ATIVIDADES INTEGRADASCINEMA/VÍDEOCURSOS/OFICINASLITERATURAMÚSICAPALESTRAS/DEBATESTEATRO/DANÇA
EXPOSIÇÕES
 

Bens Minerais de Minas

 

A exposição, realizada pelas mineradoras de Minas Gerais, traz os principais minérios, minerais e rochas industriais, responsáveis por 60% das exportações do Estado. Nesta mostra, os bens minerais estão associados aos produtos consumidos no dia-a-dia pela população.
De 01 a 31/05, 3ª a domingo, das 9 às 17h
Local: Memorial de Mineração de Minas Gerais Av. Bias Fortes, 50, Praça da Liberdade

 

Coleção Especial Fósseis

 

Exposição, em estande especial, de amostras de fósseis recebidas por doação, do acervo do MMPDG e da coleção particular do geólogo Leonardo Morato. Além de réplicas de fósseis, adquiridas na USP, que inclui exemplares de espécies extintas há milhares de anos, como Ediacaras, Cnidários, Braquiópodes, Artrópodes, Icnofósseis e outras.
De 01 a 31/05, 3ª a domingo, das 9 às 17h
Local: Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães

 

 

Peça do Mês Conjunto de Lápis

A cada mês, o Museu Histórico Abílio Barreto destaca uma peça ou pequeno conjunto de objetos de seu acervo, para valorizar e potencializar o seu significado. No mês de maio, o destaque é um conjunto de lápis que faz parte da Coleção Comunicação, do Acervo de Objetos. Trata-se de amostras grátis utilizadas como material de propaganda por diversos estabelecimentos de Belo Horizonte, ao longo do século XX.
De 1 o a 31/05, 3 a feira a domingo, das 10 às 17h, 5 a feira, das 10 às 21 horas
Local: Museu Histórico Abílio Barreto (Mezanino)

 

MHAB 60 Anos

Exposição comemorativa ao sexagésimo aniversário do Museu Histórico Abílio Barreto. Na antiga Casa do Leitão, a mostra retrata a casa sede do Museu como moradia (única construção remanescente da arquitetura rural do antigo Curral Del Rey) e como patrimônio preservado, exibindo plantas, fotografias e mapas.
De 1 o a 31/05, 3 a feira a domingo, das 10 às 17h, 5 a feira, das 10 às 21 horas
Local: Museu Histórico Abílio Barreto (Casarão)

 

In Principio Sebastião Salgado

 

Uma viagem pelo cotidiano das plantações de café, salientando e valorizando a contribuição dos trabalhadores na produção da bebida. Esse é o foco de In Principio, exposição de Sebastião Salgado, que marca a volta de uma mostra do fotógrafo ao Brasil, após um intervalo de quase três anos. Estão expostas 25 imagens, todas em branco e preto, ilustrando as diversas fases por que passa o café, desde seu cultivo, colheita, secagem, até o envio aos mercados consumidores. A mostra é uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com a multinacional italiana llycaffè.
Até 30/05, 3ª feira a domingo, das 10 às 17h, 5ª feira, das 10 às 21h
Local: Museu Histórico Abílio Barreto Sala Usiminas

 

 

Circuito 3.5

 

5ª mostra do Projeto com exposição dos trabalhos dos artistas plásticos André Montalvão, Jac Conde, Luiza Trancoso, Tiago Santos e Zacharias. A curadoria é de Mary Muniz Pereira e Thaïs Marques da Silva.
De 01/05 a 06/07, 2ª a 6ª feira, das 9 às 17h
Local: Secretaria Municipal da Coordenação de Gestão Regional Centro-Sul Rua Tupis, 149, do 7º ao 11º andar

 

As Três Faces de Nava

 

Exposição em homenagem aos 100 anos de nascimento do escritor mineiro e memorialista Pedro Nava. A mostra reúne documentos, textos, imagens e objetos do escritor. A curadoria é do poeta e artista plástico Márcio Sampaio.
Até 09/05, 2ª a 6ª feira, das 9 às 22h, sábado, das 9 às 18h e domingo, das 14 às 18h
Local: Centro de Cultura Belo Horizonte (Sala de ExposIções)

