Oficina 3: "Encontros do Corpo"

Curadoria: Dagmar Dornelles (Porto Alegre/Brasil)
Público preferencial: profissionais e estudantes de artes cênicas (50 pessoas serão pré-selecionadas para participar de um workshop nos dois primeiros dias. Nesse período serão selecionadas apenas 20 pessoas para desenvolver a oficina).
Número de vagas: 20
Período: 03 a 17/08
Horário: de 10h às 12h e das 14 às 18h
Local: Teatro Universitário da UFMG - sala 12

A oficina propõe o estudo da relação do corpo individual com o mundo, na qual todos os elementos disponíveis neste mesmo mundo devem ser tomados como "corpos de naturezas diversas", tendo como base dessa prática, uma postura integrativa em relação às coisas do mundo.
O trabalho, ao invés de focalizar o puro aprimoramento do atuante, coloca-o, antes, em postura de reconhecimento e reverência para com a valiosa parceria representada pelo mundo ao redor. Aos poucos, vai sendo estimulada uma espécie de desconstrução da representação (tanto quanto esta esteja ligada à idéia de supremacia do atuante em relação às coisas do mundo) pela consciente tomada das coisas do mundo como colaboradoras ativas e indispensáveis, a cada pequeno ato do corpo.
Na oficina, a estratégia de aplicação é essencialmente física. Entretanto, dependendo do desenvolvimento apresentado pelo grupo, podem surgir reflexões que conduzam a formas absolutamente experimentais de atuação e integração das artes cênicas a outras áreas de investigação e conhecimento humanos. É também previsível o fato de se estabelecerem situações onde o grupo seja um coadjuvante em atos urbanos ou vice-versa.

Dagmar Dornelles
A atriz e bailarina Daggi Dornelles é graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e concentrou suas atividades nas áreas de dança e ginástica. Em 1980 complementou o bacharelado em Artes Cênicas. Vive atualmente em Berlim (Alemanha), onde dá aulas de dança e se ocupa da organização do material que deverá originar um livro com as experiências de sua pesquisa de movimento.
Desde 1978 seu treinamento foi ininterrupto, seja por estudos autônomos, ou pela formação com professores como Cecy Frank (dança moderna e contemporânea), Eva Schul, Sônia Mota (Falco), Milton Myers (Horton), Jean Cébron (Cébron/Jooss), Lutz Föster (Jooss/Limón/Züllig), Dominique Mercy (Jooss com influências do repertório de Pina Bausch), Libby Nye (Limón), Maria Amélia Barbosa, Jane Blauth, Tonny Abbott, Rey Philips, Bojan Jotov (Balé), K. J. Holmes (Contact Improvisation), Nadia Kevan (F. M. Alexander Technique).

Material necessário para a oficina
• roupas confortáveis para trabalho
• sombrinha ou guarda-chuva
• capa de chuva

 

 

<< Voltar Topo