90 ANOS DO “CASTELINHO” DA RUA DA BAHIA

O prédio histórico que hoje abriga o Centro de Cultura Belo Horizonte, esquina de Bahia com Augusto de Lima, exemplar neogótico, inspirado no gótico tardio português, está comemorando 90 anos.

Inaugurado em 1914 e destinado a abrigar o Conselho Deliberativo da Capital, o espaço é um exemplo também das ambiguidades da então nascente BH. Além do Conselho Deliberativo do Município, o edifício também sediaria a primeira rádio da Capital, a Semana Mineira de Arte Moderna, a Biblioteca Municipal, o Instituto Histórico-Geográfico de Minas Gerais, sessões da Academia Mineira de Letras, a Escola de Arquitetura da UFMG e, mais recentemente, o Museu de Mineralogia.

Em 1997, após ser tombado pelo município e ter passado por ampla reforma, o prédio seria reinaugurado, no âmbito das comemorações do centenário de BH, como Centro de Cultura Belo Horizonte. Desde então, desenvolve atividades que valorizam esse patrimônio histórico e cultural, trilhando o caminho de ser um espaço destinado à democratização da cultura, articulando o visível e o invisível, as diversas leituras artísticas de cunho experimental e a ressemantização do prédio histórico. O antigo e o novo passam, assim, a coexistir em nosso cotidiano.

“UM OLHAR SOBRE A HISTÓRIA: CENTRO DE CULTURA BELO HORIZONTE”
Mostra fotográfica em comemoração aos 90 anos do “castelinho” da R. da Bahia, em locações internas e externas.
De 14 a 27/05, de 2ª a 6ª feira, das 9 às 22h, sábado, das 9 às 18h, e domingo, das 14 às 18h.
Curadoria: Karina Kazlauskatie (Lituânia) e Marco Túlio (MG)

 

 

Topo