ATIVIDADES INTEGRADASCINEMA/VÍDEOCURSOS/OFICINASLITERATURAMÚSICAPALESTRAS/DEBATESTEATRO/DANÇA
EXPOSIÇÕES
 

Bens Minerais de Minas

 

A exposição, realizada pelas mineradoras de Minas Gerais, traz os principais minérios, minerais e rochas industriais, responsáveis por 60% das exportações do Estado. Nesta mostra, os bens minerais estão associados aos produtos consumidos no dia-a-dia pela população.
De 01 a 31/05, 3ª a domingo, das 9 às 17h
Local: Memorial de Mineração de Minas Gerais – Av. Bias Fortes, 50, Praça da Liberdade

 

Coleção Especial – Fósseis

 

Exposição, em estande especial, de amostras de fósseis recebidas por doação, do acervo do MMPDG e da coleção particular do geólogo Leonardo Morato. Além de réplicas de fósseis, adquiridas na USP, que inclui exemplares de espécies extintas há milhares de anos, como Ediacaras, Cnidários, Braquiópodes, Artrópodes, Icnofósseis e outras.
De 01 a 31/05, 3ª a domingo, das 9 às 17h
Local: Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães

 

 

Peça do Mês – Conjunto de Lápis

A cada mês, o Museu Histórico Abílio Barreto destaca uma peça ou pequeno conjunto de objetos de seu acervo, para valorizar e potencializar o seu significado. No mês de maio, o destaque é um conjunto de lápis que faz parte da Coleção Comunicação, do Acervo de Objetos. Trata-se de amostras grátis utilizadas como material de propaganda por diversos estabelecimentos de Belo Horizonte, ao longo do século XX.
De 1 o a 31/05, 3 a feira a domingo, das 10 às 17h, 5 a feira, das 10 às 21 horas
Local: Museu Histórico Abílio Barreto (Mezanino)

 

MHAB – 60 Anos

Exposição comemorativa ao sexagésimo aniversário do Museu Histórico Abílio Barreto. Na antiga Casa do Leitão, a mostra retrata a casa sede do Museu como moradia (única construção remanescente da arquitetura rural do antigo Curral Del Rey) e como patrimônio preservado, exibindo plantas, fotografias e mapas.
De 1 o a 31/05, 3 a feira a domingo, das 10 às 17h, 5 a feira, das 10 às 21 horas
Local: Museu Histórico Abílio Barreto (Casarão)

 

In Principio – Sebastião Salgado

 

Uma viagem pelo cotidiano das plantações de café, salientando e valorizando a contribuição dos trabalhadores na produção da bebida. Esse é o foco de In Principio, exposição de Sebastião Salgado, que marca a volta de uma mostra do fotógrafo ao Brasil, após um intervalo de quase três anos. Estão expostas 25 imagens, todas em branco e preto, ilustrando as diversas fases por que passa o café, desde seu cultivo, colheita, secagem, até o envio aos mercados consumidores. A mostra é uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com a multinacional italiana llycaffè.
Até 30/05, 3ª feira a domingo, das 10 às 17h, 5ª feira, das 10 às 21h
Local: Museu Histórico Abílio Barreto – Sala Usiminas

 

 

Circuito 3.5

 

5ª mostra do Projeto com exposição dos trabalhos dos artistas plásticos André Montalvão, Jac Conde, Luiza Trancoso, Tiago Santos e Zacharias. A curadoria é de Mary Muniz Pereira e Thaïs Marques da Silva.
De 01/05 a 06/07, 2ª a 6ª feira, das 9 às 17h
Local: Secretaria Municipal da Coordenação de Gestão Regional Centro-Sul – Rua Tupis, 149, do 7º ao 11º andar

 

As Três Faces de Nava

 

Exposição em homenagem aos 100 anos de nascimento do escritor mineiro e memorialista Pedro Nava. A mostra reúne documentos, textos, imagens e objetos do escritor. A curadoria é do poeta e artista plástico Márcio Sampaio.
Até 09/05, 2ª a 6ª feira, das 9 às 22h, sábado, das 9 às 18h e domingo, das 14 às 18h
Local: Centro de Cultura Belo Horizonte (Sala de ExposIções)

