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação), representada pelo diretor-presidente, Demi Getschko, pelo gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação, Alexandre Barbosa, e por Raquel Gatto, analista de informações do Centro de Estudos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação, do NIC.br.
Na seção “Dossiê” a secretária Municipal Adjunta de Planejamento da Prefeitura de Belo Horizonte, Ana Luiza Nabuco, a Chefe de Gabinete da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento/PBH, Ana Lúcia Macedo e o Gerente de Indicadores da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento/PBH, Rodrigo Nunes Ferreira, descrevem o uso das novas tecnologias no fortalecimento da democracia participativa, por meio Orçamento Participativo da Prefeitura de Belo Horizonte.

A seção “Artigos” traz cinco temas de interesse dos leitores. O primeiro, “O aluno novato do ensino médio/técnico do CEFET-MG e os usos do computador: um novo perfil do jovem estudante” que apresenta os resultados de pesquisa quantitativa desenvolvida no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) tendo como base os conceitos de letramento e letramento digital; o artigo “CAD Criativo - Uma experiência didática” descreve uma metodologia didática para o ensino de Computação Gráfica à distancia; “Análise Multicritério e a Tomada de Decisão em Políticas Públicas: Aspectos Metodológicos, Aplicativo operacional e Aplicações”, apresenta uma técnica que pode ter grande utilidade nos processos decisórios de Políticas Públicas; “Reutilização de Computadores Obsoletos com a Implementação de um Servidor de Terminais GNU/Linux” detalha a utilização de servidores de terminais que transformam computadores antigos, em estações de trabalho úteis e o quinto artigo, “Uma Aplicação de MARPS para Gerenciamento de Risco em uma Fábrica de Software”, propõe um modelo de aplicação para análise de riscos que foi adaptado para projetos de software.


Por fim, agradeço e parabenizo os conselheiros pela grande contribuição e qualidade dada à Revista IP, aos colegas Leonardo Guerra (co-editor), Karla Albuquerque de Vasconcelos Borges e Maria de Lourdes da Silveira (Conselho Executivo) e a toda a equipe de apoio da revista, a qual não mede esforços para tornar possível sua publicação.


Também gostaria de registrar nossos agradecimentos aos especialistas revisores, Ana Clara Moura, Antônio da Mota Moura Júnior, Frederico Gonçalves Guimarães, Ildeu Moreira Junior e Lincoln Avelino de Barros.


Mais uma vez, renovamos nosso convite a pesquisadores e estudantes nas áreas de interesse da revista para que continuem produzindo e submetendo artigos técnico-científicos à Revista iP para análise e publicação.


Tenham uma leitura muito proveitosa e até a próxima edição, comemorativa dos 10 anos da revista.


Luiz Claúdio da Silva Barros
Editor-chefe


Anterior | Edições