 

Anno História, Contemporaneidade, Design, Síntese, Identidade

 

Exposição coletiva com maquetes e móveis de dez designers mineiros: Alessandro Alvarenga, Eraldo Pinheiro, Isabela Vecci, Marcelo Ligiere, Paulo Laender, Natacha Rena, Pedro de Castro, Santuza Barroso, Silvio Todeschi e Suka Braga. A curadoria é de Gustavo Pianetti.
Até 16/05, 3ª a domingo, das 9 às 19h
Local: Casa do Baile

 

José Bento

O artista de Salvador apresenta sua mais recente pesquisa sobre a escultura, com uma obra feita especificamente para o MAP. Trata-se de uma intervenção radical na arquitetura de Oscar Niemeyer para o Cassino da Pampulha a construção de um piso de madeira sobreposto ao revestimento original em mármore.
Até 23/05, 3ª feira a domingo, das 9 às 19h
Local: Museu de Arte da Pampulha (Salão Nobre)

 

 

Pedro Motta Bolsa Pampulha

 

Selecionado para o 27º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte Bolsa Pampulha, o artista mineiro mostra sua atual pesquisa fotográfica, com duas séries em preto e branco, que revelam seu interesse pela arquitetura. Na primeira, Motta fotografou fachadas de edificações que sofreram intervenção posterior à construção. Na outra série, clicou dois viadutos que tiveram sua construção interrompida, e que, misturados à paisagem, confrontam ruína e funcionalidade.
Até 23/05, 3ª feira a domingo, das 9 às 19h
Local: Museu de Arte da Pampulha (Mezanino)

 

Rodrigo Matheus Bolsa Pampulha

 

O artista paulistano, selecionado para o 27º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte Bolsa Pampulha, apresenta uma série de obras que partem do design e de objetos pré-existentes que se articulam em torno de noções ligadas tanto ao ready-made quanto a uma execução precisa e específica, numa referência também ao rigor técnico do minimalismo.
Até 23/05, 3ª feira a domingo, das 9 às 19h
Local: Museu de Arte da Pampulha (Mezanino)

 

 

Bandeiras de Cerâmica

 

Mostra de peças de cerâmica que expressam a linguagem de símbolos e sentimentos por meio de linhas, formas, volume, texturas e cores. A curadoria é da arte-educadora Maria José Fantauzzi.
De 03 a 31/05, 2ª a 6ª feira, das 9 às 17h30
Local: Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte

 

Mostra: Mulheres

Exposição de aquarelas da artista plástica Iza Dilascio.
Até 10/05, das 9 às 17h
Local: Secretaria Municipal da Coordenação de Gestão Regional Pampulha (saguão) Av. Antônio Carlos, 7535

 

 

Mostra: Natureza

 

Exposição de quadros do artista plástico Oiléh.
Abertura dia 11/05, às 19h, com show do cantor e violonista Marcelo Voltz.
De 12/05 a 11/06, das 9 às 17h
Local: Secretaria Municipal da Coordenação de Gestão Regional Pampulha (saguão) Av. Antônio Carlos, 7535

 

 

Vida com Arte Novos Olhares

 

Exposição de telas do artista plástico Daniel Glayton Costa (Kim). As técnicas utilizadas são óleo e acrílica, além de colagem e aquarela com materiais recicláveis.
De 18 a 30/05, 3ª feira a domingo, das 9 às 17h
Local: Centro Cultural Inter-regional Lagoa do Nado (Espaço Multimeios Mestre Orlando)

 

 

Espaço Multimeios Mestre Orlando

 

O Centro Cultural Inter-regional Lagoa do Nado está recebendo propostas de artistas que queiram expor seus trabalhos no Espaço Multimeios Mestre Orlando. Os interessados devem apresentar release, currículo e fotos dos trabalhos. Mais informações pelos telefones 3277-6746 / 7420.

 

  Topo