Portal PBH
ANO 10 - Nº 1 JUNHO 2008
Conselho Editorial | Conteúdo/Sumário

 

APRESENTAÇÃO

Este é o 10º ano da revista iP. Uma revista comprometida com a disseminação da tecnologia da informação e comunicação (TIC), sempre apresentando artigos científicos e trazendo relatos e orientações sobre temas da pauta de discussões da informática pública.

Esta edição apresenta como tema nas seções “Opinião”, “Dossiê” e “Indicadores”, aspectos esclarecedores e relatos práticos sobre TVIP e WebTV.  O governo eletrônico apresenta cada vez mais informações multimídia e faz uso de tecnologias de comunicação capazes de oferecer qualidade à aplicação de vídeo na Internet. No entanto, dúvidas teóricas sobre as fronteiras tecnológicas e regulamentares entre esses temas e relatos práticos de como implementá-las ainda são desafios para a realidade brasileira.

A seção “Opinião” traz um artigo escrito por especialistas de regulação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), interpretando as legislações de telecomunicações vigentes no Brasil à luz do serviço IPTV.

A seção “Dossiê” apresenta um relato de sucesso de implementação de WebTV promovido pela PRODABEL e pela Prefeitura de Belo Horizonte. O projeto é denominado Conecta BH e relata como a WebTV pode potencializar a comunicação multimídia de governo eletrônico através de um conteúdo educacional à população com relação a campanhas de orientação sanitária, alimentar e de segurança, além de eventos culturais.

A seção “Indicadores” esclarece a interface entre IPTV e WebTV e mostra diversos indicadores a respeito do uso atual de tecnologias de banda larga.  O artigo apresenta estudos de projeção de uso do serviço IPTV a curto prazo e pesquisas de como a IPTV pode se tornar um novo modelo de negócios online.

A seção “Artigos” mostra artigos científicos que foram submetidos e aprovados pela revista iP. As regras de submissão e avaliação são claramente descritas na seção “Instruções para colaboradores”, ao final desta revista. O primeiro artigo “Avaliação de portais de prefeituras da Região Metropolitana de Curitiba” aplica um método com 7 escalas de qualidade de sites de governo eletrônico, permitindo analisar o nível de governança eletrônica aplicado. Os autores classificam 26 sites de prefeituras do Estado do Paraná e dão detalhes que permitem a replicação desta experiência; o artigo “Uma ferramenta open source para gestão de recursos hídricos no Brasil” apresenta uma abordagem para representar e manipular fluxos locais de bacias hidrográficas utilizando Sistemas de Informações Geográficas (SIG); O artigo “Proposta de categorização de projetos e demandas por recursos de tecnologia da informação” apresenta conceitos de COBIT e ITIL como referências estruturantes da área de gestão de TIC e depois caracteriza o problema de prioridade de execução de projetos, baseando-se na teoria da decisão como possibilidade de solução; o artigo “Problemas e soluções no desenvolvimento de um SIG móvel para aplicações de gestão municipal urbana” apresenta um sistema de informação geográfica móvel para dispositivo PDA (Personal Digital Assistant) utilizando como estudo de caso a coleta de dados para um sistema de cadastro imobiliário com dados socioeconômicos relacionados aos imóveis prediais e territoriais de uma cidade; o artigo “Registros administrativos como fonte de dados estatísticos” caracteriza o problema e o potencial  de utilização de registros administrativos produzidos por instituições públicas brasileiras e a conversão desses registros em dados estatísticos.

Os artigos desta edição mostram temas de governança eletrônica, gestão de projetos em TIC e uso de ferramentas de geoprocessamento para aplicações de mobilidade e gestão de recursos hídricos. Um conjunto variado de problemas é analisado e soluções são pesquisadas de forma metodológica e acadêmica, tendo um sentido valioso para ser aplicado em entidades do setor público brasileiro.

Reforço aqui o nosso convite a pesquisadores e estudantes nas áreas de interesse da revista para que submetam artigos técnico-científicos para análise e publicação. Maiores informações sobre os temas mais abrangentes e a forma de submissão estão no site http://www.ip.pbh.gov.br.

Gostaria de agradecer aos revisores que foram convidados como especialistas dos artigos analisados nesta edição: Lúbia Vinhas, Lincoln Avelino de Barros, Ildeu Moreira da Silva Júnior e Maria da Piedade Gomes de Oliveira.

Espero ter instigado os leitores a se aventurarem na descoberta dos detalhes de mais uma edição da revista iP, que há 10 anos apresenta de forma abrangente vários desafios e soluções que unem a tecnologia à administração pública.


Lilian Nassif
Editora-chefe

Anterior | Edições | Próximo