 

Anno – História, Contemporaneidade, Design, Síntese, Identidade

 

Exposição coletiva com maquetes e móveis de dez designers mineiros: Alessandro Alvarenga, Eraldo Pinheiro, Isabela Vecci, Marcelo Ligiere, Paulo Laender, Natacha Rena, Pedro de Castro, Santuza Barroso, Silvio Todeschi e Suka Braga. A curadoria é de Gustavo Pianetti.
Até 16/05, 3ª a domingo, das 9 às 19h
Local: Casa do Baile

 

José Bento

O artista de Salvador apresenta sua mais recente pesquisa sobre a escultura, com uma obra feita especificamente para o MAP. Trata-se de uma intervenção radical na arquitetura de Oscar Niemeyer para o Cassino da Pampulha – a construção de um piso de madeira sobreposto ao revestimento original em mármore.
Até 23/05, 3ª feira a domingo, das 9 às 19h
Local: Museu de Arte da Pampulha (Salão Nobre)

 

 

Pedro Motta – Bolsa Pampulha

 

Selecionado para o 27º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte – Bolsa Pampulha, o artista mineiro mostra sua atual pesquisa fotográfica, com duas séries em preto e branco, que revelam seu interesse pela arquitetura. Na primeira, Motta fotografou fachadas de edificações que sofreram intervenção posterior à construção. Na outra série, clicou dois viadutos que tiveram sua construção interrompida, e que, misturados à paisagem, confrontam ruína e funcionalidade.
Até 23/05, 3ª feira a domingo, das 9 às 19h
Local: Museu de Arte da Pampulha (Mezanino)

 

Rodrigo Matheus – Bolsa Pampulha

 

O artista paulistano, selecionado para o 27º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte – Bolsa Pampulha, apresenta uma série de obras que partem do design e de objetos pré-existentes que se articulam em torno de noções ligadas tanto ao ready-made quanto a uma execução precisa e específica, numa referência também ao rigor técnico do minimalismo.
Até 23/05, 3ª feira a domingo, das 9 às 19h
Local: Museu de Arte da Pampulha (Mezanino)

 

 

Bandeiras de Cerâmica

 

Mostra de peças de cerâmica que expressam a linguagem de símbolos e sentimentos por meio de linhas, formas, volume, texturas e cores. A curadoria é da arte-educadora Maria José Fantauzzi.
De 03 a 31/05, 2ª a 6ª feira, das 9 às 17h30
Local: Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte

 

Mostra: Mulheres

Exposição de aquarelas da artista plástica Iza Dilascio.
Até 10/05, das 9 às 17h
Local: Secretaria Municipal da Coordenação de Gestão Regional Pampulha (saguão) – Av. Antônio Carlos, 7535

 

 

Mostra: Natureza

 

Exposição de quadros do artista plástico Oiléh.
Abertura dia 11/05, às 19h, com show do cantor e violonista Marcelo Voltz.
De 12/05 a 11/06, das 9 às 17h
Local: Secretaria Municipal da Coordenação de Gestão Regional Pampulha (saguão) – Av. Antônio Carlos, 7535

 

 

Vida com Arte – Novos Olhares

 

Exposição de telas do artista plástico Daniel Glayton Costa (Kim). As técnicas utilizadas são óleo e acrílica, além de colagem e aquarela com materiais recicláveis.
De 18 a 30/05, 3ª feira a domingo, das 9 às 17h
Local: Centro Cultural Inter-regional Lagoa do Nado (Espaço Multimeios Mestre Orlando)

 

 

Espaço Multimeios Mestre Orlando

 

O Centro Cultural Inter-regional Lagoa do Nado está recebendo propostas de artistas que queiram expor seus trabalhos no Espaço Multimeios Mestre Orlando. Os interessados devem apresentar release, currículo e fotos dos trabalhos. Mais informações pelos telefones 3277-6746 / 7420.

 

  Topo