Oficina 2: "Do Batuque à Cena"

Responsáveis: Lucílio Gomes (Montes Claros) e Letícia Andrade - São Paulo/Brasil
Público preferencial: atores, bailarinos, estudantes e profissionais de teatro.
Idade mínima: 16 anos
Número de vagas: 20 (dez vagas são do projeto Arena da Cultura)
Período: 01 a 15 de agosto
Horário: das 18 às 22h (2ª a 6ª). De 14 às 18h (sábado e domingo).
Local: Centro Cultural da UFMG - sala 5

A oficina "Do Batuque à Cena" pretende enfatizar o corpo, trazendo-o para a cena. Seu objetivo é resgatar a consciência do teatro brasileiro através de danças populares que originaram nossa tradição lúdica, multicultural, interativa e festiva. Através de oito danças de Minas (congado, moçambique, folia de reis, boi de Minas, carneiro ou batuque, samba de caboclo, vilão e São Gonçalo) e três do Nordeste (ciranda, coco e boi do Maranhão), os participantes serão estimulados a fundir linguagens e culturas e a reviver formas teatrais. A oficina pretende que cada aluno possa ser o espetáculo do movimento do corpo, ser o corpo da festa e deixar que os pés voem pelo chão e façam a festa.

Lucílio Gomes e Letícia Andrade
Ator formado pelo Teatro Universitário da UFMG, Lucílio Gomes é diretor e coordenador do grupo de teatro da Secretaria de Limpeza Urbana desde 1997. Vem pesquisando a dança popular durante viagens pelo norte do país e em intercâmbios com grupos de cultura popular como o Sarandeio (BH) e Mundaréu (Curitiba).
Letícia Andrade é pesquisadora e atriz formada no Teatro Universitário. É também bacharel em Letras e mestranda em Teoria da Literatura pela FALE/UFMG. Pelo trabalho "O Jogo e o Conflito Teatral nas Narrativas de Sérgio Sant'Anna e Raduan Nassar", recebeu prêmio na área de Letras, Lingüística e Artes na X Semana do Conhecimento da UFMG.
Os dois profissionais fazem parte do grupo Fuleio, que pesquisa as manifestações da cultura popular (danças, contos, música, teatro de rua), como forma de expressão e difusão da arte, mobilização e reflexão sobre os problemas sociais.

Material necessário para a oficina
• 1 bastão de madeira (cabo de vassoura)
• roupas confortáveis para trabalho

 

<< Voltar Topo