Oficina
3: "Encontros do Corpo"
Curadoria:
Dagmar Dornelles (Porto Alegre/Brasil)
Público preferencial: profissionais e estudantes de artes
cênicas (50 pessoas serão pré-selecionadas para
participar de um workshop nos dois primeiros dias. Nesse período
serão selecionadas apenas 20 pessoas para desenvolver a oficina).
Número de vagas: 20
Período: 03 a 17/08
Horário: de 10h às 12h e das 14 às 18h
Local: Teatro Universitário da UFMG - sala 12 |
A
oficina propõe o estudo da relação do corpo individual
com o mundo, na qual todos os elementos disponíveis neste mesmo
mundo devem ser tomados como "corpos de naturezas diversas",
tendo como base dessa prática, uma postura integrativa em relação
às coisas do mundo.
O trabalho, ao invés de focalizar o puro aprimoramento do atuante,
coloca-o, antes, em postura de reconhecimento e reverência para
com a valiosa parceria representada pelo mundo ao redor. Aos poucos, vai
sendo estimulada uma espécie de desconstrução da
representação (tanto quanto esta esteja ligada à
idéia de supremacia do atuante em relação às
coisas do mundo) pela consciente tomada das coisas do mundo como colaboradoras
ativas e indispensáveis, a cada pequeno ato do corpo.
Na oficina, a estratégia de aplicação é essencialmente
física. Entretanto, dependendo do desenvolvimento apresentado pelo
grupo, podem surgir reflexões que conduzam a formas absolutamente
experimentais de atuação e integração das
artes cênicas a outras áreas de investigação
e conhecimento humanos. É também previsível o fato
de se estabelecerem situações onde o grupo seja um coadjuvante
em atos urbanos ou vice-versa.
Dagmar
Dornelles
A atriz e bailarina Daggi Dornelles é graduada em Educação
Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e concentrou
suas atividades nas áreas de dança e ginástica. Em
1980 complementou o bacharelado em Artes Cênicas. Vive atualmente
em Berlim (Alemanha), onde dá aulas de dança e se ocupa
da organização do material que deverá originar um
livro com as experiências de sua pesquisa de movimento.
Desde 1978 seu treinamento foi ininterrupto, seja por estudos autônomos,
ou pela formação com professores como Cecy Frank (dança
moderna e contemporânea), Eva Schul, Sônia Mota (Falco), Milton
Myers (Horton), Jean Cébron (Cébron/Jooss), Lutz Föster
(Jooss/Limón/Züllig), Dominique Mercy (Jooss com influências
do repertório de Pina Bausch), Libby Nye (Limón), Maria
Amélia Barbosa, Jane Blauth, Tonny Abbott, Rey Philips, Bojan Jotov
(Balé), K. J. Holmes (Contact Improvisation), Nadia Kevan (F. M.
Alexander Technique).
Material
necessário para a oficina
roupas confortáveis para trabalho
sombrinha ou guarda-chuva
capa de chuva
|