Chantal Herskovic
Numa área extremamente masculina, a mineira Chantal Herskovic é uma das poucas mulheres a atuar como quadrinista no Brasil. Autora da publicação Juventude, sua segunda edição foi lançada em agosto do ano passado. Em 1999, foi um dos detaques mineiros do 1º FIQ. Chantal vai ter obras de sua autoria na exposição que reúne quadrinhos mineiros e lançar o nº3 da Juventude, durante o 2º FIQ.
Natural de João Monlevade (MG), Chantal Herskovic (seu sobrenome revela sua descendência húngara) começou a publicar seus trabalhos no Diário da Tarde com treze anos. Suas tiras em quadrinhos da série Juventude abordam o cotidiano de jovens urbanos de uma forma bem-humorada. Seus principais personagens são dois garotos, Edu e Haroldo. Ela utiliza uma linguagem simples, direta e também urbana com o leitor, através de traços limpos, que revela o caráter pop de seu trabalho.
Atualmente, Chantal está terminando o curso de Design Gráfico na UEMG. Ela possui trabalhos publicados no Diário da Tarde e Estado de Minas, e produz tirinhas para a revista carioca Zunzunzun. A quadrinista traz ainda em seu currículo participações nas exposição 100 anos de quadrinhos mineiro, durante a Bienal Internacional de Quadrinhos realizada em 1998(BH), e em atividades culturais como a do projeto Mural no Cine Belas Artes